O Ministério do Turismo (MTUR), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) iniciou na tarde desta segunda-feira, dia 7, uma nova oficina de capacitação das entidades que integram o Grupo Gestor Belém para os 65 Destinos Indutores do Turismo. A oficina, intitulada “A Liderança no Planejamento e Gestão do Destino Indutor”, é ministrada pelo Instituto Marca Brasil (IMB) e tem como objetivo fortalecer Belém enquanto destino do turismo internacional, desenvolvendo nas entidades que integram o Grupo capacidade empreendedora, inteligência competitiva, desenvolvimento de boas práticas turísticas, entre outras habilidades.
Na tarde desta segunda, na sala vip da Federação da Agricultura do Estado do Pará (FAEPA), a programação foi aberta com a presença do coordenador municipal de turismo, titular da Belemtur, Wady Khayat. Além de conceitos de liderança, dinâmicas e outras formas de avaliar a continuidade dos trabalhos do Grupo Gestor, iniciado no início deste ano, também houve avaliação das estratégias de cada entidade para promover o turismo em Belém, a exemplo de um café da manhã oferecido ao trade turístico no último dia 28 durante o V Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que ocorreu de 26 a 30, em São Paulo.
“É uma oportunidade para avançarmos no trabalho que estamos desenvolvendo”, disse o diretor de Turismo da Belemtur, Álvaro do Espírito Santo, ao falar das expectativas da oficina, ministrada pelo consultor do MTUR e IMB, Evando Welp.
O coordenador da Belemtur, Wady Khayat, pediu participação e comprometimento dos representantes das 15 entidades que formam o Grupo Gestor. Para ele a capacitação proporcionada pelo MTUR coloca Belém em uma posição estratégica no cenário brasileiro do turismo, já que a capital paraense está entre os 65 destinos indutores do turismo internacional, em um contexto de 5.564 municípios.
O primeiro passo para esse fortalecimento de Belém como um dos 65 Destinos Indutores teve início em 2008, quando o MTUR realizou um diagnóstico da cidade em diversas áreas, como infra-estrutura, saneamento, assistência social, saúde, marketing, transportes, recursos naturais e culturais, entre outros importantes para o turismo. A pesquisa foi aplicada pela Fundação Getúlio Vargas e serviu de base para os indicadores da cidade.
No início deste ano, uma oficina foi realizada com profissionais de Belém. Dela resultou o Grupo Gestor que assume a responsabilidade de dar continuidade a esse trabalho, com objetivo de incrementar o turismo internacional em Belém.
Em fevereiro deste ano o MTUR realizou uma nova etapa da capacitação, ao repassar o funcionamento e a aplicabilidade de uma ferramenta tecnológica denominada Sistema de Gestão (SG65), software desenvolvido pela empresa Módulo Security Solutions S/A, contratada pelo Ministério do Turismo para conceber o sistema de gestão da competitividade dos 65 destinos indutores do Brasil.
Com a ferramenta, o Grupo Gestor pode construir, manipular e compartilhar dados, indicadores sobre o turismo de Belém, assim como, elaborar projetos, planos de ação e outras ferramentas que podem ser mais facilmente compartilhadas entre os diferentes agentes do turismo, seja do poder público, iniciativa privada ou sociedade civil, sob o acompanhamento e consultoria do MTUR. O espaço virtual permite um diálogo mais aprimorado entre os envolvidos e dá mais agilidade ao processo.
Participam desta nova etapa da capacitação diversos integrantes do Grupo Gestor de Belém, como a Belemtur, Paratur, Sebrae, Abav, UFPA, Abrajet, Segep, SHRBS, Ecomuseu da Amazônia, Comus, Sindetur, Singtur, ABIH, entre outras. A oficina terá continuidade nesta terça, dia 8, apartir das 8 horas, na sala vip da FAEPA, na Av. Governador José Malcher, esquina da Dr Moraes. De Belém o consultor do MTUR, Evandro Welp, segue para Santarém, onde a mesma capacitação será realizada naquele município do polo turístico do Tapajós.
LEIA MAIS: WWW.ABRAJETPARA.
Texto: Benigna Soares - Abrajet Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário