segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Representantes da Abrajet de todo o Brasil participaram de eventos em Balneário Camboriú (SC)


 
A presidente da Abrajet-SP, Miriam Pretrone e o vice-presidente da Abrajet-PA, Nilton Guedes (Foto: Rogério Almeida e Carlos Alves)
Durante os dias 24 a 27 de outubro foi realizado em Balneário Camboriú, Santa Catarina (SC), o VII Fórum de Turismo da Associação Brasileira de Turismo de Santa Catarina (Abrajet-SC). Paralelamente ao evento, também ocorreu a Reunião do Conselho da Abrajet Nacional, que contou com a presença de representantes de seccionais da Associação de todo o Brasil.
A abertura do Fórum, no salão de eventos do Hotel Geranius, contou com a presença de representantes do segmento turístico catarinense e nacional, entre os quais os secretários de Turismo do Balneário Camboriú, Ademar Schneider, de Imbituba, Adilson Silvestre, além do subsecretário de Turismo do Rio de Janeiro, jornalista Cláudio Magnavita, e presidentes estaduais das seccionais da Abrajet. 
Da esquerda para a direita: Adilson Silvestre,Secretário de Turismo de Imbituba; Hélcio Estrela, presidente da Abrajet Nacional; Ademar Schneider, secretário de Turismo do Balneário Camboriú, e Alberto Gonçalves, presidente da Abrajet-SC
A programação oficial dos eventos incluiu visitas a vários pontos turísticos do Estado de Santa Catarina. O Fórum teve a coordenação do presidente da Abrajet-SC, Alberto Gonçalves, e a Reunião o presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrela.
“A realização de ambos os eventos alcançaram resultados positivos, já que unificaram, ainda mais, abrajetianos de vários pontos do Brasil no encaminhamento de assuntos relevantes ao interesse da classe”, ressaltou o vice-presidente da Abrajet-PA, Nilton Guedes.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Especialista mineira debate turismo receptivo em Belém





Turismo receptivo. Este foi o tema da programação que ocorreu na tarde do último dia 23, quarta-feira, no auditório da Faepa. A instrutora Fernanda Fonseca ministrou a palestra “Turismo Receptivo: que negócio é este?” e logo após a oficina “O negócio do Turismo Receptivo”.
Fernanda é mineira e possui uma carreira extensa no ramo do turismo. Já foi coordenadora dos projetos: Programa dos Receptivos de Minas Gerais de 2008-2010 (Minas Recebe), projetos de roteirização da Secretaria de Turismo de Minas Gerais (2002-2010), Minas para os mineiros, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV-MG), Projeto do Arranjo Produtivo Local – Circuito das águas, em parceria com o SEBRAE/MG e projeto de elaboração de produtos turísticos Minas Ouro. Além de ter uma agência de receptivos, a Libertas Viagens, e mestrado em Economia na França e MBA em Gestão estratégica de projetos.
Durante a palestra, que contou com a presença de representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao turismo paraense, Fernanda explicou que turismo receptivo é o conjunto de serviços, infraestrutura e atrativos organizados para receber o turista. Já o receptivo turístico é uma empresa especializada em receber visitantes a lazer ou a negócios. A palestrante ressaltou que, para obter sucesso neste ramo, é imprescindível que haja investimento em qualificação e que empresas e poder público se unam em prol do objetivo comum, que é promover o destino e não a marca de determinada instituição.
“O turismo deve ser visto como algo além do lazer, já que este setor mobiliza milhares de pessoas e gera desenvolvimento econômico local e regional. Para o turismo receptivo cumprir seu objetivo de gerar lucro deve haver um esforço em oferecer ao consumidor um diferencial no serviço, uma relação de harmonia entre turismo e governo e que a comunidade local se sinta mobilizada e reconheça e legitime o destino e seus atrativos”, ressaltou Fernanda.
O Secretario de Estado de Turismo, Adenauer Góes, destacou que o Pará precisa trabalhar a questão do receptivo como atividade fundamental para o turismo e que deve haver uma integração dos setores de serviços. "Nosso desejo é que o receptivo gere lucros, para isso é necessário que os empresários trabalhem em parceria e tenham a dinamicidade de olhar para dentro e fora do Estado e até ultrapassar as fronteiras do país. Esta dinâmica de mercado atual tem no turismo uma grande mola precursora e, com a vinda dos voos internacionais para Belém, teremos uma grande oportunidade para fortalecer e alavancar nosso receptivo", frisou.
A presidente da Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo – Seção Pará (Abrajet-Pará), Isa Arnour, também acredita que a vinda para Belém dos voos internacionais para Miami e Lisboa será uma grande oportunidade do setor trabalhar o receptivo. “O Pará tem um grande potencial para ser explorado. Estamos vivendo um momento de mudanças positivas nesse setor e o turismo receptivo é um ponto importante para ser focado”, concluiu Isa.
A mesma programação foi realizada na quinta-feira, 24, no município de Salinas, no Hotel Solar. Essa capacitação é uma realização da Secretaria Especial de Desenvolvimento e Incentivo à Produção (Sedip), por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e Organização das  Cooperativas Brasileiras (OCB-PA), com apoio do Sebrae. Em Salinas, a ação tem o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Turismo, bem como da Confederação Nacional do Turismo (CNTur).A mesma programação foi

PRODEPA apresenta plataforma virtual para o turismo

Após a palestra em Belém, a gerente de Tecnologia e Comunicação da Prodepa (Processamento de Dados do Estado do Pará), Lorenna Góes, fez a apresentação da comunidade virtual voltada para o turismo que irá ser lançada. A plataforma é semelhante à usada pelo Ensino à Distância (EAD).
“Esta ferramenta poderá ser um canal de comunicação entre as instituições ligadas ao turismo, já que irá haver um fórum onde todos poderão deixar suas contribuições”, explicou Lorenna Góes.

Por Lorena Palheta, de Belém.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

 
A Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo – Seção Pará (Abrajet-Pará) manifesta solidariedade ao fotojornalista João Ramid que, pelo segundo ano consecutivo, teve credencial indeferida pela Diretoria da Festa de Nazaré para realizar a cobertura fotográfica das romarias do Círio 2013.

Ex-presidente e atual Diretor de Projetos Especiais da Abrajet-PA, Ramid tem seu trabalho reconhecido nacionalmente, tendo  algumas de suas fotografias expostas na Casa de Plácido e sede da Guarda da Santa. O pedido de credenciamento foi protocolado no prazo correto, com papel timbrado de sua empresa, a Agência Amazônica de Comunicação.

A Abrajet-Pa pede posicionamento da Diretoria da Festa de Nazaré e espera que, para a divulgação e promoção do turismo paraense, equívoco semelhante não ocorra novamente.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Belém é apresentada como anfitriã do Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas de 2014




Belém (PA) vai sediar a 24ª edição do maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina em 2014: o Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, que será realizado no período de 22 a 26 de setembro no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia.

Na manhã desta quinta-feira (17/10), o diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, apresentou o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e a capital paraense aos participantes do XXIII Seminário Nacional e 30ª Conferência Mundial IASP, que seguiu até esta quinta-feira em Recife (PE), organizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimento Inovadores (Anprotec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Parque Tecnológico Porto Digital.

Em sua apresentação, adiantou a temática do evento, “Empreendedorismo e Inovação a Serviço da Biodiversidade”, destacando que a proposta será compartilhar para integrar as iniciativas na área de empreendedorismo inovador que agregam valor à biodiversidade nas cidades brasileiras e em outros países. “Parabenizamos a organização da Anprotec, do Sebrae e do Porto Digital pelo bem sucedido evento deste ano e convidamos todos para, a partir da temática que propomos para 2014, fortalecer mais ainda este movimento estratégico para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, mencionou Antônio Abelém.

Ao final, exibiu um vídeo mostrando as iniciativas do PCT Guamá e recortes do Hangar e da cultura paraense. Na sequência, acompanhando pela equipe do parque tecnológico paraense e da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), Antônio Abelém recebeu a bandeira da Anprotec das mãos de Francisco Saboya, diretor do Porto Digital, formalizando Belém como a próxima cidade anfitriã da próxima edição do Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas.

Parceiros-  O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, Rede Namor, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Programa Redes, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).



Texto: Solange Campos - ASCOM-PCT Guamá

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Abrajet-PA destaca Círio de Nazaré em televisão on line



No último dia 9, o programa “MP Recomenda”, exibido online na TVABCD e apresentado pela atual presidente da Associação Nacional de Jornalismo de Turismo de São Paulo (Abrajet/SP), a jornalista Miriam Petrone, teve como tema principal o Círio de Nazaré. O vice-presidente Abrajet-Pará, Nilton Guedes, foi entrevistado via Skype e falou um pouco sobre essa época tão importante para os paraenses.

 “A nossa cidade recebe turistas, de municípios próximos de estados brasileiros e do exterior também, e nós estamos vivendo um momento ímpar que todos os anos acontece no segundo domingo de outubro, que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré”, relatou Nilton.

O vice-presidente da Abrajet-Pará também destacou o ritmo carimbó e do Festival de Carimbó que irá acontecer no município de Marapanim, nordeste paraense, nos dias 15 e 16 de novembro. Ele explicou aos telespectadores um pouco como é a dança e que há um projeto de lei que pretende transformar esse ritmo paraense em patrimônio imaterial nacional.

“Eu os convido para virem para Belém porque é realmente uma grande oportunidade de não dó ver essa manifestação artística de dança folclórica, mas também pra aproveitar para conhecer Belém do Pará”, frisou.

No programa, também foi exibido um vídeo do quadro “Parabólica Amazônica”, apresentado por Nilton Guedes, que faz parte do programa “TV Cidade”, exibido na TV Grão Pará, afiliada da TV Gazeta.

“Estamos fechando parceria com o programa e com a Abrajet-Pará, então vou trazer muitos produtos do Pará. E, o Nilton também vai me ajudar a levar São Paulo para o Pará”, frisou a apresentadora Miriam Petrone.

Para quem quiser assistir, o vídeo do programa completo está disponível no link: http://bit.ly/17DBBAL



Por Lorena Palheta, de Belém

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Exposição “Miriti das Águas” traz ao público o artesanato de Abaetetuba




A Estação das Docas recebeu na noite do último dia 8, terça-feira, a abertura  exposição “Miriti das Águas” que faz parte da programação do “Nazaré em todo o canto” promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult-Pa), com apoio da Organização Social Pará 2000 que administra o complexo turístico. A mostra tem a curadoria do artista plástico Emanuel Franco e ficará aberta ao público até o dia 18 de outubro. 
A exposição é composta por peças produzidas a partir da fibra do miriti. Esse tipo de técnica de artesanato tem origem no município de Abaetetuba, nordeste do Pará. Os trabalhos são inspirados no Círio de Nazaré e incluem três réplicas de barcos em tamanho natural, 150 garças, 110 guarás e 110 espécies variadas, além de outras peças. 
Um dos barcos em tamanho natural
Para o curador Emanuel Franco, a mostra que está em sua terceira edição contribui para a valorização do artesanato genuinamente paraense. “O objetivo maior dessa mostra é difundir a produção artesanal do nosso estado, para que essa produção continue cada vez mais significativa e seja mais valorizada no Estado e no Brasil”, ressaltou o artista plástico.

O secretário de cultura, Paulo Chaves, que participou do projeto criativo de composição junto com Emanuel, destacou que as garças e guarás presentes em grande quantidade por todo o espaço representam mais do que a fauna típica do Estado, pois simbolizam as cores (branco e vermelho) da bandeira do Pará. “As garças e guarás são uma representação da bandeira do Estado e os voos coletivos que pretendemos impulsionar. Essa é uma exposição surrealista importante, com certa magia provocativa que mistura imaginação e realidade”, enfatizou.
Os guarás e garças que simbolizam as cores da bandeira do Estado

O artesão Augusto Costa ao lado de sua obra premiada
Durante abertura, também houve a premiação das obras. Cada artesão premiado recebeu a quantia de R$ 1.700. Seu Augusto Costa de 43 anos foi premiado juntamente com seu filho, Augusto Costa Júnior, de 22 anos. Segundo o artesão, a família está trabalhando desde o mês de abril com encomendas para esse período e já confeccionou mais de 200 peças de diversos tamanhos. A premiação é um reconhecimento do trabalho. “Quando ligaram de manhã para falar que a minha peça e a do meu filho tinham sido premiadas foi muita felicidade. É muito gratificante o reconhecimento do nosso trabalho. Esse dinheiro irá nos ajudar muito no orçamento”, afirmou Augusto Costa.

 “O diferencial da exposição é que ela agrega elementos da cultura paraense a essa técnica de artesanato que são características da nossa região, o miriti tem uma simbologia muito forte que é ressalta neste período das festividades do Círio de Nazaré. Com certeza, esses objetos tão peculiares irão atrair a atenção tanto dos turistas quanto dos paraenses”, destacou a presidente da Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo (Abrajet-Pará), Isa Arnour.


No período da exposição, o público poderá participar de oficinas ministradas por quatro artesãos do município de Abaetetuba. Eles vão ensinar as técnicas utilizadas na produção de peças com a fibra de miriti. As aulas serão das 10h às 18h. Mais informações: (91) 3212.5525.



Por Lorena Palheta, de Belém

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ABAV-PA realiza curso sobre geografia turística


A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará (ABAV-PA) em parceria com o Instituto de Certificação e Capacitação da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ICCAVAV) irá realizar no próximo dia 22, de 18h às 22h, o curso “Conhecendo 10 países e 5 continentes – Abordagem rápida e prática de geografia turística”.
Os participantes terão uma compreensão mais abrangente a cerca da geografia do mundo, já que na programação do curso estar previsto apresentar as principais especificidades existentes nos Continentes (clima, relevo, cultura), detalhar curiosidades dos principais países dos cinco continentes, esclarecer a diferenciação entre “Destino Turístico” e “Produto Turístico”, proporcionar ao participante fazer à melhor escolha do destino turístico de acordo com as exigências do cliente e estacar a importância da Geografia como meio de identificar oportunidades direcionadas à prestação de serviços, a fim de aprimorar o conhecimento na criação de roteiros turísticos.
O curso será ministrado pela instrutora Eluiza Massaro, que é pós-graduanda em Turismo com MBA pela "Universidade Gama Filho", do Rio de Janeiro, bacharel em Hotelaria e Eventos pelo “Centro Universitário Barão de Mauá”, bacharel em Análise de Sistemas pela “Universidade de Ribeirão Preto, além de Diretora da agência E. M. Tours – Eventos & Turismo, em Cravinhos, São Paulo. Eluiza pertence ao quadro de palestrantes da Qualitas Travel Partner, ABAV-SP e ICCABAV e possui experiência em treinamentos sobre Geografia, destinos e produtos turística e logística no transporte de pessoas.
A realização se inclui nas prioridades da ABAV-PA, que são: profissionalização, fortalecimento da união entre o empresariado do turismo, a utilização da tecnologia em benefício da divulgação do trabalho e a competitividade no meio empresarial voltado ao turismo. “A partir desses pontos podemos atingir nosso objetivo maior que é a instituição estar presente não somente a nível local, mas também a nível nacional e até internacional”, ressaltou a presidente da ABAV-PA, Edna Rocha.
Este é o terceiro curso oferecido pela ABAV/PA este ano. Os anteriores foram: “Turismo & Mercado - Driblando Crises, Vencendo a Competitividade” e “Classe C: Novas oportunidades de negócios no mercado de viagens”.
O investimento é de R$ 35.00 para associados da ABAV e estudantes e R$ 70,00 para os demais. A inscrição inclui material didático e certificado, e pode ser feita na sede da ABAV/PA, Rua Ó de Almeida – 490 (Edifício Rotary - sala 501). Para mais informações: (91) 3241.2771 ou pelo e-mail: abavpa@abavpa.com.br. 

Por Lorena Palheta, de Belém

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Auto do Círio na agenda dos turistas que visitam Belém em outubro


Romaria Rodoviária, Motoromaria, Romaria Fluvial, Trasladação e a grande procissão do segundo domingo de outubro são as principais programações oficias do Círio de Nazaré. Entretanto, a Festa da Chiquita, no Bar do Parque (Praça da República) e o Auto do Círio, já ocupam lugar de destaque na agenda dos turistas que começam a chegar em Belém para a quadra nazarena. A dica é da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) que recomenda os dois eventos para quem ainda não conhece ou quer revê-las. A idéia é uma releitura do Círio de Nazaré como expressão máxima da cultura dos paraenses e do turismo religioso.

AUTO DO CÍRIO 


Criado em 1993 pela Profª Zélia Amador de Deus e por Margareth Refkalefsky, o Auto do Círio é um Programa de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPa) / Instituto de Ciências da Arte / Escola de Teatro e Dança da UFPa, que tem como objetivo revitalizar o Centro Histórico de Belém por ocasião do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, possibilitando o exercício da prática do ensino das artes através do Teatro de Rua, tendo como roteiro central o Círio de Nazaré.


Sua manutenção ao longo dos anos se deu através da aceitação da sociedade que conferiu ao projeto o reconhecimento como bem imaterial associado do Círio de Nazaré, de acordo com o IPHAN/MINC, sendo reconhecido em 2004, pelos órgãos que desenvolvem o turismo no Estado, como parte integrante da agenda de eventos no mês de Outubro, apresentando-se como forte atrativo turístico.

O Auto do Círio é a homenagem dos artistas (atores, músicos, dançarinos, artesões, etc.) à Senhora de Nazaré, um momento único para cantar, dançar, tocar e seguir em um cortejo de múltiplas cores, formas e crenças reunidas em uma única festa realizada por nazarenos advindos de muitos caminhos.



Em seu décimo nono ano de existência, O Auto do Círio é uma das mais das belas manifestações populares do povo paraense. É uma criação “que valoriza o prazer de compartilhar algo com o outro. Nessa construção de um abrigo sem paredes no espaço urbano, os atores se encontram com as pessoas de diferentes etnias, credos, profissões e idades, desenvolvendo diversas e específicas ações cotidianas”, construindo relações afetivas com nossos costumes e nossas histórias, que são partilhadas com a história pessoal de cada artista que compõe o cortejo, que constrói um personagem, um figurino, que pesquisa sobre esse ou aquele tema, que se encontra exclusivamente no período que antecede o círio, que abraça, que sorri, que divide sua vida com o outro e com a fé independente qual seja ela, com a cidade e seus passantes, turistas, promesseiros e vendedores.

O Cortejo tem início às 19h, com saída em frente a Igreja do Carmo, na rua D. Bosco, seguindo pelas ruas Dr. Assis, Largo da Sé, Tomázia Perdigão até a praça D. Pedro II.


Maiores Informações: 
Tânia Santos Santana
Economista / Assessora Parlamentar / Produtora Cultural
(91) 8882.0488 / 8346.5366