terça-feira, 31 de julho de 2012

Pesquisas em turismo incentivam investidores no Pará

Os atrativos da capital paraense foram destaque em pesquisa
voltada para o turismo
A principal estratégia para que um destino possa atrair cada vez mais turistas é o conhecimento, por parte dos investidores, do perfil dos visitantes. Seguindo esta lógica, uma pesquisa inédita do Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Confederação Nacional do Turismo (CNtur) traçou um perfil dos turistas e das ofertas de segmentos do turismo no Brasil. O estudo foi realizado nas cidades de São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Salvador e Belém, visando disponibilizar informações importantes para a elaboração de planos de comunicação, comercialização e formatação de produtos e serviços turísticos.
 
Os resultados evidenciaram, por exemplo, que o turista brasileiro tem a qualidade do atendimento como elemento fundamental para sua satisfação em uma experiência de viagem. A gastronomia também é apontada como um dos principais aspectos de diferenciação dos destinos e prazer dos turistas. A pesquisa mostra, entretanto, que os turistas brasileiros ainda tem percepção negativa quanto a alguns pontos do turismo no país, como o preço elevado da viagem, e desejam melhorias na relação com os prestadores de serviços do setor.
Consciente da importância do conhecimento do perfil dos turistas que visitam o Pará, que podem chegar a 1 milhão de visitantes em 2012, superando os 770 mil que estiveram no estado em 2011, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) também utilizam a mesma estratégia. Pelo menos 7 pesquisas subsidiaram o Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), lançado ano passado pelo Governo do Estado. Como resultado dessas pesquisas foram identificados, por exemplo, a avaliação do destino Pará, o grau de satisfação dos turistas, a situação da comercialização do destino no mercado nacional e internacional. Na mesma perspectiva também foram pesquisadas a cor e a palavra que melhor identificam o Pará, o que foi fundamental para a criação da marca turística do estado, inspirada na cor e derivados do açaí e em aspectos das culturas marajoara, tapajônica e araguaia, a partir de grafismos dessas culturas.
P e s q u i s a s - Para complementar os dados do Plano Ver-o-Pará, o Governo do Estado, através da Setur, também vai implantar um novo sistema de estatísticas do turismo no Pará. A ação de implementação do sistema, que será feita pela Diretoria de Políticas Públicas Para o Turismo da Setur, envolve pesquisas de demanda e de mercado, eventos, aplicação de questionários nos PITs (postos de informações turísticas), observatório do turismo paraense, núcleos de estudos regionais do turismo, mapeamento dos meios de hospedagem, treinamento para produção de indicadores da hotelaria com os meios de hospedagem, produção de um banco de dados do turismo, entre outros dados.
Álvaro do Espírito Santo, diretor de Políticas Públicas para o Turismo, explica que entre 1980 e 2012 houve uma clara evolução na percepção do turismo como atividade econômica, já que antes a visão era de uma atividade de lazer de uma determinada classe social dominante, uma minoria privilegiada economicamente. “Isso fazia com que a política pública do turismo não priorizasse o turismo com investimentos públicos pelo receio de ser interpretado pela sociedade erradamente por privilegiar apenas essa classe social. Hoje a situação é diferente, o turismo é encarado como negócio, como atividade econômica importante. Um exemplo dessa mudança é o Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo), através do qual o gestor público pode captar recursos para estradas, saneamento, energia elétrica, entre outras melhorias que contribuem com o desenvolvimento do turismo”. Diz Álvaro.
Álvaro justifica a pesquisa como um instrumento capaz de mostrar para a sociedade a importância do setor para o desenvolvimento, inclusive sustentável, da economia do Brasil. “Para avançar nesse processo, o turismo como política pública tem a pesquisa como insumo para o gestor demonstrar que é muito bom para a sociedade ver o turismo como um bom negócio e que por isso deve receber recursos públicos”, justifica.
P r o m o ç ã o – O Ver-o Pará, por ser uma importante ferramenta de mercado que define o publico e os segmentos turísticos prioritários do destino, já tem trazido bons resultados. A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), segundo a presidente Socorro Costa, já está trabalhando a promoção, divulgação e as estratégias de marketing dos cinco principais segmentos de produtos do turismo do Pará (natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios) com base nas sete pesquisas do Plano Ver-o-Pará. Os mercados nacionais e internacionais, alvos desse trabalho, também foram apontados por essas pesquisas que foram extensivas a estes mercados consumidores. “As novas pesquisas serão bem vindas e oportunas para intensificarmos essa promoção com segurança”, afirma.
A presidente informa ainda que agentes de viagens, empresas de transportes, grupos hoteleiros e outros investidores se sentem mais seguros ao escolher o Pará quando estão de posse desses dados.
I n v e s t i m e n t o s - Adenauer Góes, titular da Setur, anuncia que as pesquisas de demandas turísticas no segundo semestre começam no Pará já em agosto, pelo município de Paragominas durante a Feira Agropecuária. Em outubro e novembro acontecerão também em mais 11 municípios paraenses: Altamira, Marabá, Bragança, Salinópolis, Maracanã, Belterra, Santarém, Belém, Salvaterra, Soure e Conceição do Araguaia.
A partir de setembro serão realizadas pesquisas de eventos, a começar por Santarém, durante o tradicional festival do Sairé. Em Belém serão executadas em outubro, durante o Círio de Nazaré e em Marapanim, no Festival do Carimbó, em novembro. Bragança receberá os pesquisadores durante os festejos da Marujada, em dezembro.
“Os cursos de capacitação que visam a melhora na prestação do serviço no turismo já iniciaram também. Eles fazem parte do Macroprograma de qualificação da Setur, que vão envolver Belém e diversos municípios do Pará”. Complementa Adenauer, ao informar que em 2011 cerca de 1500 pessoas foram contempladas com o Programa de Qualificação Profissional no Turismo (PEQTUR), antes executado pela Paratur e agora integrado à Setur. “Até 2015 vamos qualificar cerca de 10.500 pessoas neste setor em várias áreas”. Diz Adenauer Góes.
Quanto às pesquisas Adenauer adianta que, a partir dessa nova metodologia, serão publicados boletins estatísticos trimestrais contendo informações econômicas do turismo, perfil de visitantes e indicadores da hotelaria. “Durante os primeiros anos da implantação do sistema a Setur conta com a consultoria da empresa espanhola Chias Marketing”. Complementa Adenauer, para quem “o empresário, que precisa ser estimulado a investir no Pará, é fundamental no processo de desenvolvimento do Estado, hoje divulgado com uma nova marca turística associada ao slogan Pará, a obra-prima da Amazônia.
Por: Benigna Soares e Wanderson Curcino (GEC-Paratur)

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