sexta-feira, 5 de março de 2010

Corrida do Ver-o-Peso

Sabe-se que para ser campeão em qualquer modalidade olímpica é necessário treino, muito preparo físico e técnica, mas quais as habilidades deve ter um campeão das Olimpíadas do Ver-o-Peso? Serão realizadas no próximo dia 28, quando o mais tradicional mercado da Amazônia completará 383 anos.

As modalidades dos jogos, que terão como objetivo congregar e levar lazer para os principais personagens do Ver-o-Peso, incluem desde apanhar o açaí nas ilhas do outro lado da cidade, transporte até o porto, corrida com os paneiros até a linha de chegada; limpeza de peixe em menor tempo e maior quantidade; tirar a polpa de frutas como bacuri, cupuaçu, entre outras tarefas que fazem parte do cotidiano dos trabalhadores do mercado.

“A pontuação das equipes será feita por quantidade, já que trata-se das Olímpiadas para Ver-o-Peso. Estamos com o regulamento da competição pronto, e será amplamente divulgado entre os feirantes para que possam fazer as inscrições das equipes ”, detalha Saulo Costa, titular da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer que,em parceria com vários órgãos municipais, está organizando o evento.

Podem participar todos os trabalhadores que desenvolvem atividades no mercado. As equipes terão nomes de produtos locais como cupuaçu, açaí, bacuri, pupunha, castanha do Pará e manga.

Cada equipe poderá ter vinte integrantes e participará de seis tarefas: escamar peixe, descascar castanhas, descascar mandioca, despolpar cupuaçu, descascar camarão, e ainda o revezamento para apanhar e transportar o açaí.

Nessa prova os participantes terão dez minutos para subir no açaizeiro utilizando a peconha para apanhar o açaí, colocar no paneiro e levar ao barco da sua equipe, que o transportará até a Feira do Açaí. Conforme a ordem de chegada será atribuído uma pontuação em quilo ao participante. O açai será pesado e o peso somado aos quilos atribuídos à disputa entre os barcos. A competição terá premiação em troféus, medalhas e dinheiro.

As Olímpiadas terão vasta programação cultural ao som de muito tecnobrega. As equipes poderão formar torcidas e garantir a diversão dos jogos que ocorrerão desde as primeiras horas da manhã e só devem encerrar às 16h.


Texto:Kátia Aguiar/Ascom Sejel
Edição:Comus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário