Com o objetivo de fortalecer o turismo de Belém entidades do trade e secretarias municipais de turismo iniciaram no último dia 24 uma nova forma de diálogo, onde cada um dos 12 integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) estão tendo a oportunidade de apresentar seus objetivos e planejamento estratégico para 2010.
Durante a última reunião do Comtur, na sede do Senac Pará, os conselheiros municipais conheceram as metas do Ecomuseu da Amazônia, programa ligado à Secretaria Municipal de Educação (Semec), quando foram apresentadas ações que visam valorizar trilhas ecológicas em Mosqueiro, Icoarací e Cotijuba, resgatar a cultura, as memórias e as tradições em comunidades nessas áreas, entre outras ações voltadas ao ecoturismo, como explicou Roberto França, representante do Ecomuseu.
O diretor de turismo da Belemtur, Alvaro do Espírito Santo, elogiou a iniciativa na região, que descreveu com vocação para o segmento de turismo de estudo, e intercâmbio. Para ele falta apenas “despertar o empresariado para a existência do produto, para garantir que entre no mercado”.
Fábio Romero, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (SINGTUR), falou dos projetos da entidade para profissionalizar os trabalhadores da área. Ele informou que a entidade busca uma representação em Santarém, no pólo turístico do Tapajós e que para 2010 estão prevista novas turmas de guias de turismo se formando, algums pelo Senac Pará. Também busca parceiros para oferecer cupons de descontos aos turistas guiados pelos profissionais do Singtur.
Para as duas próximas reuniões do Comtur estão agendadas apresentações e propostas da Funpapa, Abav e Abrajet Pará.
O coordenador da Belemtur, Wady Khayat, falou sobre a participação no primeiro cruzeiro católico do Brasil, que contou com a participação do Padre Fábio de Melo e do ex-arcebisbo de Belém, Dom Oraní Tempesta. Na ocasião foi discutido com outros estados brasileiros uma parceria para uma rota turística católica e um cruzeiro que inclua Belém e outros destinos da Amazônia.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Rui Martini elogiou a atuação da Belemtur, que para ele, na gestão de Wady Khayat, vem reassumindo seu papel de capacitação na área do turismo, espaço ocupado até então erroneamente pela Paratur. O elogio veio após um completo relatório, apresentado por Alvaro do Espírito Santo, sobre as diversas iniciativas de cursos na área do turismo ofertados pela Belemtur.
“O turismo em Belém está em um outro momento, um momento de parcerias entre setor público e empresariado”. Garantiu o presidente do Comtur, Joacy Rocha. Ele também informou que a Companhia de Transportes de Belém (CTBEL) está trabalhando sinalização específica para transportes de turistas em Belém.
Texto: Benigna Soares - Abrajet Pará/Funpapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário