segunda-feira, 16 de abril de 2012

Paratur assina convênio que garante guia gastronômico do Tapajós


Assinado na manhã desta segunda-feira, dia 16, convênio entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que vai garantir a publicação de um guia gastronômico do pólo turístico do Tapajós, tendo como principal destaque os municípios de Santarém, Belterra e Oriximiná. A assinatura foi formalizada por Adenauer Góes, presidente da Paratur e Sandro Mota, presidente da Abrasel Tapajós, com participação de Marco Antônio , diretor da Abrasel Pará.
Adenauer Góes explica por que o Governo do Estado e a Paratur apóiam a iniciativa de lançar o Guia Gastronômico Abrasel Tapajós. “Pelo sentido de organização do setor gastronômico que ele representa. De acordo com o Plano Estratégico de Turismo do Pará a gastronomia é um produto extremamente importante , considerado um produto estrela. A medida que a Abrasel de Santarém parte para dar um profissionalismo à gastronomia do oeste do Pará a Paratur se sente à vontade para realizar esse apoio. Estamos em busca desse profissionalismo, num futuro bem próximo lançaremos roteiros gastronômicos nesse sentido contemplando Belém e Tapajós, a partir do Plano”. Diz Adenauer.
Marco Antônio Antunes D´angelo, diretor da Abrasel Pará explica que a entidade, que hoje tem mais de 50 associados no Pará e outros no interior do estado, fala que o Guia Gastronômico Abrasel Tapajós faz parte de estratégias de regionalização da entidade. “A Abrasel tapajós deu um primeiro passo pra essa regionalização. Há dois anos Sandro Mota vem desenvolvendo um trabalho com a população e o lançamento do guia é mais um passo para a regionalização naquela região”. Explica D´angelo, ao lembrar que o trabalho é elogiável especialmente “pelo interesse dos empresários locais de organizar o setor”.

Sandro Mota, idealizador do Guia Gastronômico Abrasel Tapajós explica que o guia terá a impressão de 20 mil exemplares, será produzido em português e inglês e traz referências do artesanato, meios de hospedagem, produtos e serviços até o momento de 32 dos 41 restaurantes associados de Santarém, contendo indicação do que há de melhor na gastronomia local. Virá também com referências dos principais roteiros turísticos do pólo Tapajós: Floresta Nacional do Tapajós (Flona), comunidades ribeirinhas da Flona, círio fluvial noturno de Santo Antônio, que acontece no segundo domingo de agosto em Oriximiná, encontro das águas do Tapajós com o rio Amazonas, festa do Sairé, em alter do Chão com a manifestação cultural dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, as belezas da praia de Alter-do-Chão, cerâmicas da cultura Tapajônica e a programação da quaresma e semana santa, com a procissão de “Encomenda das Almas”, ritual católico marcado por uma procissão de religiosos com a cabeça e o corpo coberto de branco pelas ruas da cidade entoando cantos e bendidos às almas pecadoras, momento em que a população fecha a porta de suas casas e apaga as luzes, dando espaço aos rezadores.

Estudiosos da gastronomia Brasileira, com pesquisas feitas em outros países e um forte trabalho de divulgação, Sandro tem o papel de resgate da gastronomia enquanto parte da cultura. Vencedor de festivais como o Brasil Sabor, é defensor da proteção da gastronomia e seus aspectos regionais, a exemplo do piaracuí, aviú e outros tipicamente do Pará. Eles destaca no Tapajós a gastronomia de Santarém, Óbidos, Monte Alegre, Oriximiná e Belterra como as mais fortes do Tapajós. “É muito importante o apoio da Paratur para garantirmos esse resgate”. Afirma Sandro. 
Texto: Benigna Soares – GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário