O segmento de turismo em Belém ganha um aliado importante: a capacitação. Duas mil e vinte pessoas estão inscritas nos 32 cursos de capacitação oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Belém, na área do turismo. A aula inaugural foi realizada na tarde desta segunda-feira (6), no auditório do colégio Ideal, com a presença do
Prefeito Duciomar Costa. Os cursos estão relacionados ao turismo receptivo e hotelaria. São 101 turmas, com 2.020 alunos, divididos em 16 turmas por mês. Em janeiro de 2012, todos receberão as certificações.
Segundo o Coordenador da Companhia Municipal de Turismo - Belemtur, Whady Khaiat, que organiza os cursos, nunca o município de Belém investiu tanto em turismo, reunindo essa quantidade de gente. Para ele, o segmento está virando uma página na história, graças ao incentivo do Prefeito de Belém, Duciomar Costa. “O turismo era um setor da economia que estava parado. Agora estamos revolucionando, aproveitando a nossa potencialidade. A prefeitura não está medindo esforços para alavancar o turismo em nossa capital”, exalta.
Para o coordenador da Belemtur, o turismo não é apenas a visita das pessoas numa cidade. É preciso, também, que esse turista seja bem recebido. Esse é o principal objetivo dos 32 cursos que serão oferecidos. “A qualificação de quem quer trabalhar com o turismo é a chave de tudo. Temos que aprender a receber bem os turistas, para que ele volte amanhã e também indique nossa cidade para outros turistas. Aí está a importância dos cursos de capacitação”, explicou.
Entre os cursos de hotelaria estão o de inglês, recepção, camareira, informática, entre outros. Vânia Daniele, desempregada, vai fazer o curso de recepcionista em hotel, um grande sonho dela. “Eu sempre fui uma apaixonada em hotelaria e não vou perder essa oportunidade”, diz. Outro inscrito é Jair Paixão, que mora em Outeiro, optou por um curso da área de turismo receptivo, Agente Comunitário de Turismo. “Trabalho na segurança privada e vou continuar na minha área. Meu objetivo é ganhar mais conhecimentos e enriquecer meu currículo”, afirmou.
As aulas dos 32 cursos já começam nesta terça-feira (07), com as aulas sendo proferidas na Escola Centro Auxilium, no Bairro da Pedreira, parceira da Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável da
Amazônia – Abradesa, responsável pelo gerenciamento.
O Prefeito de Belém, Duciomar Costa, destacou a ação da Belemtur e a importância dos cursos de capacitação. Para ele, capacitar é o primeiro passo para potencializar o tratamento do nosso turista. “Nós já somos privilegiados por estarmos na Amazônia, num endereço que o mundo inteiro conhece: rio Amazonas esquina com o oceano atlântico. Temos que ser os promotores do nosso potencial, mas primeiro temos que
ter conhecimento, capacitação, para, depois, revolucionar”, destacou o Prefeito.
Texto: Gilson Farias
Fotos: Adriano Magalhães
bom estou fazendo o curso de governata mas so me chamaram no dia 9 de junho foi muito mal organizado isto,e as turmas nao estao completas sobraram vagas para ligua estrageiras.
ResponderExcluirnaiara