Membros do Conselho Municipal de Turismo de Belém (Comtur), entidade que envolve representantes da iniciativa privada, secretarias municipais e entidades de classe do turismo, reuniram na tarde desta quarta-feira (29), no salão de convenções do Hotel Itaoca, na capital paraense para discutir ações que viabilizem o desenvolvimento e o fomento do turismo em Belém. Na pauta do dia duas obras importantes da Prefeitura de Belém: o Pórtico Metrópole e o Portal da Amazônica.
Fernando Pereira, engenheiro e diretor geral da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), explicou aos participantes o andamento das obras e falou sobre as principais ações que serão implementadas pelo município e que irão beneficiar a população de Belém. Segundo ele, a previsão para a conclusão de 25% das obras do Portal da Amazônia é até o final deste ano.
Durante a reunião, o presidente do Comtur, Orlando Rodrigues, disse que as duas obras da Prefeitura de Belém são muito importantes para o município. “O Portal da Amazônia e o Pórtico Metrópole irão valorizar ainda mais a cidade, elas são importantes para o fomento do turismo. Se, a exemplo do que é hoje o Ver-O-Peso, essa obra for valorizada para o turismo, com certeza haverá um grande fluxo de visitantes”, afirmou em relação ao Portal da Amazônia. “E a Prefeitura pode contar com o Comtur”, ponderou Orlando.
O Conselho congrega secretarias estratégicas da Prefeitura de Belém, todas ligadas ao turismo, e facilita o elo de ligação entre os dois setores. "Temos que ser determinados para ter bons resultados e, acima de tudo, planejamento", disse Orlando, que classifica as obras da PMB como 'muito propícias ao turismo'. Joacy Rocha, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), ressaltou durante o encontro que alguns pontos do projeto são importantes serem esclarecidos. “Fico satisfeito com a apresentação do projeto das obras e ainda mais satisfeito em saber que a Praça Princesa Izabel não deixará de ser contemplada”
Wady Khayat, coordenador da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Secretário Executivo do Comtur, reconhece a importância do Conselho para o desenvolvimento do turismo em Belém, a partir de ações compartilhadas entre a iniciativa privada e as diversas secretarias que integram o Conselho. Segundo ele, o prefeito Duciomar Costa tem como prioridade em sua gestão o crescimento do turismo e para isso vem investindo em infra-estrutura para a cidade, fator primordial para esse crescimento.
A reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) acontece sempre na última quarta-feira de cada mês. Participaram da reunião desta quarta representantes de órgãos como a Guarda Municipal, comandada por Helen Margareth e Funpapa, por Maria Costa. Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PA), Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), também estiveram representados, assim como ABIH, Belém Convention Bureau, Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares, Sindicato de Guias de Turismo, entre outros.
Outras pautas – Na oportunidade o Comtur também aprovou por unanimidade sugestão do presidente da Abav, Rui Martini, de que o conselho leve ao conhecimento da Assembléia Legislativa seu posicionamento contrário à construção de três mil casas populares na área da Pirelli, para os membros do trade turístico um projeto do Governo do Estado que coloca em risco a última reserva ambiental da Região Metropolitana de Belém, que poderia ser destinada para a construção de um hotel de selva e de férias ou outro espaço de prática do turismo ecológico.Também foi colocada em pauta a iniciativa de levar ao prefeito Duciomar Costa a necessidade de criação da secretaria de turismo e de obter da Saaeb maiores explicações sobre o saneamento em Mosqueiro, assim como a construção de uma ponte naquele distrito. Pórtico
Metrópole – A continuidade das obras do Pórtico Metrópole foi garantida após a liberação de uma das quatro parcelas de 1,7 milhão de reais pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) à prefeitura de Belém. Com isso a população tem garantida mais uma obra que só vai trazer benefícios para o povo belenense, principalmente no que diz respeito ao turismo e a melhores condições de trafegabilidade no trecho da BR-316 onde está sendo construída.
A previsão da prefeitura é de que o Pórtico Metrópole esteja pronto até o final de setembro, garantindo aos turistas que vêm para Belém acompanhar o Círio de Nazaré, mais comodidade no tráfego daquele local. Para isso, os funcionários da empresa EIT, contratada para realizar os serviços, passarão a trabalhar em escala de revezamento, em dois turnos de 10 horas, o que representa 20 horas de trabalhos corridos, parando apenas 2 horas por dia suas atividades.
O pórtico terá função de passarela e será erguido em frente ao shopping Castanheira. A passarela terá um conjunto de quatro elementos: dois blocos de acesso (um ao lado da loja Esplanada e outro ao lado do shopping), a passarela propriamente dita e sua torre de sustentação. No bloco da Esplanada, haverá escadas rolantes (subida e descida), uma plataforma de percurso vertical (PPV) destinada a portadores de necessidades especiais e uma escada convencional.
O bloco do Castanheira contará com as escadas rolantes e escadas convencionais, sendo que a plataforma de percurso vertical será substituída por dois elevadores convencionais. Os blocos terão estrutura de concreto armado, paredes em alvenaria de tijolos cerâmicos, cobertura de telhas termoacústicas e serão integralmente revestidos, tanto interna e quanto externamente, em material cerâmico de alta resistência.
A passarela propriamente dita será um conjunto metálico com as laterais abertas para assegurar a ventilação e a iluminação natural em seu interior. A cobertura terá forma abobodada, sustentada por estruturas tubulares paralelas. A tecnologia utilizada será a mesma existente na Alça Viária, que é de uma ponte estaiada. O quarto elemento, a torre de sustentação, será em concreto com altura de 40 metros e ficará localizada no bloco Castanheira.
A obra atende às legislações federais que disciplinam construções que cruzam rodovias a uma altura mínima de 5,50m. Portal da Amazônia - As obras do Portal da Amazônia, projeto que contempla a criação da orla de Belém e a Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova, não param.
A segunda etapa da obra já foi iniciada e avança no trecho compreendido pelas ruas Osvaldo de Caldas Brito e Tamoios. Cerca de 80 metros a mais de área expandida sobre o Rio Guamá já estão compostas por aterro de rocha e areia. Até o final deste ano, a previsão é de que mais dois quilômetros de orla, entre a rua Veiga Cabral e avenida Fernando Guilhon, sejam entregues à população. A intenção da Seurb é dar prosseguimento à avenida Beira-Rio, que já possui 600 metros de extensão, com seis pistas pavimentadas e sinalizadas, calçadão, ciclovia, áreas para a prática de esportes, jogos de mesa, parque de diversões infantil, quiosques, iluminação pública de qualidade, paisagismo e muito mais.
Com a conclusão da orla de Belém, a cidade ganha incentivo ao turismo, à geração de emprego e renda e, principalmente, garante melhor qualidade de vida à população. Pela macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova, os canais da Doutor Morais e 14 de Março são os primeiros a receber os serviços de dragagem mecânica com a utilização de máquinas como retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas, que retiram do fundo dos canais a areia acumulada, dando mais eficiência aos trabalhos e evitando possíveis transbordamentos. As vias laterais dos canais foram terraplanadas para facilitar o trânsito das máquinas nesses locais. Além dos trabalhos de tratamento dos principais canais o projeto da Macrodrenagem prevê ainda melhorias no abastecimento de água, tratamento de esgoto, obras de pavimentação de ruas e de melhorias nas condições de moradia, por meio da construção de unidades habitacionais.
Texto: Ana Claudia Martins (Comus) e Benigna Soares (Abrajet Para)Fotos: Elivaldo Pamplona - Abrajet Paráwww.abrajetpara.blogspot.com www.belm.pa.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário