A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) ficará responsável por articular a divulgação de informações, adotar ações de prevenção e sensibilizar os turistas para os riscos da dengue no estado. A medida atende a um chamamento do Ministério do Turismo (MTur), que sob a coordenação do Ministério da Saúde, participa da campanha de combate à doença e controle da epidemia em todo o Brasil.
O Mapa de Risco com a classificação de surto de dengue nos estados em correlação com os 65 destinos indutores do turismo, mostra que o Pará, ao lado de outros 15 estados brasileiros, possui risco de contágio pela doença considerado muito alto.
De acordo com o presidente da Paratur, Adenauer Góes, o combate à dengue deve ser uma prioridade do poder público. "Entendemos que este é um problema de saúde pública da mais alta importância e que vários estados brasileiros e cidades já estão vivendo. Além da preocupação com a população em geral, nos preocupamos também com a saúde de quem nos visita, que também estão vulneráveis", explica.
Ainda segundo o presidente do órgão oficial de turismo, o trabalho será feito em parceria com a iniciativa privada, envolvendo as entidades que representam o setor empresarial. "Vamos procurar levar esta mensagem associada à necessidade de responsabilidade de cada um e de todos visando esforços que impeçam o crescimento do mosquito transmissor. Na próxima reunião do Fórum Estadual de Turismo sensibilizaremos todos os segmentos que dele fazem parte para adoção de medidas preventivas", argumenta.
Adenauer Góes exemplifica como o trabalho será feito: "A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), que tem assento neste Fórum, levará aos seus associados a importância da prevenção nos seus estabelecimentos hoteleiros, evitando que o mosquito possa se desenvolver, e com isto, contaminar os hóspedes. O mesmo trabalho será feito com todas as entidades representadas no Fórum", diz.
Para o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet - Secção Pará), João Ramid, os meios de comunicação têm um papel fundamental no trabalho de prevenção e de alerta da sociedade. "A proposta da Abrajet visa principalmente a difusão de toda e qualquer atividade que promova a melhoria do turismo. Em se tratando de uma campanha desse porte, não nos pouparemos em colaborar com todo nosso empenho", garante.
De acordo com a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV-Pa), Rose Larrat, a iniciativa é mais que necessária. "A campanha é de importância máxima. Nós sabemos que tudo que afeta o turismo, afeta também ao passageiro. Ainda mais, no caso do Pará, que segundo o Mapa de Risco do Ministério da Saúde foi classificado como localidade de alto risco", destaca. Segundo ela, a mensagem da campanha será repassada as demais agentes de viagem que compõem a entidade.
Vale ressaltar, que a ação não se restringirá a Belém e Santarém, os dois destinos escolhidos pelo MTur como indutores do turismo. Representantes do segmento de todos os seis pólos turísticos (Belém, Araguaia Tocantins, Amazônia Atlântica, Marajó, Tapajós e Xingu) serão convidados a participar da campanha, que será um dos temas debatidos durante a 59ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo (Fomentur), que ocorre no próximo dia 28 de fevereiro, às 8h30, no 9º andar, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
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