sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Depoimento do Vessoni sobre o Pará

Olá Benigna. Como vai?
Sou Eduardo Vessoni, jornalista e fotógrafo freelancer do caderno de viagens do UOL e estive há pouco tempo no Pará para realizar algumas matérias no Estado. E faço minhas as suas palavras, "apelar ao amor por suas cidades para fortalecer seus produtos".
Quando desembarcamos no Pará, Santarém era um dos últimos destinos depois de uma viagem de quase um ano por todo o continente, e eu não havia visto tanto amor (sincero) como o daquelas pessoas que nos apoiaram da Secretaria de Turismo de Santarém e a população local que nos recebeu muito bem. E são esses gestos que continuam me estimulando a seguir viagem.
Aproveito para te passar os links das matérias que realizei em Santarém.
Guia turístico de Sabtarém:
http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/santarem_index.jhtm
Festa do Sairé:
http://viagem.uol.com.br/ultnot/2009/09/11/ult4466u697.jhtm
http://viagem.uol.com.br/ultnot/2009/09/15/ult4466u698.jhtm
Bom... era isso.
Abraços,
Eduardo Vessoni
Jornalista / Periodista / Journalist
MTB: 31535

+55 11 3115-0697

evessonilopes@yahoo.com.br
www.eduardovessoni.carbonmade.com

Carta de Alter-do-châo

Prezados amigos,
Sem nenhuma pretenção que não seja a divulgação, e mais que isso o encantamento e atração das pessoas pelo Caribe Brasileiro, quero propor-lhes que estabeleçam uma parceria, que troquem ideias, que elaborem textos convincentes, apaixonados e informativos sobre os ativos naturais e a cultura dessa região, ressaltando estruturas e serviços que tenham foco no turismo, para que os futuros visitantes se sintam mais seguros ao optar pelo nosso destino.

Somos um destino emergente, e precisamos de boas materias, escritas com alma, que despertem o interesse na região - que apresentem esse destino como um territorio unico - cada territorio é unico, por isso se constitui num patrimonio da popualção residente.

Os postos de trabalho criados com a atividade turistica precisam de sustentabilidade, o que só ocorrerá com a integração e participação de todos nós, em especial dos formadores de opinião serios e comprometidos como os senhores.

Vamos criar um circulo virtuoso com textos que ressaltem as pectos unicos desse lugar e de sua gente. Vamos explorar a musicalidade, a poesia, o artesanato, as danças, as festas religiosas, as praias e os igapós, as arvores centenarias, os passaros, as lendas de boto, os peixes , a agua morna e os igarepés gelados, a alvorada dos macacos e tudo mais que a região oferece.
Ao inves de falarmos mal de estruturas que não atendem ao turista alvo, vamos ressaltar os aspectos positivos onde eles estão - vamos focar no que pode atrair turistas apenas, especialmente ecoturistas.

Obrigada pela paciencia.

Abraços a todos.
Irene Belo
BELOALTER HOTEL - o lugar onde o conforto encontra com a natureza, respeitando-a e preservando-a para voce.