quinta-feira, 7 de julho de 2016

SETUR e Banpará se unem à ABAV e Simineral para apoiar divulgação do Pará


O Pará tem como meta de crescimento para o turismo até 2020, traçada em 2011 através do Plano Ver-o-Pará,  triplicar no mercado nacional o número de turistas brasileiros e no mercado internacional ampliar a participação do volume e da receita gerada para 15% sobre o volume e a receita global do turismo do Estado, que saltou de 500 mil visitantes em 2011 para mais de 1 milhão e 150 mil visitantes em 2015.



Para fortalecer essa meta a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) se uniu à Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) e à Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet Pará), na realização do III Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”.

O mais importante parceiro do Prêmio é o Banco do Estado do Pará (Banpará), que está atento à estratégia dos realizadores de levar a mensagem de que o Pará é o destino turístico prioritário na Amazônia para no mínimo cinco mil profissionais de comunicação, formadores de opinião e profissionais das 52 atividades relacionadas ao turismo, que no Brasil emprega mais de 5,4 milhões de pessoas, tem uma hotelaria superior a cinco mil empreendimentos, mais de 18 mil agências de viagens, entre outros que atuam como guias de turismo, empreendedores em restaurantes, transporte turístico e na comunidade acadêmica.


O Prêmio, que teve a primeira edição em 2006, este ano tem expectativa de inscrever até 150 profissionais, premiando os 25 vencedores, do 1º ao 3º lugar em seis categorias, assegurando, através das reportagens e fotografias concorrentes publicadas, atingir, além dos profissionais inscritos, o público impactado com essas publicações nos mercados turísticos prioritários elencados pelo Plano Ver-o-Pará e alvo de divulgação do Pará no Brasil e exterior.


#MEUBEMPARÁ Ao todo vão ser escolhidos, por renomado corpo de jurados, 15 profissionais da comunicação que divulgam o turismo do Pará nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Jornalismo On Line e Fotojornalismo. A grande novidade da premiação é a categoria #MEUBEMPARÁ, que vai selecionar as 10 imagens turísticas amadoras publicadas em páginas do Instagram e marcadas com essa hashtag na página administrada pela SECOM.




BANPARÁ - As marcas convidadas pela SETUR, SECOM e ABRAJET PARÁ como parceiros do projeto atuam diretamente no fortalecimento da cadeia produtiva do turismo. É o caso do BANPARA, que tem como missão ser um banco moderno, autossustentável, comprometido com a excelência no atendimento, com as políticas de fomento e desenvolvimento socioeconômico do Pará, atuando com ética e responsabilidade social.  Sendo assim, acredita no propósito do Prêmio, que tem como objetivo atrair a atenção da mídia nacional e internacional para o turismo no Pará, assim como reconhecer a importância do profissional de comunicação especializado em turismo para o desenvolvimento dessa atividade econômica para o Brasil.

O Banco também atua fomentando o turismo do Pará como agente financeiro oficial em outro projeto da SETUR, o Passaporte Pará, uma ferramenta que permite a melhoria de qualidade de vida do servidor, com a possibilidade de viajar durante as férias do serviço público. O Passaporte proporciona viagens no próprio Pará, especialmente nos municípios de Belém, Marabá, Maracanã, Conceição do Araguaia, Paragominas, Salinópolis, Salvaterra, Soure, Santarém, Bragança e Barcarena, entre outros. Os benefícios do Passaporte Pará são muitos, Bem como alavancar a economia interna, com um custo o mais baixo possível, especialmente no que diz respeito à hospedagem e outros serviços turísticos, que podem ser pagos no cartão de crédito do banco em até 10 vezes sem juros.
O BANPARA também oferece facilidades de crédito tanto para financiar investimentos da iniciativa privada no setor de turismo, na oferta de produtos e serviços, como para os turistas que desejam comprar os pacotes a preços mais acessíveis e parcelados. A iniciativa está prevista no Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, que busca a promoção do turismo paraense nos mercados regional, nacional e internacional, investindo no desenvolvimento de novos e fortalecimento dos produtos turísticos já existentes, principalmente os relacionados à cultura e natureza.
SIMINERAL – Outro importante parceiro desta nova edição do Prêmio de Jornalismo, que tem inscrições abertas até o próximo dia 31 de julho no site www.premiodejornalismo.pa.gov.br é o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará – SIMINERAL, que se junta a OS Pará 2000/Estação das Docas, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor), Igam e Abav-PA – Associação das Agências de Viagens do Estado do Pará.
O apoio do SIMINERAL é voltado para a produção do Troféu do Prêmio de Jornalismo, que é inspirado na marca turística do Pará e nos valores e segmentos elencados pelo Plano Ver-o-Pará.

A entidade tem como missão criar um ambiente institucional favorável à inserção competitiva e ao desenvolvimento sustentável da indústria mineral. Foi criado com o propósito de buscar soluções para desafios em comum, acreditando que a disseminação do associativismo entre as indústrias minerais permitirá um novo marco estratégico na defesa e divulgação do setor junto à sociedade paraense.
Ao funcionar como um espaço de reflexão e articulação para o desenvolvimento da atividade mineral, o SIMINERAL é um legítimo canal de interlocução junto ao Estado e à Sociedade Civil, provendo força e voz à indústria mineral na defesa de seus interesses.
ABAV- PARÁ -  A Associação Brasileira de Agências de Viagens, Seção Pará Congrega, reúne e associa as agências de viagens constituídas e em funcionamento, e representa, no Estado do Pará, a classe empresarial das agências de viagens a elas associadas. Tem como um dos seus objetivos principais, a defesa dos direitos e interesses da categoria dos empresários de Agências de Viagens. Ao aderiri ao prêmio cumpre sua missão de promover a integração dos mais variados segmentos do setor, enfatizando a união, o respeito, o compartilhamento de informações ao trade e mercado consumidor.


As inscrições para o premio estão abertas até o dia 31 de julho deste ano no site www.premiodejornalismo.pa.gov.br


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