quinta-feira, 27 de maio de 2010

Maranhão marca presença no V Salão do Turismo


















Empresários, artesãos, artistas, gestores públicos e outros representantes do Maranhão participam, até o próximo dia 30 da quinta edição do Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, que iniciou no último dia 26 com a proposta de fortalecer o fomento e a regionalização do turismo, ampliando a capacidade de comercialização turística em todo o país. O Estado do Maranhão assimilou a idéia e trouxe o que tem de melhor em seus dez pólos turísticos, com prioridade para os que estão mais desenvolvidos: São Luis/Alcântara, Lençóis, Delta das Américas, Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás, Amazônia Maranhense e Pólo Munim.
Para o secretário adjunto de turismo do Estado do Maranhão, Carlos Martins, o evento se configura como uma ótima oportunidade para atrair fluxo turístico para os destinos maranhenses. "Trouxemos o São João do Maranhão, que em junho e julho são atrações principais na capital São Luis e os Lençóis, atração o ano todo. A idéia é mostrar que você pode, em uma mesma viagem, combinar dois produtos, a festa junina e as praias". Garante o secretário. Martins explica que a campanha "São João do Maranhão" começou em março e chama principalmente para o período de 01 a 30 de junho, com apresentações culturais de boi bumbá em vários pontos turísticos de São Luis e outras cidades maranhenses. Em julho, para atrair os turistas que passam férias, haverá programação especial de quarta a domingo no Convento das Mercês.

Uma das principais preocupações hoje é com a preservação ambiental no Parque dos Lençóis maranhenses. Carlos Martins afirma que hoje o parque é monitorado e administrado pelo Instituto Chico Mendes mas há uma responsabilidade de todos pela preservação. "Governo do Estado e Governo Federal são responsáveis pelo Parque. O importante é conscientizarmos para que a capacidade do parque seja respeitada". Diz Martins, ao lembrar que existem muitas entradas para os Lençóis, o que dificulta um monitoramento maior, salvo nas entradas principais, em Barreirinhas e Santo Amaro. Quadriciclos, por exemplo, embora proibidos de circular no parque, acabam entrando por Caburé e outros lugares.

Mas como nem só praias e boi bumbá representam o turismo maranhense, o artesanato também foi colocado à mostra na Vitrine Brasil durante o Salão do Turismo. O trabalho de 24 artesãos maranhenses está sendo comercializado no estande do Maranhão. "O espaço está muito bom para divulgarmos o nosso trabalho e nossa Região. A comercialização é importante para o Maranhão". Afirma o artesão Luiz Magno Farias, que trabalha com a fabricação de bolsas e outros produtos usando a fibra de buriti, árvore típica de áreas ribeirinhas.

Durante toda esta quinta-feira agentes de viagens e representantes da secretaria estadual de turismo percorreram as principais agências de viagens de São Paulo, promovendo o destino turístico e seu principal calendário de eventos.
No Espaço Gastronômico do Salão do Turismo a culinária maranhense estava muito bem representada. O arroz de cuchá, prato típico do Maranhão, era o carro chefe do cardápio, preparado pela Abrasel-Ma.

A comitiva maranhense no Salão do Turismo, é formada por 22 representantes do Estado, municípios e artesãos e ainda 25 empresários, além do Sebrae e Grupo Folclórico Companhia Barriga de Teatro de Rua. O Salão do Turismo - Roteiros Brasil está sendo realizado no Anhembi, em Santana, São Paulo (SP). (Texto: Benigna Soares / Fotos: Cid OLiveira - Abrajet Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário