A
Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), mais importante
evento de comercialização de produtos turísticos amazônicos realizada no
Brasil chega em sua 6ª. edição com uma nova proposta. Ao contrário dos
anos anteriores, em que atrair grande público para o evento era uma das
estratégias, nesta nova fase o alvo são os multiplicadores de turistas:
operadores, agentes de viagens, realizadores de eventos. Para fortalecer
ainda mais as estratégias já traçadas para a feira, que acontece de 21 a
24 de junho no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em
Belém, capital do Pará, a Paratur acaba de fechar parceria com o Belém
Convention & Visitors Bureau.
Socorro Costa, presidente da Paratur, explica que a parceria com o trade
é fundamental nesta nova fase de fortalecimento do turismo do Pará.
“Estamos trabalhando na Paratur em perfeita sintonia com o “Ver-o-Pará”,
Plano Estratégico de Turismo, lançado pelo governador Simão Jatene e em
parceria com a nova Secretaria de Estado de Turismo (Setur), assim,
dando continuidade às estratégias deixadas na Paratur pelo secretário
Adenauer Góes. Juntamente com o Belém Convention & Visitors Bureau
vamos buscar os agentes de viagens, os operadores, os realizadores de
congressos, feiras, e outros eventos para que a partir da participação
na Fita comercializem mais ainda o Pará lá fora. Com isso cumpriremos ou
superaremos nossa meta de fechar 2012 com mais de 850 mil turistas
visitando nosso Estado” e ainda garantiremos fluxo para os próximos
anos. Diz Socorro.
Ao confirmar a parceria com a Paratur, o presidente do Belém Convention,
Orlando Rodrigues, acompanhado dos diretores Carlos Freire e Cezar
Coimbra, justificou que a entidade tem todo o interesse em fazer da Fita
2012 uma excelente oportunidade de fortalecer principalmente o turismo
de negócios e eventos, principal segmento turístico do Pará, segundo
informou a diretoria da entidade à presidente da Paratur em reunião na
última quinta-feira, dia 3. Os números justificam a importância de
concentrar esforços nesse segmento: entre 2008 e 2011 a movimentação
financeira com a realização de eventos em Belém somou R$ 1.540.113,171
segundo o BC&VB.
Na oportunidade a diretoria do Convention informou que o Pará tem hoje
11.756 leitos e 5.546 unidades de hospedagem (UHS) e que a tendência é
aumentar essa oferta hoteleira com a chegada de grandes grupos no
Estado. Entretanto, a taxa de ocupação ainda é baixa em função da
sazonalidade dos eventos e do fluxo que o Pará recebe. “Temos
dificuldades de manter a taxa de ocupação no primeiro semestre, quando
recebemos poucos eventos e nos finais de semana. Nosso volume de
hospedagem é entre terça e quinta e são turistas que chegam pra fechar
negócios e participar de eventos”. Diz Carlos Freire, vice-presidente do
BC&VB, ao informar que atualmente o Pará tem 71 hotéis, sendo 25 de
luxo superior e 46 do tipo econômico e simples, que somam com outros
meios de hospedagem não contabilizados pela ABIH – Associação Brasileira
da Indústria de Hotéis, a exemplo dos estabelecimentos não inserios no
Cadastur, do Ministério do Turismo, casas de parentes e amigos, que
absorvem principalmente a demanda do Círio, e outros.
A
diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, apresentou à
diretoria do Convention algumas das estratégias da Feira Internacional
de Turismo da Amazônia (Fita), que tem como tema este ano “Oportunidade
de turismo na Amazônia”, e o objetivo de se consolidar como o maior
evento de receptivo turístico internacional na região amazônica. Para
tanto, espera reunir cerca de 600 participantes, entre operadores,
agentes de viagens e realizadores de eventos dos mercados prioritários
apontados pelo Plano Estratégico de Turismo do Pará, o “Ver-o-Pará”.
A novidade desta 6ª. edição da Fita é a prioridade que o Governo do
Pará, por meio da Paratur e da Setur (Secretaria de Estado de Turismo do
Pará) pretendem dar a captação de buyers e supplyers (compradores e
vendedores) que comercializam o Pará nos mercados apontados pelo Plano,
entre eles Portugal, França, Inglaterra, Alemanha, Noruega, Suécia,
Dinamarca, Guianas, etc.
“Também buscamos a participação das entidades realizadoras de
congressos, feiras, encontros e outros que trazem fluxo para o Estado”.
Afirma Socorro Costa, ao informar que a Fita 2012 acontece no Hangar –
Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Ela adianta que São Paulo,
Minas Gerais, Rio de Janeiro e os estados amazônicos vizinhos ao Pará
são alguns dos que fazem parte do mercado nacional que a Paratur almeja
garantir a participação na Fita, cuja estrutura estará dividida em
espaços temáticos, programação técnico-científica, bolsa de negócios e
missões promocionais.
Captação – Entre os principais setores que a Paratur e o BC&VB
pretendem concentrar esforços para atrair grandes eventos ao Pará estão
os de saúde, científico, religioso, sociocultural, econômico e
financeiro, pesquisadores, além de áreas que já são captadas pelo Belém
Convention & Visitors Bureau (BC&VB), entidade criada há 116
anos em Detroit, que no Brasil mantém 74 seccionais, das quais uma está
em Belém e a outra em Santarém, no pólo Tapajós.
TEXTO: BENIGNA SOARES - GECV PARATUR
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