quarta-feira, 24 de março de 2010

O turismo de eventos e negócios no Brasil em debate no Hangar

Presidentes dos maiores centros de convenções do Brasil estarão reunidos a partir de quinta-feira no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A reunião da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (Abraccef) acontece no período de 25 a 28 de março, reunindo nomes como Maria Katavats, gerente de congressos, negócios e incentivos da Embratur, e João Luis Moreira, presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau (CBV&VB). Fora a capital paraense, apenas outras três cidades brasileiras receberão as próximas edições da reunião em 2010.

Além da programação de debates, a ocasião também é considerada essencial para que os participantes possam conhecer os atrativos turísticos da capital paraense. De acordo com a presidente da Abraccef, Margareth Pizzatto, a região Norte é a porta de entrada da Amazônia e toda discussão referente ao melhor aproveitamento dela é essencial.

“Um debate sobre meios de incrementar a captação de eventos é essencial para que Belém sedie mais eventos de nível nacional e internacional. Eu acho importante que a cidade demonstre um aspecto qualitativo para receber esses eventos, como tem feito nos últimos tempos. O amadurecimento da cidade no que diz respeito a essa questão é latente e visível em termos de equipamento técnico e setores como hotelaria e malha aérea, que têm demonstrado evolução”, apontou. “A Abraccef tem a preocupação de incentivar parcerias efetivas entre os centros de convenções com a Embratur e com os Conventions Visitors Burau de todos os Estados. Junto ao presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau iremos propor uma ação nacional conjunta para consolidarmos a posição do Brasil como maior destino turístico da América latina”, antecipa.

O evento abre na quinta-feira, às 19h30, e a sexta-feira será dedicada a uma intensa agenda de palestras e debates entre Grupos de Trabalho, que serão divididos por temas. Dentre os destaques estão “Marketing de destinos e centros de convenções - Uma parceria estratégica", com Margareth Pizzatto, presidente da Abraccef; “A função estratégica dos centros de convenções na visão dos Conventions &Visitors Bureaus”, com João Luis Moreira, presidente da CBV&VB, e "A função estratégica da Embratur - Destino Brasil", de Maria Katavats, gerente de congressos, negócios e incentivos da Embratur.

Na sexta-feira ainda será lançada a nova edição da revista Latitude dentro da programação. Produzida pelo departamento de comunicação do Hangar, a publicação chega à oitava edição com uma pauta dedicada à água. Durante o evento, que terá show da banda Bossacucanova também ocorrerá o lançamento do novo catálogo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Serviço

Reunião anual da Abraccef. De 25 a 28 de março em Belém. Lançamento da revista Latitude e do novo catálogo da Abrasel, com show da banca Bossacucanova na sexta-feira, 26, às 21h. Informações: (91) 3344-0100

Mais informações à imprensa:

Departamento de Comunicação do Hangar - 3344-0121 e 3344-0127

Esperança Bessa - 8417-3010 e 9985-4264

Leandro Moreira - 8406-5329 e 9200-6948

Lorenna Montenegro - 8120-8515

Thiago Freitas - 8105-9793

Leonardo Sarmanho – 9613-2151

Páscoa em Marabá

A Prefeitura Municipal de Marabá através da Secretaria de Turismo convida a população em geral a prestigiar a Feira da Páscoa " Marabá Chocolate Fest" que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do Turismo sustentável sócio-econômico no
município, com a implantação de atrativos locais para a geração de emprego e renda.

O evento será dias 26,27 e 28 de março de 2010 às 17hs, na Praça Duque de Caxias em frente a Câmara Municipal de Marabá. Sua presença é de fundamental importância

segunda-feira, 22 de março de 2010

MANIFESTO PELO TURISMO

Em 1948 o português Joaquim Marques dos Reis começou a escrever esporadicamente os artigos “Terras de Portugal”. Seus relatos de Portugal, despertaram grande curiosidade nos leitores. Após cinco anos no jornalismo foi incentivado pelos leitores, amigos e conhecidos a estabelecer um intercâmbio cultural e turístico entre Brasil e Portugal.

Em 22 de agosto de 1962 Marques dos Reis fundou a Lusotur - Viagens e Turismo Ltda, hoje a mais antiga agência de viagens de Belém. Com a Lusotur instalada, Marques dos Reis estendeu suas viagens para outros países: Estados Unidos, México, Canadá, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e muitos outros. Em 1966, por sua insistência, a TAP – Trasportes Aéreos de Portugal, montou um escritório em Belém.

Em 1 de outubro de 1973, abriu o “Equatorial Pálace Hotel”, um prédio de 14 pavimentos com 109 apartamentos, restaurante, bar, boite, piscina, salões para eventos, que logo na semana seguinte recebia o primeiro grupo de 27 turistas portugueses que estavam vindo pela primeira vez ao Brasil, em vôo direto de Lisboa a Belém. Ficaram deslumbrados com o “Círio de Nazaré”, a Ilha do Marajó e com a praia do Mosqueiro. Era definitivamente a consolidação de uma nova atividade econômica, ferramenta de geração de emprego e renda para os paraenses.


Estes relatos são apenas um lembrete de um sonho iniciado aqui no Pará há mais de meio século. O sonho de tornar a Amazônia, e neste contexto o Pará, uma referência para o turismo mundial. Uma semente plantada em solo fértil, com esmero e expectativas de um futuro promissor. De lá pra cá muitas coisas aconteceram: O Pará caiu no gosto dos turistas europeus, americanos e até asiáticos. Foi apontado pelo guia americano Fromer´s como um dos 10 destinos do mundo a despontar até 2010. Belém ganhou o título de Metrópole da Amazônia, novos equipamentos e espaços turísticos.


Mas, o sonho aos poucos vem se desfazendo em meio ao descaso do poder público com esta atividade que garante o sustento de milhares de famílias. De repente, as obras cessaram, a manutenção dos equipamentos foi deixada para segundo plano e nem se houve falar em novos investimentos. As companhias aéreas aos poucos se retiraram de Belém, o turismo voltou a receber conceitos ultrapassados de “potencial”, as políticas públicas de investimento no setor são “planejadas” mas nunca executadas de fato. Os 144 municípios do Pará foram relegados quando o assunto é opção de linhas aéreas. Turismo interno nem se fala mais no assunto. E, como se não bastasse, não há diálogo algum por parte do Estado com o setor empresarial e as entidades de classe. Não há investimentos em formação de mão de obra, em capacitação de receptivo ou do próprio corpo técnico dos profissionais do governo que atuam na área.


Nesse cenário de abandono completo do turismo, considerado em outros estados e países como a indústria sem chaminés, que mais tem crescido e gerado emprego e renda, encontramos um órgão oficial (Companhia Paraense de Turismo – PARATUR), que deveria ser o elo de ligação entre os setores, simplesmente relegada ao acaso, transformada em moeda de troca política pela atual Governadora Ana Júlia Carepa. Na última eleição foi dada como presente ao PMDB. Mas um presente no estilo Cavalo de Tróia, sem orçamento, sem constar na lista de prioridades do Governo. O resultado foi a desistência do cargo, em novembro do ano passado, da presidente do órgão, Ann Pontes, sufocada pela falta de orçamento. Por quatro meses a técnica Conceição Silva da Silva, então diretora de fomento da Paratur, vinha ocupando o cargo, até esta semana quando foi repassado a um membro do PSC, partido aliado do governo mas que até então não ocupou nenhum cargo. Sem conhecimento algum da área, Luiz Antônio da Silva Souto, mais conhecido como Lula, foi indicado pelo presidente da legenda, deputado federal Zequinha Marinho, e fará parte da aliança política do PT com o PSC, visando às eleições de outubro.

Alheios à questão “politiqueira”, embora consciente da importância da questão política, desde que seja saudável e coerente com aqueles que dela dependem, enquanto representantes dos diversos segmentos do turismo paraense, e em nome das milhares de famílias beneficiadas diretamente e indiretamente com esta atividade econômica, nos manifestamos publicamente no sentido de chamar a atenção da sociedade e da governadora Ana Júlia Carepa, para que seja sensível com esta questão. Para que não feche os olhos ao fato de que a rede hoteleira pode chegar a uma taxa de ocupação de 11% até 2011 se algo não for feito para promover o turismo paraense nos grandes mercados emissivos. À dura realidade de que o Pará está desabastecido de vôos adequados à demanda turística. E, o mais grave, não há iniciativas de promoção do turismo paraense, sem falar que estamos na iminência da não realização da FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia, com a qualidade que deve ter, pela descontinuidade das políticas públicas de investimento e planejamento turístico.

Nosso manifesto não é contra este ou aquele partido, é um manifesto de apoio ao PT – PARTIDO DO TURISMO.

Certos de contar com a compreensão de todos

ATENCIOSAMENTE,

ABAV-PA, ABIH-PA, ABRASEL-PA, ABRAJET-PA, SINDETUR-PA, BELÉM CVB, SHBRS, SINGTUR-PA, ABBTUR.

sábado, 20 de março de 2010


O feriadão está uma beleza. Temperatula na casa do 9 graus aqui no topo da Serra no Eco Resort Rio do do Rastro. Não sei quanto vai dar a minha conta, mas pra previnir, pegamos nossos "bocos", viramos boias frias e fomos colher maçã. Agora é a época da colheita das "Galas", daqui umas semana começa a colheita da Fugi. O perfume que exala das macieiras é alucinante. Na ponta de cada carreira, tem um pé da maçã polinisadora, isto é, a amarela e que exala um perfume fenomenal atraindo as abelhas para polinisar as demais. A colheita em si já é um espetáculo. Já comprei dois potes de Doce de Gila, uma especiaria da região, cuja temperada dos frutos também é agora, a exemplo das ameixas. Imaginem etão como está a serra e as estradas.

O clima a qui o Eco Resort é fenomenal, uma verdadeira torre de babel. Argentinos, poloneses, americanos... que, graças as "tertúlias" em volta do fogo de chão, tornam-se a Familia Eco Resort Rio do Rastro, com nossos anfitriões Ivan e Eliane Cascaes.
LEIA MAIS EM WWW.COLUNAONLINE.COM.BR

quarta-feira, 17 de março de 2010

Trade se revolta com descaso pelo turismo paraense

O turismo paraense enfrenta uma das mais graves crises dos últimos 20 anos. Além de uma localização geográfica desfavorável em relação aos principais mercados emissivos do mundo está também distante dos principais mercados receptivos. Dados do Belém Convention e Visitors Bureau apontam que, entre 2011 e 2012 a taxa de ocupação na rede hoteleira em alta temporada pode chegar a 33% e em baixa a insignificantes 11%. As razões são inúmeras entre as quais o aumento na oferta de leitos, que nesse período vai beirar os 15 mil leitos, contra os cerca de 10 mil atuais. Na contramão dessa oferta, a falta de investimentos do Estado e do próprio trade na promoção do destino, principalmente no mercado internacional.

Uma reunião realizada por diversas entidades da sociedade civil organizada e do setor privado, na sede da Abav Pará, na última terça-feira (16), revelou a insatisfação geral, principalmente do descaso do governo com a situação.

“Este governo não tem compromisso com o turismo paraense”. Afirmou Orlando Rodrigues, presidente do Belém Convention, para quem é preciso romper com a iniciativa governamental e buscar mecanismos de desenvolver o turismo sem apoio do poder público.

Para Rose Larrat, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav- seção Pará), essa atitude de descaso do Estado com o setor se agravou ainda mais quando a advogada Ann Pontes abdicou da presidência da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), há cerca de seis meses. O cargo, até esta semana, vinha sendo ocupado interinamente técnica Conceição Silva da Silva, funcionária de carreira da Paratur e interlocutora da política de regionalização do turismo junto ao MTUR. Mas, uma decisão política deixou o trade ainda mais frustrado.

“A indicação de Luis Antonio Souto para assumir a Presidência da Paratur, como contra partida política do atual Governo ao PSC, causou em todos nós um misto de surpresa e indignação. Jamais imaginávamos que eles pudessem chegar a tanto. Há anos a ABAV vem denunciando e cobrando do Governo uma definição sobre a prioridade ou não de uma política para o desenvolvimento do Turismo Paraense. A atual decisão, confirma que a Paratur é moeda de troca política. A escolha de uma pessoa sem nenhuma ligação com o setor, apenas para satisfazer um pequeno partido político, dá a dimensão do descaso do Governo, para com nosso seguimento”. Lamenta Larrat.

Para ela e dezenas de entidades que integram o Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (FOMENTUR), é hora de um posicionamento radical. “Precisamos estar unidos para darmos um basta a esse Governo que tem tratado o Turismo de forma tão leviana. E hora também de mostramos que temos competência para desenvolver nossos negócios sem a participação do Estado”. Afirma Rose.

Como forma de protestar contra a decisão unilateral da governadora Ana Júlia Carepa de nomear um “leigo” para o turismo, as entidades que integram o Fomentur prometem participar pela última vez, no próximo dia 29, de uma reunião da entidade.

“Iremos somente para protestar”. Afirma Rui Martinni, diretor e ex-presidente da Abav Pará. Entre as entidades que estiveram reunidas na última terça-feira e comungam da mesma decisão estão o SINDETUR-Pará, ABAV-Pará, ABRAJET-PARÁ, SHBRS, ABRASEL, Belém Convêntion, entre outras, que criticam a postura de descaso e falta de investimentos do governo para o turismo paraense.

Procurada pela Abrajet a ex-presidente interina da Paratur, Conceição Silva da Silva, preferiu não se manifestar sobre o assunto. Apenas reforçou que a Paratur, com apoio do Hangar Amazônia pretende realizar a Fita 2010-Feira Internacional de Turismo da Amazônia dentro do cronocrama que será apresentado no próximo dia 29 durante reunião do Fomentur.

O evento é o mais importante de toda a Amazônia para o setor de turismo e sua realização pode sofrer enfraquecimento diante do quadro "conflituoso" do trade.


terça-feira, 16 de março de 2010

Audiência debaterá definição do turismo como atividade exportadora

A Comissão de Turismo e Desporto vai realizar audiência pública para discutir o turismo receptivo e as possibilidades de classificar esse setor como “agente econômico e de exportação”. O turismo receptivo é o conjunto de bens, serviços e infraestrutura utilizados para atender quem adquiriu um produto turístico.

O requerimento para realização do debate foi aprovado na última quarta-feira (10). A audiência, no entanto, ainda não tem data marcada.

Para o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que propôs o debate, a classificação do turismo receptivo como agente econômico e de exportação é uma demanda urgente para o setor. “O turismo receptivo é uma ferramenta para atrair o turista estrangeiro por meio da promoção do País, o que se traduz em geração de emprego e renda”, disse.

Ao sancionar a Lei Geral do Turismo (11.771/08), em 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o artigo que transformava o setor em atividade exportadora. Na ocasião, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, argumentou que existiam problemas constitucionais no artigo, que também não definia quem deveria ser beneficiado com a medida.

O texto vetado previa que qualquer prestador de serviço de turismo receptivo direcionado a visitantes estrangeiros tivesse o direito a benefícios fiscais, linhas de crédito e financiamentos oficiais existentes para fomentar a exportação. O deputado Otavio Leite foi um dos autores da emenda que incluía esse benefício.

Convidados
Três ministros serão convidados para a audiência: o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; o ministro da Fazenda, Guido Mantega; e o ministro do Turismo, Luiz Barretto.

Também serão convidados representantes do Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), da Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa) e da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc).

Protesto no Fomentur

Em reunião do Fomentur no próximo dia 29, às 8hs no auditório da Paratur o jornalista João Vital, adjunto da Secom, vai apresentar projeto de gerenciamento da imagem do Pará. Vai reapresentar também a marca "Pará: a obra prima da Amazônia", cujo slogan foi criado pelo governo Almir Gabriel, amplamente divulgados no governo Jatene.

A diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, apresenta a proposta da Fita 2010.

As entidades que representam o setor privado e a sociedade civil organizada, em reunião nesta terça, decidiram por unanimidade participar da reunião do Fomentur. Mas na ocasião vão protestar contra a decisão da governadora Ana Júlia Carepa de nomear para presidente da Paratur alguém que não é da área. Repudiam também o fato de que o novo presidente tomou posse sem que o trade fosse convidado, pelo menos representantes dos seis pólos turísticos e conselhos.

Passageiros deverão ser reembolsados imediatamente em caso de cancelamento de voos e atrasos de mais de quatro horas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou uma nova regulamentação dos direitos dos passageiros do transporte aéreo que prevê novas obrigações para as empresas em casos de voos atrasados, cancelados, ou em situações de preterição (impedimento do embarque por necessidade de troca de aeronave ou overbooking).

As novas regras entram em vigor em 15 de junho, pouco antes das férias escolares, e não dependem da aprovação do Congresso Nacional.

Na semana passada, o Ministério da Defesa encaminhou ao Congresso projeto de lei que trata do
pagamento de indenizações a passageiros prejudicados por atrasos, cancelamentos e preterição.

Entre as novidades anunciadas estará a obrigação da companhia aérea reembolsar imediatamente o valor da passagem quando houver estimativa de atraso superior a quatro horas ou em caso de cancelamento ou preterição. A devolução do valor será feita de acordo com o meio de pagamento. "Por exemplo, se a passagem já está quitada, o reembolso será imediato, por transferência bancária ou mesmo em dinheiro. Já no caso de um bilhete financiado no cartão de crédito e com parcelas a vencer, o reembolso terá de obedecer à política da administradora do cartão", explicou a Anac em nota.

Além disso, a Anac determina que a companhia suspenda as vendas de bilhetes para os próximos voos da empresa para o mesmo destino até que sejam reacomodados todos os passageiros prejudicados por atrasos. Outras mudança é a exigência de endosso de passagem para outra companhia, mesmo quando não houver convênio entre elas.

Se o passageiro concordar, a companhia também poderá oferecer outro tipo de transporte (rodoviário, por exemplo) para completar um voo que tenha sido cancelado ou interrompido. Caso contrário, ele poderá aguardar o próximo voo disponível ou mesmo desistir da viagem, tendo direito ao reembolso
integral do bilhete.

O descumprimento das normas configura infração às condições gerais de transporte e pode resultar em multas às companhias de R$ 4 mil a R$ 10 mil por evento.

A nova regulamentação também prevê a redução do prazo previsto para que a companhia seja obrigada a prestar assistência material ao passageiro. Atualmente, isso só ocorre após 4 horas de atraso no embarque.

A partir de junho, a empresa deverá oferecer, após uma hora de espera, facilidade de comunicação, tais como ligação telefônica, acesso à Internet ou outros. Depois de duas horas, terá que fornecer alimentação adequada. E, após quatro horas de atraso, será obrigada a providenciar acomodação em local adequado e, quando necessário, serviço de hospedagem.

O fornecimento de meios de comunicação e de alimentação deverá ser feito mesmo se os passageiros estiverem aguardando dentro da aeronave. Fonte: Abrajet SC

segunda-feira, 15 de março de 2010

Destinos Indutores

De 22 a 23, no Auditório 2 da Fiepa Oficina de Sensibilização dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. Ministrada pelo Ministério do Turismo e Instituto Marca Brasil, tem apoio da Belemtur e Paratur. Ocorre de 9hs às 18hs.

No Pará, Belém e Santarém estão entre os 65 destinos indutores.

sexta-feira, 12 de março de 2010

LIVRO: CAPITAIS DO BRASIL

A editora Metalivros acaba de lançar o livro Capitais do Brasil, que promove um instigante e original passeio pelas capitais dos 26 Estados da federação e pela capital federal. A obra, realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, contém 220 imagens de 42 fotógrafos renomados ilustram o texto leve e versátil do jornalista Eduardo Logullo. A foto que retrata a cidade de Belém é do fotógrafo Edvaldo Pereira, ex-editor de fotografia do jornal DIÁRIO DO PARÁ e atual editor do www.amazoniaemfoco.blogspot.com

A tiragem inicial da obra bilíngüe (português e inglês) é de 3.000 exemplares. O projeto concebido pelo editor Ronaldo Graça Couto divide as capitais por regiões e valoriza o que há de pitoresco e positivo nessas cidades, privilegiando perspectivas panorâmicas. “As capitais formam o grande caldeirão cultural brasileiro, palco das decisões que levam o país a seu destino”, diz Ronaldo na apresentação do livro.

Capitais do Brasil (Metalivros, 2009)
Texto: Eduardo Logullo
Idiomas: Português e Inglês
ISBN: 978-85-85371-80-7
Preço: R$ 138,00
252 páginas
220 imagens

terça-feira, 9 de março de 2010

PRESS TRIP LEVA JORNALISTAS PARA FERNANDO DE NORONHA EM MARÇO

A jornalista de Turismo, Cristina Lira em parceria com a Gol linhas aéreas promove no período de 11 a 14 de março uma press trip para Fernando de Noronha. O evento tem como objetivo divulgar as belezas naturais de um dos mais exuberantes destinos do País, também conhecido como a “Pérola do Nordeste”. A press trip contará com a presença de profissionais de importantes veículos de comunicação do Brasil e de Portugal. A programação contemplará os principais atrativos turísticos da região, assim como sua excelente infraestrutura de transporte, hospedagem, alimentação e lazer.

Parceiros envolvidos: Administração da Ilha, do administrador , Sr.Romeu Baptista, da Luciana Carvalho, assessora especial da administração e Patricia Roelandt, da coordenação de Turismo e Meio Ambiente; Associação das hospedarias Domiciliares de Fernando de Noronha presidida pelo Sr.João de Melo, da Luck Viagens e Atalaia Turismo ,Assist-Card, Atlantis Divers, TAP (Transportes aéreos portugueses), Restaurante Varanda, Restaurante do Zé Maria, Pousada Teju Açú, Pousada do Vale, Pousada Simpatia da Ilha, Pousada Flores, Pousada Mabuya, Pousada Ares de Noronha, Pousada Miramar, Pousada Solar dos Ventos, Pousada do Zé Maria, Restaurante Flamboyant, Restaurante Ousadia, Projeto Tamar , restaurante Xica da Silva, Dolphin hotel. Em Recife, apoio da Abrajet-PE, Secretaria municipal de turismo do Recife e Luck receptivo. Em Natal, apoio para os jornalistas portugueses : Serhs Natal Grand hotel, Pestana Natal Hotel e Luck Viagens.

A GOL atende Fernando de Noronha com um voo diário, a partir de Recife, operando a aeronave Boeing 737-300, com capacidade para 144 passageiros. A capital pernambucana é dos principais hubs da companhia na região Nordeste e permite conexões para Noronha, a partir de diversos destinos atendidos pela companhia no Brasil, entre eles São Paulo e Rio de Janeiro.

Somente os três jornalistas portugueses desembarcam em Natal no dia 09 de março e dia 11 embarcam para Recife para encontro de todos os jornalistas brasileiros que embarcam para Fernando de Noronha.

Serão dez jornalistas, sendo sete brasileiros e três jornalistas portugueses:

DIEGO CARMO Verticchio - FOLHA DO TURISMO- Rio de Janeiro
PAULO ROBERTO VON ATZINGEN – Diretor-editor do Diario do turismo on line de São Paulo- São Paulo
Adrian de Alexandri- Assessor de Imprensa da Braztoa- São Paulo

Luciano Antonio Schmitz -Folha de São Paulo- São Paulo
Cristina Massari-editora assistente do caderno Boa Viagem-Jornal O Globo- Rio de Janeiro

Mauro Alves de Freitas - editor adjunto Jornal Hoje em Dia- Belo Horizonte
Rita Alexandra Lúcio Martins –jornalista da COSTA ROTAS & DESTINOS de Portugal
Manuel Gomes da Costa (fotógrafo) da Costa da Rotas & Destinos de Portugal

Maria Francisca Seabra Benevides– Jornal “Sol” de Portugal
Rodrigo Rafael- site Versátil news - Natal

Acompanhando a press trip , a jornalista Cristina Lira e pela Gol, a jornalista Paula Kubo da gerência de Comunicação.

SOBRE CRISTINA LIRA:

Este é a segunda press trip organizado pela jornalista Cristina Lira para Fernando de Noronha. É baiana de nascimento, mas potiguar de coração.A primeira press trip foi em maio de 2009 em parceria com a TRIP linhas aéreas. Cristina Lira é jornalista formada pela Universidade de Brasilia (UnB), em Comunicação Social- Jornalismo. Tem mais de 20 anos no turismo, escreve colunas de turismo em jornais locais em Natal(Jornal de Hoje e Jornal Metropolitano) tem coluna de turismo no Jornal de Turismo do Rio, colabora com o Diario do Turismo on line de SP, é assessora de imprensa de hotéis, entidades de turismo, agencias de viagens, entre outras empresas.

Agradeço a divulgação,

Cristina Lira
Jornalista
Organizadora da press trip Fernando de Noronha -11 a 14 de março de 2010
Cristina Lira Assessoria e Eventos Ltda
(84)9431-6084
Natal-RN

Carta de Alter-do-Chão

Prezados amigos e parceiros,
No dia 23 de fevereiro, varias entidades, empresarios e moradores de Alter do Chao se reuniram para discutir assuntos de interesse comum. Dessa reuniao resultou o documento abaixo, que será enviado a varias secretarias municipais, solicitando providencias para os problemas desse importante icone do turismo regional.
Os moradores e entidades atuantes em Alter do Chão trazem nesta oportunidade um registro oficial da preocupação coletiva com a solicitação de providências diante do cenário emergencial que se apresenta na comunidade.
Alter do Chão se constitui num importante ponto turístico de Santarém e conta com mais de 5 mil moradores, o que lhe confere características de cidade, entretanto, Alter do Chão vem ficando gradualmente poluída pelo lixo doméstico, sucatas do Sairé, restos do carnaval, poluição nas praias e ruas, moscas em grande quantidade, o que desagrada tanto aos moradores quanto aos turistas que aqui chegam.
Em conseqüência das muitas reclamações dos turistas e do desconforto causado pela situação acima, representantes da sociedade civil organizada, professores, empresários e moradores desta vila vêem solicitar as providencias abaixo relacionadas:
Que a Clean passe a realizar a coleta do lixo diariamente na vila de Alter do Chão, definindo e divulgando roteiro e horário, para evitar a colocação do lixo com muita antecedência e o conseqüente espalhamento desse material nas ruas,
Que seja realizada, com urgência, a limpeza de lixões que estão se instalando em ruas de Alter do Chão, estradas,
Que seja redimensionado o número de lixeiras, pois hoje não há lixeiras em numero suficiente para atender a demanda de moradores, comerciantes, turistas, barraqueiros e passantes,
Que os órgãos competentes promovam a fiscalização para evitar a descarga de lixo em locais impróprios, o que alem de poluir e degradar o meio ambiente, possibilita a proliferação de insetos, resultando em doenças que podem se tornar epidêmicas,
Incremento da equipe de funcionários da agencia distrital de Alter do Chão para fazer frente as reais demandas da praia mais bonita do Brasil.
Fiscalização dos carros que colocam som a alturas astronômicas, irritando moradores e afastando turistas da nossa vila.
Em contrapartida, a comunidade que assina essa solicitação se compromete, através de articulações internas, a promover campanhas de conscientaização para que Alter do Chão se torne mais limpa e mais saudável para os moradores e visitantes.
Salientamos que essa é apenas a primeira de uma série de ações que pretendemos realizar em favor da sustentabilidade economicossocial e turisticoambiental desse patrimônio com que o Criador nos brindou.
Agradecemos a atenção e empenho de sua secretaria, na certeza de que esforços não serão poupados para resolver os problemas que muito nos afligem.
Assinam esse documento: Instituto ELO, Vila Viva, Pousada Sombra do Cajueiro, SELB, Alter Consciencia, Santa Antonio Futebol Clube, Restaurante Tribal, Beloalter Hotel, Conselho Comunitario, Agualinda Hotel, Bairro Uniao, catraeiros, Hotel Mirante da Ilha, Escola Indigena Borari, barraqueiros, Restaurante Parada Obrigatoria, Clube de Maes, Pousada do Mingote, Agencia Distrital, guias de turismo locais, professores e moradores.

Agradecemos a divulgação e apoio ao nosso movimento : ALTER DO CHAO SAUDAVEL para os moradores e visitantes.

Cordialmente,

Irene Belo
Sócia gerente
Skype - irene.beloalter
Cel (93) 8804.2267
Hotel (93) 3527.1230 ramal 232
BELOALTER HOTEL - o lugar onde o conforto encontra com a natureza, respeitando-a e conservando-a para voce.
Rua Pedro Teixeira 500 - ALTER DO CHÃO - SANTAREM - PA

sexta-feira, 5 de março de 2010

Corrida do Ver-o-Peso

Sabe-se que para ser campeão em qualquer modalidade olímpica é necessário treino, muito preparo físico e técnica, mas quais as habilidades deve ter um campeão das Olimpíadas do Ver-o-Peso? Serão realizadas no próximo dia 28, quando o mais tradicional mercado da Amazônia completará 383 anos.

As modalidades dos jogos, que terão como objetivo congregar e levar lazer para os principais personagens do Ver-o-Peso, incluem desde apanhar o açaí nas ilhas do outro lado da cidade, transporte até o porto, corrida com os paneiros até a linha de chegada; limpeza de peixe em menor tempo e maior quantidade; tirar a polpa de frutas como bacuri, cupuaçu, entre outras tarefas que fazem parte do cotidiano dos trabalhadores do mercado.

“A pontuação das equipes será feita por quantidade, já que trata-se das Olímpiadas para Ver-o-Peso. Estamos com o regulamento da competição pronto, e será amplamente divulgado entre os feirantes para que possam fazer as inscrições das equipes ”, detalha Saulo Costa, titular da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer que,em parceria com vários órgãos municipais, está organizando o evento.

Podem participar todos os trabalhadores que desenvolvem atividades no mercado. As equipes terão nomes de produtos locais como cupuaçu, açaí, bacuri, pupunha, castanha do Pará e manga.

Cada equipe poderá ter vinte integrantes e participará de seis tarefas: escamar peixe, descascar castanhas, descascar mandioca, despolpar cupuaçu, descascar camarão, e ainda o revezamento para apanhar e transportar o açaí.

Nessa prova os participantes terão dez minutos para subir no açaizeiro utilizando a peconha para apanhar o açaí, colocar no paneiro e levar ao barco da sua equipe, que o transportará até a Feira do Açaí. Conforme a ordem de chegada será atribuído uma pontuação em quilo ao participante. O açai será pesado e o peso somado aos quilos atribuídos à disputa entre os barcos. A competição terá premiação em troféus, medalhas e dinheiro.

As Olímpiadas terão vasta programação cultural ao som de muito tecnobrega. As equipes poderão formar torcidas e garantir a diversão dos jogos que ocorrerão desde as primeiras horas da manhã e só devem encerrar às 16h.


Texto:Kátia Aguiar/Ascom Sejel
Edição:Comus