sábado, 16 de julho de 2011

Pará comercializa produtos diversos no Salão do Turismo em São Paulo


Por: Benigna Soares - Ascom Paratur 

O segundo dia de participação do Pará  no 6o. Salão do Turismo, no Anhembi, em São Paulo, foi dedicado principalmente a comercialização de produtos. Em parceria com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) trouxemos 11 entidades que trabalham com artesanato no Pará. A expectativa é grande em torno da comercialização desses produtos”. Explicou Sheila Pires,  da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (SETER), coordenadora do  espaço de artesanato do Pará  no evento. A matéria prima dos produtos inclui cerâmica, cestaria, fibra, balata, sucata marinha, madeira e sementes. 

O artesão Desidério Santos, presidente da Associação dos Artesãos de Brinquedo de Miriti de Abaetetuba, avalia positivamente a oportunidade que garante visibilidade para o trabalho de 149 artesãos.  Das 250 peças colocadas à venda no espaço só no primeiro dia foram vendidas mais de 60.

O turismo de base comunitária também ganhou espaço no Salão do Turismo, com a participação de representantes do município de Curuçà. Ilson Lima, do Instituto TAPIAIM levou ao Salão com apoio da Paratur experiências de receptivo turístico nas comunidades de Muriazinho, Romana, Ilha de Fora e Cabeceira, entre outras que incluem praias, trilhas e visitação na comunidade. Oportunidade para divulgarmos nosso trabalho, que hoje beneficia mais de 100 pessoas diretamente, entre artesãos, pescadores, estudantes  e outros que recebem fluxo principalmente de São Paulo, com apoio da Estação Gabiraba, Turismo Consciente, Instituto Peabiru, entre outros.

No espaço da Agricultura Familiar biscoitos, doces, geleias, bombons e outros produtos de Marapanim, produzidos com castanha, açaí e cupuaçu fortaleceram a divulgação do Pará e garantiram lucro aos produtores rurais.  Oriundo da Vila Maú, em Marapanim Silvio Chagas em dois dias comercializou cerca de 35%  do material que levou, incluindo 300kg de biscoitos, 150 litros de geléia, 80 quilos de doces e dois mil bombons.  “Uma grande oportunidade de mostrarmos nossa produção”. Comemorou Luiz, que representou as 2.500 pessoas beneficiadas diretamente com o produto. 

Para os agentes de turismo o Salão traz resultados imensuráveis ao Pará. “A Paratur é nosso braço direito no fortalecimento do turismo. Nossa participação é importante para fazermos contatos e fecharmos negócios. Elogiou o empresário Francisco Rocha, da Travel In Turismo.

Prefeitos de municípios do Marajó e do pólo Amazônia Atlântica  prestigiaram o evento, a exemplo de João Luiz de Oliveira Neto, de Soure e Fernando Cruz, de Curuça, que acompanharam os grupos de carimbo de seus municípios, Cruzeirinho, de Soure e Andirás, de Curuçá.

O Pará retoma com essas parcerias as estratégias de fortalecimento do turismo paraense, fortalecimento também do Pará como forte destino da Região Norte, Obra-Prima da Amazônia”. Finalizou Adenauer, que no final da tarde assumiu o compromisso com os secretários de turismo dos estados que integram a Macro Região Norte  de criar uma entidade fortalecedora do turismo integrado nesses estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

FOTOS: JOÃO RAMID - ABRAJET-PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário