Reunião do Conselho Municipal de Turismo ocorrida na noite da última quarta-feira (25) teve como pauta principal as ações que a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Fundação Cultural de Belém (Fumbel) estão desenvolvendo para melhorias no centro histórico da capital paraense.
Durante a 7ª reunião, que ocorreu no salão de convenções do Hotel Itaoca, representantes da Fumbel apresentaram o projeto "Belém – Novas Fachadas", que prevê a revitalização do centro histórico de Belém, começando por dois pontos principais, o que a Funbel denominou de Núcleo Boulevar Castilho França e Núcleo Feliz Lusitânea. Ao todo, 21 imóveis e 33 fachadas farão parte desse primeiro momento do projeto. Para o Diretor de Patrimônio Histórico da Funbel, Honorato Cosenza, tratar do reordenamento do centro histórico de Belém é uma necessidade não apenas de resgate da memória da cidade, mas também dará maior visibilidade para o turismo na capital paraense.
Na oportunidade o economista Wady Khayat, Secretário Executivo do Comtur e Coordenador municipal de Turismo, apresentou aos representantes das entidades que integram o conselho o novo Atlas Urbano de Belém, que apresenta a cidade e a Belemtur, na primeira página. O Alas, produzido em parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet Pará, além de mapas geográficos do estado, traz reportagens especiais sobre a capital paraense, com destaque para espaços turísticos como o Bosque Rodrigues Alves, o Complexo Ver o Peso, a nova Duque de Caxias, o Hangar e o Portal Amazônia, obra que promete mudar a vida da população de Belém e uma releitura turística da orla de Belém.
Wady informou ainda que a Belemtur prepara diversas ações para incentivar e promover o turismo durante o Verão 2008 e está buscando melhorias para a área da Praça Princesa Isabel, porto de embarque e desembarque de Belém aos que buscam a região das ilhas. Falou ainda dos resultados positivos da operação Ver-o-Peso Legal, comandada pelo grupo Ver-o-Bem Belém, que tem levado mais segurança e intensificado a fiscalização na área do Ver-o-Peso.
O presidente do Contur, Orlando Rodrigues, finalizou a reunião parabenizando a Prefeitura de Belém pelas iniciativas, em especial, o projeto "Belém – Novas Fachadas", da Funbel. "Para nós do turismo é uma das melhores obras de intervenção para recuperar a movimentação do turismo na cidade", completou.
Integram o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) seis entidades do setor, entre elas Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Sindicato de Guias de Turismo (SINGTUR), e Belém Convention e Visitors Bureau. Secretarias municipais de Economia, Saúde, Belemtur Comus e outras também fazem parte do conselho.
Texto: Benigna Soares e Anna Cristina Campos - Assessoria de Imprensa da Belemtur
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário