quinta-feira, 20 de março de 2014

Diretoria da Abrajet Piau toma posse para biênio 2014-2016


O presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrela, está em Teresina prestigiando a posse da nova diretoria da seccional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Piauí. A posse do jornalista e turismólogo Márcio Felipe da Rocha e Silva, como presidente aconteceu na manhã desta quinta-feira(20), no auditório do Sesc Centro. A Abrajet-PI tem o intuito de facilitar o papel do jornalista na divulgação do potencial turístico do Estado, fortalecer a participação da imprensa nas discussões sobre o futuro do turismo para o Piauí, o Nordeste e o Brasil.
 

A entidade jornalística é uma das mais antigas do Brasil, tem 57 anos e já atuou no Piauí até a década de 90 e estava desativada. O objetivo é reativar as atividades já que o turismo é a terceira atividade econômica brasileira mais importante. 

“Nós temos novos desafios com o boom da internet e as redes sociais que são uma nova forma de comunicação e não pode ser desprezada. Por isso nossa função é formar e informar profissionais, especializando em turismo que ajuda na promoção social dos povos, no intercâmbio e na manutenção da paz”, explicou o presidente nacional Hélcio Estrella.

Márcio Felipe comandará a presidência da Abrajet-PI pelo biênio 2014-2016, juntamente com o vice-presidente da associação, o jornalista Genésio Araújo, e outros 17 jornalistas que trabalham nos mais diversos veículos de comunicação do Estado.

“Iniciamos uma trajetória audaciosa e vivaz na Abrajet-PI com amigos jornalistas e colaboradores. Juntos queremos oferecer a nossa contribuição ao Piauí em prol do fortalecimento de um jornalismo especializado em Turismo, que ajude a fomentar e a divulgar as belezas do nosso Estado”, declarou Márcio Felipe.

Na oportunidade, a Associação homenageará pessoas que se destacam pelo trabalho em prol do desenvolvimento do turismo no Piauí, dentre eles o coordenador de Comunicação do Estado do Piauí, o jornalista Fenelon Rocha. Entre os homenageados que já faleceram estão, José de Anchieta Correia e Mario Soares de Araújo, que foram pioneiros na defesa da criação de uma associação e de órgãos públicos voltados para fomentar o turismo piauiense.  

 A Abrajet Nacional possui 300 profissionais associados, no Piauí são 40.

Fonte: Redação do Cidadeverde.com
 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Assembleia elege Comissão que conduzirá processo eleitoral do Sinjor-PA

Em Assembleia Geral Extraordinária na terça-feira, 11, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), os jornalistas elegeram a comissão que vai coordenar todo o  processo da eleição do Sindicato, que ocorrerá no dia 11 de junho. Durante a reunião, os profissionais também aprovaram o regimento eleitoral.

Os membros eleitos são os jornalistas: Emanuel Villaça, Daniele Brabo, Jorge Vidal, Viviane Matos, Bettina Florenzano e Roberto Barbosa. A partir de agora, o comissão vai articular os critérios para a realização do processo eleitoral que elegerá a nova diretoria do Sinjor-PA para o triênio 2014/2017. 

Confira a matéria e o Regimento Eleitoral no link http://goo.gl/BAiEqd

quarta-feira, 12 de março de 2014

Pará estreia com estande próprio e ônibus turístico no primeiro dia da Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa

Foi aberta oficialmente às 10 horas desta quarta-feira, dia 12, na FIL (Parque das Nações), a 26ª. BTL - Feira Internacional de Turismo de Lisboa. O Pará é um dos mais fortes representantes do turismo brasileiro no evento, que reúne cerca de 65 mil pessoas. O Governo do Estado, representado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e uma comitiva de cerca de 20 agentes de viagens, artistas de Belém, captadores de investimentos ligados à Seicom, entre outros, apresentam durante os quatro dias do evento os principais segmentos turísticos do Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios, encontrados nas regiões turísticas de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.

Ônibus - Além do fortalecimento da presença do Pará em Portugal com a adesão do empresariado às ações promocionais planejadas pela Paratur visando ampliar a comercialização de produtos durante a programação, danças regionais despertam a atenção do público, com apresentações de carimbo, lundu, síria, e outros ritmos pelo grupo Mistura Regional. A inovação deste ano ficou por conta de um ônibus, plotado com imagens amazônicas que representam as manifestações culturais, a floresta, as praias de rio, o Círio de Nazaré e ainda a marca turística do Pará, com o slogan A Obra-Prima da Amazônia.

Pará está expondo na BTL ônibus com imagens representativas do Pará.
No ônibus estão sendo apresentados vídeos sobre a cultura, as danças, a arquitetura, a natureza e outros segmentos do turismo do Pará. A iniciativa da Paratur resulta de parceria com a empresa EcoDesign Europe, a TV Globo Portugal e conta com apoio do Sistema Integrado de Museus (SIM), do Instituto de Artes do Pará (IAP), entre outros. Dentro do automóvel também acontecem dinâmicas e experiências sensórias em que os visitantes podem experimentar a emoção de estar na Amazônia, ouvindo sons de rios e pássaros, por exemplo. Dois animadores ambientais interagem com o público, interpretando as lendas da Amazônia, entre elas a do Muiraquitã. Essências perfumadas foram colocadas em um difusor elétrico para perfumar o autocarro, ampliando as formas de interação dos visitantes com a Amazônia. 

“Nossa presença na BTL, aqui em Portugal, tem como objetivo consolidarmos o Pará como destino turístico prioritário no tarifário dos suppliers e buyers da Europa que compram a Amazônia. França, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, e Portugal estão recebendo nossas ações promocionais com esse objetivo. A presença do empresariado paraense aqui também é um avanço em nossas estratégias de comercialização da grade de produtos turísticos do Pará”. Explicou Marcelo Mendes, presidente da Paratur, que coordena, em Portugal, a participação do Pará na BTL. 
Comitiva do Pará presente na Feira Internacional de
 Turismo de Lisboa
Estratégias – A programação da BTL nesta quarta-feira, que começou às 10 horas segue até as 20 horas e o Pará atua em diversas frentes de trabalho. No estande da Paratur, espaço de 72m², é feito o atendimento direto aos suppliers (fornecedores) e buyers (compradores) que comercializam produtos da Amazônia.    A promoção é feita pela equipe institucional da Paratur, que tem como principal instrumento o roteiro Pará: A Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites, em que Belém, Marajó e Tapajós são oferecidos como destinos internacionais.


Já a comercialização direta dos roteiros e pacotes turísticos está sendo realizada no estande e na visitação aos estandes dos outros destinos pelos cerca de 12 empresários que atuam na área de receptivo turístico, ligados à Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABav), do Pará, que acompanham a Paratur no evento. Representam empresas como Boeing Turismo, Vitória Régia Turismo, Travel In, LecyTur; Amazon Incoming Service, TM Tour; Brasil Amazon Tour e Rocha Brasil Tour, entre outras.

BTL - “Turismo: A Indústria do Sorriso” é o tema da 26.ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa, realizada pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, na FIL (Parque das Nações). O evento é uma homenagem à hospitalidade, a simpatia e a arte de bem receber, um dos pontos fortes do turismo nacional, numa edição onde o segmento Meeting Industry (MI) e o programa de Hosted Buyers têm especial destaque. Além de fortalecer o relacionamento comercial do Pará com empresas como a TAP Linhas Aéreas, que inaugura em junho um vôo direto de Lisboa para Belém, a Paratur visualiza no evento captar a participação de suppliers, buyers e grandes marcas do turismo mundial para a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que realiza de 21 a 23 de maio na Estação das Docas, em Belém.

Em 2013 a BTL contou com a presença de 65 mil visitantes, dos quais 2.500 eram profissionais estrangeiros e 350 hosted buyers de 25 países. A BTL 2014, instalada numa área de 30.000m2, conta com mais de 1.000 empresas e entidades presentes, das quais cerca de 100 participam pela primeira vez. O evento ocupa três pavilhões e zona exterior do Parque das Nações. 

Os dois primeiros dias de BTL são reservados aos profissionais do setor do turismo. De 14 a 16 o público em geral também terá acesso à feira, das 14h às 18h. Nos dias 12, 13, e 15 o evento está aberto de 10h às 20h e no sábado de 10h às 23h.

Texto: Benigna Soares - Gerência de Comunicação da Paratur 



terça-feira, 11 de março de 2014

Agências de viagens do Pará embarcam com a Paratur para a BTL em Portugal


O presidente da Paratur, Marcelo Mendes,
 coordena a participação do Pará na Feira
 Internacional  de Turismo de Lisboa
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) estará mais uma vez representando Feira Internacional de Turismo de Lisboa – BTL, as principais regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. Os segmentos de cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios vão ser priorizados nas ações do promoção do Pará que equipe que participa do evento, de 12 a 16 deste mês, no Parque das Nações, em Lisboa.

A participação do Pará nesta 26ª. edição da BTL, que contará com um público de 65 mil profissionais e empresários de turismo, ganhou um reforço a mais, com a participação de cerca de 12 empresários de receptivo turístico, ligados à Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). Entre os empresários que embarcaram entre a sexta e a segunda-feira para Portugal estão representantes da Boeng Turismo, Vitória Régia Turismo, Travel In, LecyTur; Amazon Incoming Service, TM Tour; Brasil Amazon Tour e Rocha Brasil Tour.

Edna Rocha, presidente da Abav Pará, diz que a parceria com a Paratur vem em um momento oportuno, em que os empresários de receptivo juntam esforços para incrementar as vendas de roteiros e produtos turísticos e Belém e demais regiões turísticas do Pará.

Segundo o Presidente da Paratur, Marcelo Mendes, a presença do Pará desta forma bem fortalecida na BTL 2014 visa promover o turismo paraense e fomentar parcerias comerciais para o estado no âmbito internacional assim como chamar a atenção de possíveis investidores, os chamados hosted buyers.

“Nossa parceria com a Embratur e com o empresariado paraense vai nos permitir resultados de excelência em nossa participação nesta que é uma das mais importantes feiras de turismo da Europa. Um dos momentos mais importantes para o fechamento de negócios entre os agentes de turismo do Pará e os europeus será no próximo dia 14, quando às 17 horas vamos oferecer ao público da BTL uma palestra de sensibilização sobre o roteiro Pará: A Obra-Prima da Amazõnia em 8 dias e 7 noites. Essa sensibilização, em parceria com a BWT Operadora, uma das mais importantes da Europa, já tem a confirmação de pelo menos 50 operadores internacionais, que na oportunidade manterão contato comercial direto com nossos agentes de turismo do Pará, convidados pela Paratur para o evento”. Explica o presidente da Paratur.

“Aproveitaremos esse momento para, através das nossas gerências de Promoção e de Captação de Eventos atrair esses compradores ao Pará. Também vamos formalizar convite para que buyers e supplier presentes na BTL venham participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que realizaremos de 21 a 23 de maio na Estação das Docas, em Belém. É também uma oportunidade de captarmos investidores, eventos e estimularmos os diversos empresários que nos acompanham nesta missão a fechar bons negócios” explica Marcelo.

“BWT também apresentará nesta sensibilização, os roteiros formatados com a inclusão do destino Para. Este será um momento especial para que os agentes de viagens do Para negociem com os agentes e operadores envolvidos”. Adianta Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur. Carlos informa que a Paratur terá um estande de 72 m² na BTL, apresentará danças de carimbo, fará mostra gastronômica, exibirá vídeos e fotografias turísticas do Pará em um ônibus que estará dentro da feira.

Investidores - Durante a BTL 2014 a Secretaria de Indústria Comércio e Mineração (SEICOM) juntamente com a Paratur tem duas reuniões marcadas também com grupos hoteleiros da Europa. Entre as redes de hotéis com agenda de reunião fechada com a Seicompara os dias 12 e 13 de março estão o grupo hoteleiro Pestana, os representantes do transatlântico D’Ouro Azul e o grupo Luzeiro.

Texto: João Daniel Guedes e Benigna Soares – GEC Paratur

Região turística do Tapajós é destaque da revista francesa “Prestigieux Univers”


A revista francesa “Prestigieux Univers”, especializada em turismo e que descreve como arte a vida e os hábitos de viajar, publicou matéria especial este mês em que mostra a exuberância e os encantos da Amazônia paraense encontrados na região do Tapajós. A reportagem é assinada pelo jornalista francês Eric Pasquier, que visitou Belém e Santarém entre 12 e 14 de setembro do ano passado à convite da Companhia Paraense de Turismo (Paratur, acompanhado pela repórter Dominique Humbert, que visitou também a capital paraense e Santarém entre 12 e 25 de setembro.

A visita de familiarização de Eric e Dominic teve apoio da Paratur e da agência de receptivo de Santarém Amazon Dream Turismo. Durante a permanência dos dois no Pará visitaram Santarém e Alter do Chão, como parte do roteiro “Pará, Obra Prima da Amazônia”, elaborado pela Paratur.

Abordo do navio “Amazon Dream”, que tem parceria com a Paratur, a jornalista Dominique Humbert navegou pelos rios da região do Tapajós revelando imagens da população local e destacou a beleza da Vila de Alter-do-Chão, em Santarém. Além de retratar a vida dos ribeirinhos e tribos indígenas, a fauna e a flora, a hidrografia e outros atrativos da região, que tem os segmentos de cultura, natureza e sol e praia entre os mais fortes oferecidos aos turistas.

Em Belém, o jornalista Eric Pasquier, conheceu alguns produtos turísticos oferecidos pela Paratur, entre eles o Complexo do Ver-o-Peso, Estação das Docas, Complexo Feliz Lusitânia, Mangual das Garças, Polo Joalheiro.

Os dois são correspondentes de importantes veículos de comunicação da Europa, a exemplo do La Vie, VSD, Paris Match, Horizons Voyages, Prestigieux, l’Evénement e diversas revistas de turismo, aonde o material sobre o Pará ainda será divulgado.

Confirma aqui a reportagem de Eric Pasquier

Texto: Denilton Resque e Benigna Soares – GEC Paratur

Paratur recebe turistas do navio inglês "Minerva"

A gerência de Captação de Eventos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) recebeu pela manhã de hoje, dia 9, no Armazém 04 da Companhia Docas do Pará (Escadinha do Porto), em Belém, cerca de 350 turistas europeus passageiros do navio Minerva. A embarcação veio da Inglaterra, país que enviou mais de 155 mil turistas ao Brasil só no ano de 2012.


Equipe da Paratur recebeu com sachês de cheiro do Pará, fitas do Círio de Nazaré, mapas de Belém e muita informação os visitantes ingleses.













Em parceria com a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), a equipe da Paratur distribuiu mapas, sachês de "Cheiro do Pará" e fitinhas do Círio de Nazaré aos turistas que se mostraram bastante entusiasmados com a recepção.

Numa conversa rápida com os passageiros, ficou claro que a maior expectativa é ver de perto a fauna paraense. "Passamos três dias a bordo sem ver nada além do mar, então estou bem animada para ver os pássaros amazônicos em seu habitat natural. Também quero muito ver as flores daqui", disse Elizabeth Everest, turista que veio da Espanha.

A senhora inglesa Thomsitt June também tem grande interesse pelas aves, mas confessou que as grandiosas árvores amazônicas a encantam. "Eu vim atrás de conhecer os animais silvestres daqui, eles são minha maior paixão", disse Vivienne Heys, mais uma animada turista inglesa.


A Estação das Docas foi um dos pontos turísticos visitados pelos ingleses.
O grupo irá visitar famosos pontos turísticos da capital paraense como o Museu Paraense Emílio Goeldi, Mangal das Garças, Complexo Ver-o-Peso, museus que integram o Complexo Feliz Lusitânia, Polo Joalheiro, Theatro da Paz, Basílica Nossa Senhora de Nazaré, Estação das Docas além de outros. Também faz parte do roteiro um river tour até Boa Vista do Acará, passagem pela baía do Guajará, rio Guamá e furos Paciência e Benedito.



Navio Minerva
Toda a estrutura do receptivo vai envolver seis ônibus, 1 micro-ônibus e diversos guias que falam português, inglês e outros idiomas, já o cruzeiro passa por outros países e traz a bordo turistas de outras nacionalidades.

A permanência dos ingleses na capital paraense será até 16 horas de domingo.


Texto: Benigna Soares e Laura Sampaio - GEC Paratur

Equipe da Paratur leva danças e gastronomia do Pará a Feira Internacional de Turismo de Lisboa


A cantora paraense Fafá de Belém, que em 2012 acompanhou a
comitiva da Paratur na divulgação do turismo paraense em Lisboa
e Nazaré, retorna este ano à Feira Internacional de Turismo de Lisboa.
Música, danças folclóricas, referências da gastronomia, jóias, artesanato, vídeos e outras amostras da cultura, um dos principais segmentos do turismo do Pará, são alguns itens que a equipe de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) leva na bagagem na próxima semana para Portugal, participa da BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa. O evento vai acontecer de 12 a 16 de março, durante a FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

A 26ª BTL é o ponto de referência para a indústria de viagens internacionais, um evento chave para o trade turístico, sendo um ambiente propício para realizar novos contatos e atender perspectiva de seu interesse, além de ser um evento para obter novas ideias, sendo seguido por publicações comerciais e meios de comunicação de massa.

O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, explica que o público da BTL é de cerca 65 mil visitantes, dos quais 2.500 são profissionais estrangeiros e 350 hosted buyers provenientes de 25 mercados internacionais, o que torna o evento estratégico para promover os principais segmentos de turismo do Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios. Marcelo justifica que o Hosted Buyers, programa de compradores internacionais, tem-se fortalecido de ano para ano, fruto da cooperação entre a organização da BTL, os parceiros estratégicos TAP e Turismo de Portugal, o que permite o apoio a participação de compradores internacionais, com interesse específico nos destinos em exposição.

“Aproveitaremos esse momento para, através das nossas gerências de Promoção e de Captação de Eventos atrair esses compradores ao Pará. Também vamos formalizar convite para que buyers e supplier presentes na BTL venham participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que realizaremos de 21 a 23 de maio na Estação das Docas, em Belém.

“É também uma oportunidade de captarmos investidores, eventos e estimularmos os diversos empresários que nos acompanham nesta missão a fechar bons negócios”. Anuncia Marcelo, ao informar que este ano o Pará leva marcas fortes para o evento, como a cantora paraense Fafá de Belém, que é convidada do Ministério do Turismo (MTUR), Embratur e Paratur como representante do Pará e do Brasil no evento. Também são convidados da Paratur o grupo parafolclórico Mistura Regional, que se apresenta no estande do Pará e no palco de shows do evento.

Uma novidade da participação do Pará nesta 26ª. edição da BTL é a adesão da equipe de Captação de Investidores da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seicom), que divide espaço no estande do Pará e soma estratégias de inteligência de mercado para ações de sensibilização de investidores em potencial. A gastronomia paraense, segundo a diretora de marketing da Paratur, Jacqueline Alves, será representada pelo Instituto Paulo Martins.

BTL Realizada anualmente no mês de março em Lisboa, a BTL funciona como uma plataforma do setor turístico que combina exposição de produtos, promoção e comercialização. Assume papel de propiciador de debates e discussão entre os diversos agentes do mercado, que encontram nesta feira um espaço privilegiado de realização de negócios e networking.

A presença da Paratur no evento, que dura cinco dias, visa fortalecer e consolidar o destino Pará no mercado europeu, em especial em Portugal, mercado prioritário preceituado no Plano Ver-o-Pará, principalmente após a conquista do voo da Companhia Aérea Portuguesa – Tap, a realizar-se a partir do mês de junho 2014, com o trecho “Lisboa/Manaus/Belém/Lisboa, que aumenta a necessidade de promover o destino Pará no mercado europeu como destino líder em turismo na Amazônia.

Além do estande de 72m ² para divulgação de produtos turísticos e valores do Pará, a Paratur também vai realizar ações promocionais em um estande de exposição autocarro, onde haverá atendimento e apresentação de vídeos sobre a Amazônia, buscando proporcionar aos operadores, agentes de viagens, imprensa especializada e público em geral, uma experiência sensorial do destino Pará dentro de um ônibus plotado com imagens dos principais segmentos paraenses, apresentando o Pará como A Obra-Prima da Amazônia.

As apresentações de carimbo, lundu, e outras danças vão ficar por conta de representantes do grupo paraense Mistura Regional. A Paratur também vai sensibilizar operadores através da apresentação do Pará: 8 dias e 7 noites, mostrando produtos das regiões turísticas de Belém, Marajó e Tapajós. Além dos operadores, busca-se sensibilizar também os investidores acerca das vantagens do Estado para novos negócios em diversos segmentos da economia.

Texto e foto: Benigna Soares - GEC Paratur/Abrajet Pará