A gastronomia paraense tem sido um dos principais instrumentos de divulgação turística do estado pela sua diversidade e singularidade em relação a outras regiões do país. Atento a importância deste segmento o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) vem realizando desde o dia 19 de julho aulas teóricas sobre o assunto a participantes do curso de Cozinheiro de Restaurante. As aulas práticas começam na próxima segunda-feira, dia 06 na Cooperativa de Serviços e Paladar Caseiro em Ananideua.
Segundo Jean Barbosa, gerente do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Setur, que é responsável pelas qualificações, a expectativa é que o curso venha contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de alimentos e bebidas ofertados em Belém, fazendo com que este mercado fique sintonizado com as tendências do setor. Jean conta inda que o aumento do índice de satisfação da população em relação ao serviço e empresas mais eficientes são outros resultados esperado pelo curso.
"Ao todo são 25 trabalhadores de 12 restaurantes, bares e similares de Belém, entre eles , Divina Comida, Chinna Restaurante, Famiglia Tratoria, D&D, Chefe Salin, Boteco das Onze Janelas, Manjar das Garças, Companhia Paulista, Point do Açai, Amazon Beer, entre outros associados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).
Adenauer Góes, secretário de turismo do Pará, diz que a Setur busca o aprimoramento da gastronomia como um dos segmentos que mais motiva os turistas a conhecerem o Pará. "O Plano Ver-o-Pará, elaborado para traçar as estratégias de promoção, marketing, divulgação, desenvolvimento, política pública e outras relacionadas ao turismo revela, através de pesquisas, que a gastronomia paraense é muito rica, uma das mais fortes expressões da nossa cultura. Trabalhamos a criação de novos produtos desse segmento, o fortalecimento dos que já temos no mercado e, em sintonia com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), intensificar a promoção e divulgação desses produtos usando ferramentas de inteligência de marketing". Diz Adenuer, ao justificar investimentos da Setur na qualificação do setor.
O curso faz parte do Programa Estadual de Qualificação Profissional no Turismo (PEQtur), lançado ano passado pela Paratur, agora em execução na Setur. No início do ano 20 profissionais de cozinha foram qualificados pelo PEQTUR, , que prevê qualificar até 2015 mais de 10.500 pessoas que atuam direta e indiretamente na área do turismo no Pará. Só no ano passado foram mais de 1300 profissionais qualificados em 16 municípios.
O curso de Cozinheiros de Restaurante acontece até o dia 09 de agosto na Cooperativa de Serviços e Paladar Caseiro em Ananindeua das 16h às 21h e é realizado em parceria com o Instituto Vitória Régia.
Texto: Benigna Soares e Wanderson Curcino - GEC-Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário