Os atrativos da capital paraense foram destaque em pesquisa voltada para o turismo |
A principal estratégia para que um destino possa atrair cada vez mais
turistas é o conhecimento, por parte dos investidores, do perfil dos
visitantes. Seguindo esta lógica, uma pesquisa inédita do Serviço
Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria
com a Confederação Nacional do Turismo (CNtur) traçou um perfil dos
turistas e das ofertas de segmentos do turismo no Brasil. O estudo foi
realizado nas cidades de São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Salvador e
Belém, visando disponibilizar informações importantes para a elaboração
de planos de comunicação, comercialização e formatação de produtos e
serviços turísticos.
Os resultados evidenciaram, por exemplo, que o turista brasileiro tem a
qualidade do atendimento como elemento fundamental para sua satisfação
em uma experiência de viagem. A gastronomia também é apontada como um
dos principais aspectos de diferenciação dos destinos e prazer dos
turistas. A pesquisa mostra, entretanto, que os turistas brasileiros
ainda tem percepção negativa quanto a alguns pontos do turismo no país,
como o preço elevado da viagem, e desejam melhorias na relação com os
prestadores de serviços do setor.
Consciente da importância do conhecimento do perfil dos turistas que
visitam o Pará, que podem chegar a 1 milhão de visitantes em 2012,
superando os 770 mil que estiveram no estado em 2011, a Secretaria de
Estado de Turismo (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur)
também utilizam a mesma estratégia. Pelo menos 7 pesquisas subsidiaram o
Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), lançado ano
passado pelo Governo do Estado. Como resultado dessas pesquisas foram
identificados, por exemplo, a avaliação do destino Pará, o grau de
satisfação dos turistas, a situação da comercialização do destino no
mercado nacional e internacional. Na mesma perspectiva também foram
pesquisadas a cor e a palavra que melhor identificam o Pará, o que foi
fundamental para a criação da marca turística do estado, inspirada na
cor e derivados do açaí e em aspectos das culturas marajoara, tapajônica
e araguaia, a partir de grafismos dessas culturas.
P e s q u i s a s - Para complementar os dados do Plano
Ver-o-Pará, o Governo do Estado, através da Setur, também vai implantar
um novo sistema de estatísticas do turismo no Pará. A ação de
implementação do sistema, que será feita pela Diretoria de Políticas
Públicas Para o Turismo da Setur, envolve pesquisas de demanda e de
mercado, eventos, aplicação de questionários nos PITs (postos de
informações turísticas), observatório do turismo paraense, núcleos de
estudos regionais do turismo, mapeamento dos meios de hospedagem,
treinamento para produção de indicadores da hotelaria com os meios de
hospedagem, produção de um banco de dados do turismo, entre outros
dados.
Álvaro do Espírito Santo, diretor de Políticas Públicas para o Turismo,
explica que entre 1980 e 2012 houve uma clara evolução na percepção do
turismo como atividade econômica, já que antes a visão era de uma
atividade de lazer de uma determinada classe social dominante, uma
minoria privilegiada economicamente. “Isso fazia com que a política
pública do turismo não priorizasse o turismo com investimentos públicos
pelo receio de ser interpretado pela sociedade erradamente por
privilegiar apenas essa classe social. Hoje a situação é diferente, o
turismo é encarado como negócio, como atividade econômica importante. Um
exemplo dessa mudança é o Prodetur (Programa Nacional de
Desenvolvimento do Turismo), através do qual o gestor público pode
captar recursos para estradas, saneamento, energia elétrica, entre
outras melhorias que contribuem com o desenvolvimento do turismo”. Diz
Álvaro.
Álvaro justifica a pesquisa como um instrumento capaz de mostrar para a
sociedade a importância do setor para o desenvolvimento, inclusive
sustentável, da economia do Brasil. “Para avançar nesse processo, o
turismo como política pública tem a pesquisa como insumo para o gestor
demonstrar que é muito bom para a sociedade ver o turismo como um bom
negócio e que por isso deve receber recursos públicos”, justifica.
P r o m o ç ã o – O Ver-o Pará, por ser uma importante
ferramenta de mercado que define o publico e os segmentos turísticos
prioritários do destino, já tem trazido bons resultados. A Companhia
Paraense de Turismo (Paratur), segundo a presidente Socorro Costa, já
está trabalhando a promoção, divulgação e as estratégias de marketing
dos cinco principais segmentos de produtos do turismo do Pará (natureza,
cultura, sol e praia, eventos e negócios) com base nas sete pesquisas
do Plano Ver-o-Pará. Os mercados nacionais e internacionais, alvos desse
trabalho, também foram apontados por essas pesquisas que foram
extensivas a estes mercados consumidores. “As novas pesquisas serão bem
vindas e oportunas para intensificarmos essa promoção com segurança”,
afirma.
A presidente informa ainda que agentes de viagens, empresas de
transportes, grupos hoteleiros e outros investidores se sentem mais
seguros ao escolher o Pará quando estão de posse desses dados.
I n v e s t i m e n t o s - Adenauer Góes, titular da
Setur, anuncia que as pesquisas de demandas turísticas no segundo
semestre começam no Pará já em agosto, pelo município de Paragominas
durante a Feira Agropecuária. Em outubro e novembro acontecerão também
em mais 11 municípios paraenses: Altamira, Marabá, Bragança,
Salinópolis, Maracanã, Belterra, Santarém, Belém, Salvaterra, Soure e
Conceição do Araguaia.
A partir de setembro serão realizadas pesquisas de eventos, a começar
por Santarém, durante o tradicional festival do Sairé. Em Belém serão
executadas em outubro, durante o Círio de Nazaré e em Marapanim, no
Festival do Carimbó, em novembro. Bragança receberá os pesquisadores
durante os festejos da Marujada, em dezembro.
“Os cursos de capacitação que visam a melhora na prestação do serviço no
turismo já iniciaram também. Eles fazem parte do Macroprograma de
qualificação da Setur, que vão envolver Belém e diversos municípios do
Pará”. Complementa Adenauer, ao informar que em 2011 cerca de 1500
pessoas foram contempladas com o Programa de Qualificação Profissional
no Turismo (PEQTUR), antes executado pela Paratur e agora integrado à
Setur. “Até 2015 vamos qualificar cerca de 10.500 pessoas neste setor em
várias áreas”. Diz Adenauer Góes.
Quanto às pesquisas Adenauer adianta que, a partir dessa nova
metodologia, serão publicados boletins estatísticos trimestrais contendo
informações econômicas do turismo, perfil de visitantes e indicadores
da hotelaria. “Durante os primeiros anos da implantação do sistema a
Setur conta com a consultoria da empresa espanhola Chias Marketing”.
Complementa Adenauer, para quem “o empresário, que precisa ser
estimulado a investir no Pará, é fundamental no processo de
desenvolvimento do Estado, hoje divulgado com uma nova marca turística
associada ao slogan Pará, a obra-prima da Amazônia.
Por: Benigna Soares e Wanderson Curcino (GEC-Paratur)
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