Durante passagem pela capital paraense, o prefeito da cidade italiana de Pontassieve – localizada na região da Toscana,na Itália - Marco Mairaghi, e o seu secretário de Cultura, Alessandro Sarti, estiveram em Cotijuba para conhecer o lugar onde será implantado o sistema de abastecimento de água que vai servir a comunidade. Além de atender a uma solicitação antiga dos moradores, a parceria com a prefeitura italiana também contempla um projeto de urbanização da ilha, pautado na responsabilidade social e na viabilidade ecológica. São investimentos que vão garantir a melhoria da qualidade de vida da população e o aumento da demanda turística da ilha - e também de Belém.
A implantação de um sistema de abastecimento de água vinha sendo reivindicada há décadas pelos moradores de Cotijuba, que já dispõem de energia elétrica, telefones públicos, cobertura de telefonia móvel, além de acesso à transmissão direta de rádio e televisão. O mesmo projeto foi aplicado, há alguns anos, no bairro de Águas Negras, em Icoaraci, e tem como objetivo o desenvolvimento socioeconômico e turístico da região. As autoridades italianas avaliaram o potencial apresentado pela ilha como fonte de energia limpa.
Segundo o prefeito, será possível implantar, concomitantemente ao projeto de abastecimento de água, um plano de desenvolvimento sustentável, por meio da produção de energia com base na grande cobertura e diversidade vegetal do local. É a terceira vez que uma comitiva de Pontassieve vem a Belém. Em julho do ano passado, eles retornaram à capital durante o Fórum Social Mundial e fecharam acordo de cooperação técnica para financiamento e capacitação em restauro, com vistas à revitalização do centro histórico de Belém. Neste retorno, Mairaghi ficou encantado com as belas praias da ilha e apreciou a viagem de barco, apesar do tempo chuvoso.
O secretário municipal de Turismo, Wady Kayath, acompanhou a visita italiana e avaliou a parceria como uma grande oportunidade de fomentar o turismo de Belém e de suas ilhas. “Nós desejamos estreitar relações com os italianos, trazendo desenvolvimento não somente ao turismo das nossas ilhas, mas também à gente dessa terra”, disse.
O diretor da Agência Distrital de Icoaraci, Otoniel Pereira, que reside em Cotijuba, recebeu as autoridades de Belém e da Itália e apresentou alguns dados turísticos locais. A ilha recebe, em média, duas mil pessoas nos finais de semana normais, cinco mil nos feriados prolongados e, nas férias de julho, cerca de 20 mil pessoas. "Boa parte das 50 pousadas existentes em Cotijuba oferecem toda a infra-estrutura de hospedagem, com quartos climatizados, frigobar e piscina. Outras ainda conservam um aspecto mais rústico, à beira da praia", afirmou o diretor, que também vê na parceria entre as prefeituras de Belém e de Pontassieve uma chance de incremento para o setor.
A visita também foi acompanhada pelo diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb), Raul Meireles. Segundo ele, Cotijuba é apenas o ponto de partida para uma série de melhorias e avanços que a Prefeitura e Belém pretende implantar com o apoio dos parceiros italianos. "E essa parceria deve continuar e alcançar outros bairros e distritos da cidade e, porque não? outras cidades do Estado".
Texto: Dennis Helito - Comus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário