sexta-feira, 28 de maio de 2010

Café da manhã desperta atenção para Belém no Salão do Turismo em São Paulo

Ministro do turismo prestigiou o evento para cerca de 50 convidados no espaço gastronômico
















São Paulo (SP) - O ministro do turismo, Luiz Barreto, esteve entre os 50 convidados do café da manhã oferecido pelo Grupo Gestor de Belém nesta sexta-feira, dia 28, no espaço gastronômico do V Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, evento que iniciou no último dia 26 e segue até dia 30 no Anhembi, em São Paulo (SP). O café da manhã foi uma iniciativa de entidades que integram o Grupo Gestor de Belém, um dos 65 destinos indutores do turismo internacional, entre elas a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Pará), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Pará), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS-Pará). Representando o poder público a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), ligada à Prefeitura de Belém.

Barreto garante que a proposta de fortalecer a regionalização do turismo, lançada na primeira edição do Salão do Turismo se concretizou e o Pará, enquanto coordenador desse processo frente à Região Norte, merece destaque. “O Pará faz parte desse contexto e o Ministério do Turismo tem dado todo o apoio necessário para esse desenvolvimento’. Garante o Ministro.

Também participaram do café o vice-governador do Pará, Odair Correa e o presidente Paratur, Luiz Souto, que enfatizou a importância das ações articuladas para fortalecer o turismo. “A sociedade agradece toda e qualquer ação que venha trazer benefícios ao turismo do Pará”. Disse Luiz, ao prometer uma articulação com as prefeituras paraenses em prol do turismo.

Para Wady Khayat o café teve um significado muito importante. “Articular os diversos setores do turismo e despertar a atenção para Belém”. Khayat, muito elogiado pr sua atuação pelo ministro e outros participantes por sua atuação e Belém, lembrou o investimento do setor empresarial no desenvolvimento turístico do Pará, a exemplo da Puma Air, empresa aérea que acaba de criar novas opções de vôos regionais, ligando Belém (PA) e Macapá (AP) à São Paulo. Na ocasião foi sinalizada uma parceria entre a empresa e a Belemtur para ampliar o número de participantes paraenses no Salão do Turismo, especialmente grupos de carimbó e outras manifestações culturais.

Também estiveram presentes presentes o coordenador geral do Prodetur, Daniel Vieira, secretários de turismo de Maceió (AL), Santarém (PA), Salinas (PA), Curuçá (PA). Agentes de viagens, operadores e jornalistas especializados de diversas regiões brasileiras participaram do café, regado a sucos de cupuaçu, bacuri, graviola e outros típicos do Pará. Aguçaram os sentidos dos participantes a sonoridade e o ritmo do grupo de dança de Santarém, Raízes Caboclas. Tapioquinha de Mosqueiro, pupunha, doce de cupuaçu, mingau de tapioca e outras delícias foram saboreadas durante o evento, que contou ainda com a participação dos presidentes das Abrajet do Pará, Benigna Soares e de São Paulo, Aécio Estrela.

Destino Indutor – Belém, capital do Pará, e Santarém, no pólo turístico do Tapajós, são os dois municípios paraenses escolhidos pelo Ministério do Turismo para compor o projeto 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional . Ambos vem sendo preparados pelo MTUR nos últimos anos para ampliarem cada vez mais sua capacidade de comercialização de produtos turísticos junto ao mercado internacional.

Texto e Fotos: Cid Oliveira - Abrajet Pará
www.abrajetpara.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário