sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Dia Mundial do Turismo é comemorado na Estação das Docas

Visita monitorada à Estação das Docas
Para comemorar o Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional do Turismólogo, o Governo do Estado do Pará realizou um café da manhã na Estação das Docas, Armazém 2. A comemoração reuniu representantes dos órgãos governamentais paraenses ligados ao turismo como a Coordenadoria Municipal de Turismo (BelemTUR), a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), além de membros de Associações ligadas ao setor, com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará (ABAV-PA) e Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo – Seção Pará (Abrajet-Pará).

Antes de começar o evento, os presentes puderam realizar uma visita monitorada na Estação das Docas, onde puderam conhecer mais sobre os espaços e atrações do ponto turístico. As visitas estarão disponíveis para turistas e grupos escolares diariamente, às 11h e 17h, e deverão ser agendadas previamente pelo e-mail: agendamento@estacaodasdocas.com.br. Caso haja necessidade, um guia bilíngue (português/inglês) deve ser solicitado no agendamento.

A presidente da OS/Pará 2000, Gabriela Landé
A presidente da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, Mangal das Garças e Hangar, Gabriela Landé, ressaltou que a Estação das Docas é referência nacional de estrutura para outros pontos turísticos. Segundo ela, todos os meses o espaço recebe solicitações de empresas nacionais que desejam saber mais sobre o projeto. “A Estação agrega a cultura e a gastronomia do Estado. Por isso, nossa equipe está empenhada em cada vez mais melhorar os trabalhos para que quem venha aqui saia sempre satisfeito”, declarou.

Na ocasião, dois projetos foram lançados: “Amigo do Turista” e “Turismo na Praça”. O “Amigo do Turista”, realizado pela Belemtur, Paratur e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), é um projeto que já acontece há 17 anos durante as festividades do Círio de Nazaré e pretende recepcionar os turistas brasileiros e internacionais com mais qualidade e atenção. Para isso, as entidades realizarão treinamentos com taxistas, estudantes de turismo, técnicos e profissionais voluntários. “Nosso objetivo com essas ações de capacitação e qualificação é colocar a Belemtur como agente multiplicador do turismo em Belém”, frisou a Diretora de Turismo da Belemtur, Graça Ormanes.
A presidente da ABAV-PA, Edna Rocha.
Já o “Turismo na Praça” tem por objetivo realizar atividades nas praças da capital paraense que estimulem as pessoas a conhecerem e valorizarem as belezas do Estado. Segundo a presidente da ABAV-PA, Edna Rocha, este projeto inicialmente se estenderá por um ano e acontecerá uma vez ao mês. “Queremos com esta ação  conscientizar a população sobre a importância dos nossos monumentos. Muitas pessoas que moram em Belém não conhecem os pontos turísticos da cidade. Assim, uma de nossas ideias é expor em fotografias os pontos turísticos para que esse público possa conhecer e ter vontade de visitar”, ponderou Edna.

O presidente da PARATUR, Marcelo Mendes
O novo presidente da Paratur, Marcelo Mendes, reiterou o compromisso de projetar positivamente a marca do Pará. “Eu agradeço as parcerias com a Paratur e nós iremos manter este trabalho que tem dado bons frutos. E, também estamos abertos a novas ideias para gerar toda a visibilidade que nosso estado precisa”, ressaltou.

O Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, que estava representando o Governador do Estado, Simão Jatene, enfatizou que as entidades devem trabalhar de forma integrada e com base no planejamento. “Todos os presentes aqui estão dando sua contribuição para o Plano Estratégico de Turismo do Estado. Nós temos muito a comemorar quando a gente vê o caminho que já percorremos. É preciso que tenhamos a compreensão do turismo como atividade econômica que gera emprego” concluiu.
O Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes

O Secretário Adjunto de Turismo, Álvaro do Espírito Santo, o vice-presidente da Abrajet-PA, Nilton Guedes, o Secretário de Turismo do Estado, Adenauer Góes, a presidente da Abrajet-PA, Isa Arnour e a diretora de finanças da Abrajet-PA, Julie Rocha

A Assessora da PARATUR, Benigna Soares, o presidente da PARATUR, Marcelo Mendes, a presidente da Abrajet, Isa Arnour, a diretora de finanças da Abrajet-PA, Julie Rocha e o vice-presidente da Abrajet-PA, Nilton Guedes.


  
Por Lorena Palheta, de Belém
FOTOS: Everaldo Nascimento/ ASCOM OS PARÁ 2000

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Nova diretoria dos Agentes de Viagens toma posse em Belém



Rosse Larrat (vice-presidente de relações internacionais da ABAV-PA) Nilton Guedes, vice-presidente da Abrajet-Pará, Edna Rocha (presidente da ABAV-PA) e Isa Arnour (presidente da Abrajet-Pará)

A nova diretoria da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará – (ABAV-PA) realizou um coquetel na última quarta-feira, 25, para oficializar a posse da nova diretoria do biênio 2013-2015. Estiveram presentes representantes das instituições governamentais ligadas ao turismo paraense (Coordenadoria Municipal de Turismo (BelemTUR), a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur)) , além de empresários do ramo.
Neste biênio, a presidência será assumida por Edna Rocha. As vice-presidências irão ser ocupadas por: Rosse Larrat (vice-presidente de relações internacionais), Francisco Rocha (vice-presidente administrativo), Sayonara Nery (vice-presidente financeiro) e Carlos Wanzer (vice-presidente de Marketing, Eventos e Capacitação). Já o conselho fiscal ficará por conta de Tânia Urbinati, Maria do Socorro Graça e Joacyr Ribeiro Rocha.
De acordo com a nova presidente, Edna Rocha, esta gestão possui quatro pilares que serão colocados como prioridade. São eles: profissionalismo, fortalecimento da união entre o empresariado do turismo, a utilização da tecnologia em benefício da divulgação do trabalho e a competitividade no meio empresarial voltado ao turismo.
“Esse quatro pilares são a base para que a gente possa fazer um bom trabalho e atingir nosso objetivo maior que é a instituição estar presente não somente em nível local, mas também em nível nacional e até internacional. E que todo nosso esforço possibilite que mais turistas visitem nosso estado”, declarou.

Nova Diretoria da ABAV-PA (biênio 2013-2015)

Para o coordenador de Turismo da BelemTUR, Maikken Souza, os agentes de viagens são essências para o direcionamento do turista. “O trabalho da ABAV é primordial para Belém, já que temos m uma localidade privilegiada que nos permite ser a porta de entrada para a Amazônia. Sem as nossas agências seria inviável o acesso dos turistas, pois são os agentes de viagem que identificam o que um turista gostaria de vivenciar e, assim, levar uma imagem positiva da cidade”, frisou.
Já o Secretário Adjunto de Turismo do Estado, Álvaro do Espírito Santo, destacou a relevância da organização da classe empresarial que trabalha com o turismo. “É importante para que o empresariado possa contribuir no crescimento do turismo no Pará ser organizado. A ABAV como é uma instituição tradicional possui um papel relevante dentro desse contexto de organização. Este momento de transferência de uma gestão pra outra é simbólico para reafirmar a importância que a associação tem pra consolidar os projetos que irão transformar o turismo um uma atividade econômica estratégica no Pará”, ponderou.
A Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo –Seção Pará (Abrajet-Pará) almeja que a nova diretoria da Abav-Pa continue realizando este trabalho de extrema importância na divulgação dos atrativos do Estado.  “A Abav tem um papel relevante no turismo, pois ela permite que a prestação de serviço dos agentes de viagens seja profissional. No Pará, o trabalho é árduo por ser um mercado em expansão e a Abav, assim como a Abrajet, tem por missão fomentar o turismo. Por isso, colocamos nossa entidade à disposição para realizar ações e promover projetos em parceria que contribuam de forma positiva na promoção e valorização do turismo”, concluiu Isa Arnour, presidente da Abrajet –Pará.

Por Lorena Palheta, de Belém

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Obras do novo terminal hidroviário recebem trade turístico do Pará


Na manhã da última segunda-feira, 23, o Secretário de Turismo de Estado, Adenauer Góes, realizou uma visita à obra de reforma e adequação do Terminal Hidroviário de Belém, Armazém 9 da Companhia Docas do Pará (CDP). Também participaram da visita representantes da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), Sindicato dos Guias de Turismo do Pará (Singtur-PA),Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo – Seção Pará (Abrajet-Pará), além de empresários do ramo hoteleiro e do turismo.
O novo terminal hidroviário possui dois pavimentos: o inferior que será destinado para o desembarque e embarque de passageiros e o superior funcionará os órgãos que atuam na fiscalização do transporte hidroviário, como Polícia Federal, Receita Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 
Pavimento inferior
Pavimento superior

Adenauer Góes relatando os benefícios do novo terminal
“Este terminal terá uma estrutura semelhante à Estação das Docas, contudo irá facilitar o trabalho de fiscalização da Anvisa, Polícia e Receita Federal. O trabalho que está sendo feito beneficiará vários setores, então cada etapa concluída é um sonho que está sendo realizado”, declarou o Secretário de Turismo de Estado, Adenauer Góes.
De acordo com o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly, o porto que atualmente funciona para o embarque e desembarque de passageiro, Armazém 10 da CDP, ocupa uma área de 900 m². Quando o Armazém 9 começar a operar, a área total será de 2.400 m². “Com esse novo terminal, o Governo do Estado oferece à sociedade e ao turismo um espaço eficiente, que irá trazer benefícios tanto no tráfego de passageiros, quanto no serviço alfandegário. O terminal também pretende oferecer as mesmas condições de conforto da malha aérea para aqueles que precisam utilizar a malha hidroviária”, ressaltou.
O presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly, explicando detalhes da obra
Abraão Benassuly detalhando a planta do projeto
“O nosso grande desafio é projetar a marca do Estado do Pará para o Brasil e essa reforma e ampliação do terminal mostra a preocupação do Governo do Estado em externalizar essa vontade”, afirmou o presidente da Paratur, Marcelo Mendes.
O porto ainda contará com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, dois flutuantes com rampa articulada, scanner para revista de bagagem, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Juizado de Menores, Delegacia de Imigração (Delemig), lojas, farmácia, lanchonete e banheiros. A obra iniciou no início do mês de fevereiro deste ano, e a previsão de conclusão é para o início do ano que vem. O valor total é de R$ 10.994.440,12
 “É muito bom ver um local que estava praticamente abandonado se transformar em um espaço funcional, que irá impulsionar ainda mais o turismo paraense”, frisou o vice-presidente da Abrajet-Pará, Nilton Guedes. 
Singtur, Abrajet e CPH

Por Lorena Palheta, de Belém

Direito de Resposta



A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet), vem a público esclarecer que, ao contrário do que foi publicado pela coluna Repórter Diário, do jornal Diário do Pará, no último sábado, dia 21, não expressa nenhum tipo de desconfiança ou qualquer sentimento negativo que seja em relação ao novo presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur). A nota publicada não condiz com a verdade e ainda coloca a Abrajet em situação de desconforto perante os gestores da Paratur.

Esclarecemos, ainda, que a missão da Abrajet é divulgar e incentivar o turismo brasileiro e do Pará, assim como defender os interesses dos profissionais de comunicação e de turismo que atuam nessa área, motivo pelo qual integra o Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur), Conselho Municipal de Turismo (Comtur) da capital paraense e, através da Abrajet Nacional, o Conselho Nacional de Turismo (CNTUR) e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), entre outras entidades representativas dos profissionais de comunicação especializados em turismo na Europa e América Latina.

Na oportunidade, damos boas vindas ao novo presidente da Paratur, o publicitário Marcelo Mendes, e nos colocamos à sua disposição para apoiá-lo em sua missão de promover, divulgar e aplicar ferramentas de marketing em prol do turismo paraense.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Abrajet-PA apoia mobilização de jornalistas


A Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo – Seção Pará (Abrajet-PA) é solidária à campanha do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) “Jornalista Vale Mais!”, que reivindica o piso salarial e melhores condições de trabalho aos jornalistas paraenses. Sabemos da importância de nossa classe e do trabalho que realizamos para a sociedade e, por isso, manifestamos nosso apoio na luta.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Gastronomia como cultura é discutida em conferência livre


Na última segunda-feira, 9, ocorreu na Estação Business (Estação das Docas - Mezanino Boulevard da Gastronomia), a I Conferência Livre de Gastronomia da Amazônia promovida pelo Instituto Paulo Martins. O encontro possui o aval do Ministério da Cultura e inicia diálogo oficial da gastronomia como cultura. Desse modo, o objetivo do evento foi discutir propostas que serão apresentadas na III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá no mês de novembro.
Ao todo, foram apresentadas e debatidas vinte propostas que englobaram a valorização da gastronomia tradicional brasileira, em especial a amazônica, a discussão de políticas públicas voltadas para esse setor, o estudo da cultura alimentar e o resgate das tradições e costume indígenas, afrodescendentes, ribeirinhos, entre outros.
“A gastronomia é um assunto que deve ser levado à comunidade, para que a partir daí nós tenhamos políticas públicas voltadas para esse setor. A sociedade em geral deve ter a compreensão que a gastronomia não está ligada à elite, mas sim a cultura do nosso povo”, destacou Joanna Martins, que esteve à frente da Conferência.
Estiveram presentes na Conferência cerca de trinta pessoas, entre chefs de cozinha, donos de restaurantes e representantes de entidades ligadas ao turismo paraense.
“O brasileiro em si se subestima e tem a mania de só achar bom o que é de fora. A culinária paraense é reconhecida e respeitada internacionalmente. Por isso, a gastronomia é uma grande aliada no reconhecimento e valorização do que é nosso”, concluiu Joanna Martins.
 
Instituto Paulo Martins: valorização da culinária paraense
Arquiteto por formação, Paulo Martins possui reconhecimento internacional como o “Embaixador da Cozinha Paraense”, pelo seu trabalho de divulgação e aprimoramento da gastronomia do Pará. Paulo foi o idealizador do festival “Ver-o-Peso da Cozinha Paraense”, realizado desde 2000. No dia 9 de setembro fez três anos da morte do chef.
O Instituto Paulo Martins é uma entidade sem fins lucrativos, criada com o objetivo de promover o estudo e a divulgação da gastronomia paraense e amazônica brasileira, realizando ações práticas de pesquisa e capacitação tecnológica, social e cultural.

Por Lorena Palheta, de Belém

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Empresários do Pará fazem negócios na Feira de Turismo das Américas

Caravana de agentes associados à ABAV-PA, com o secretário de turismo do Pará, Adenauer Góes e a presidente da Paratur, Socorro Costa.

Um grupo de empresários composto por mais de vinte agentes de viagens do Estado Pará desembarcou em São Paulo na última quinta-feira, 5 para participar da 41ª Feira de Turismo das Américas – Abav 2013, no Parque do Anhembi. Na mala a expectativa de fazer grandes negócios.

Na feira, o grupo de empresários da Associação Brasileira de Agentes de Viagens – Abav Pará fez visita técnica nos estandes das companhias áreas patrocinadoras da caravana do Pará, Azul e Tam Linhas Aéreas. Onde, no estande da Tam os representantes da companhia aérea reafirmaram que estão em negociação para a liberação de um vôo direto Belém e Miami, previsto para iniciar em dezembro deste ano.

Após participarem das rodadas de negócios e das palestras, o grupo marcou presença na reunião promovida pela Secretaria Estadual de Turismo do Pará (Setur) com os representantes da companhia aérea TAP, o secretário Adenauer Goes apresentou um vídeo que representou o forte laço que une o Pará e Portugal. “A Setur está de parabéns em fazer esta apresentação, e estamos unindo esforços para conseguirmos trazer este vôo de Belém para Lisboa. A expectativa é grande, vamos aguardar os próximos passos”, destacou Edna Rocha, presidente da Abav Pará.

Depois de participarem de rodadas de negócios, palestras e diversas reuniões comerciais, além de conhecerem e realizarem negócios com todo o trade turístico das Américas, no maior mercado emissivo do Brasil, os empresários paraenses marcaram presença no show da cantora Fafá de Belém que encerrou a programação do dia em solo paulista.


Texto: Isa Arnour, de São Paulo 

Abrajet-Pará apoia a realização do “IX Turismo em Debate”


Promover e divulgar o turismo no Estado do Pará. Este é o objetivo da Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo – Seção Pará (Abrajet-PA). Seguindo sua missão, a Abrajet-Pará apoia a o “IX Turismo em Debate”, que é realizado desde 2002 pela Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O seminário surgiu a partir da necessidade de debater o turismo de forma crítica e a partir de perspectivas acadêmica, política, mercadológica e social. Este ano, o tema será: “Turismo, Cultura e Cidades: Diversidades e possibilidades para a Amazônia”.
A temática foi escolhida para congregar a comunidade acadêmica, profissionais liberais, planejadores públicos e empresários do turismo em debates, reflexões e trocas de experiências acerca da importância da diversidade cultural para o desenvolvimento turístico de cidades, principalmente daquelas localizadas na Amazônia.
“Estamos à disposição para realizar parcerias com instituições ligadas ao turismo para juntar forças e, assim, realizar um trabalho de forma integralizada, onde todos possam dar suas contribuições”, ressaltou a presidente de Abrajet-PA, Isa Arnour.
O “IX Turismo em Debate” ocorrerá no período de 29 de outubro a 1 de novembro, no Centro de Convenções Benedito Nunes, na UFPA.

Por Lorena Palheta, de Belém

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Estande do Pará mostra potencialidade turistica durante feira especializada

 
Férias é tempo de viajar, conhecer novos lugares, passear, mas para onde? A sua resposta esta na 41ª ABAV-Feira de Turismo das Américas onde estão reunidos mais de 2.700 expositores, representando mais de 60 países. Com o slogan "Seu principal destino de negócios" a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) realiza de 4 a 8 de setembro no Anhembi, em Sao Paulo, mais de 200 palestras e rodadas de negócios com a participação estimada de 28 mil profissionais do setor.
 
Entre os 27 estados brasileiros, o Pará está representado por diversas entidades "Sempre participamos dos eventos da Abav, mas neste ano de 2013 conseguimos reunir a Paratur, o Polo Joalheiro, a Organização Social Pará 2000 e a Secretaria de turismo, além do trade de agencias de viagem, guias de turismo e setor hoteleiro. Estamos divulgando o plano de marketing Ver-o-Pará, através dos diversos atrativos paraenses" destacou Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).
 
Os valores representativos do Pará: sustentabilidade, criatividade, originalidade, diversidade e autenticidade são apresentados aos visitantes do estande através da culinária peculiar, material de divulgação do Círio de Nazaré, Belém e apresentação do carimbó.
 
A gerente de marketing, comunicação e cultura da Organização Social Pará 2000, Isa Arnour, destaca que "Viemos até São Paulo com a intenção de divulgar e inserir cada vez os espaços administrados pela Para 2000, o centro de convenções Hangar, a Estação das Docas e o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, que são atrativos turisticos da capital paraense,no pacote de viagem das principais agências e apresentar para a mídia especializada toda a potencialidade desses espaços na Amazônia"
 
A extensa programação do estande Pará  contará na quinta feira, 5 de setembro, a partir das 16h30 o receptivo de membros da TAP, empresa área portuguesa, pelo Secretario de Turismo do Pará, Adenauer Goés, seguido de um show muito especial da cantora Fafá de Belém.
 
Serviço:
 
41 Abav -Feira de Turismo das Américas
Estande Pará
De 4 a 8 de setembro de 2013
Horário:  Dias 4,5 e 6 das 12 às 19h e dias 7 e 8 das 13h às 20h
 
Por Fernanda Scaramuzzini / Ascom OS Pará 2000

Fafá de Belém, Mistura Regional e o apelo da cultura e natureza do Pará na vitrine da Feira das Américas em SP

Foi aberta oficialmente no final da manhã desta quarta-feira, dia 4, no Anhembi, em São Paulo (SP), a 41ª Feira de Turismo das Américas - ABAV. Com o tema "Seu principal destino de negócios nas Américas", o evento, que inclui ainda o 40º Encontro Comercial Braztoa.

Durante a abertura o presidente da ABAV Nacional, Antônio Azevedo, falou do orgulho da ABAV em representar a qualidade superior dos serviços personalizados prestados para os turistas", enquanto maior canal de vendas de viagens no país; que já concentra 4% do Produto Interno Bruto do Brasil e projeta crescer neste ano extraordinários 7,3%. "Este evento, que já era uma referência, passa a ser doravante um marco fundamental da força turística do Brasil". Complementou Azevedo, que formalizou a abertura do evento ao lado do Ministro do Turismo, Gastão Vieira e outros nomes do turismo brasileiro.

A Amazônia está no centro da atenção dos participantes da Feira das Américas tendo como carro chefe os estados do Amazonas e do Pará, que este ano conta com um grande estande e uma programação vaiara que inclui, entre outros atrativos apresentação de danças típicas do   grupo Mistura Regional, que promete muito carimbo. A gastronomia tem um espaço especial para degustação das delícias regionais como licor de jambu,  cupuaçu, queijo de búfala, bolinho de tapioca e cheiro do Pará.

Nesta quinta-feira, dia 5, às 18 horas a grande atração do Pará no palco central do Ministério do Turismo será a cantora paraense Fafá de Belém, que leva ao palco um repertório especialmente atraente aos agentes e operadores que vendem o turismo paraense.

A participação do Pará no evento reúne, entre outros, a Paratur, Setur, Abav-PA, Pólo Joalheiro, OS Pará 2000 (Hangar, Estação das Docas Mangal das Garças), além de empresas privadas como Amazon Icoming Service, especializada em cruzeiros e turismo de natureza, a Travel In Turismo, que vende Belém, Marajó e Tapajós, assim como a Boeing Turismo, a Fazenda Sanjo, uma das mais procuradas do Marajó pelos turistas, Pólo Joalheiro com uma exposição exclusiva de jóias paraenses, Bragança, com seus atrativos que representam a Amazônia Atlântica, entre outras, que  estão juntas em defesa do Pará – a obra-prima da Amazônia.

“Esta é mais uma ação compartilhada entre o Governo do Pará, aqui representado pela Sedip, Setur, Paratur, e outros órgãos, pela sociedade civil organizada, tendo a ABAV como principal parceiro e a iniciativa privada. Nossa meta é dar continuidade à execução do Plano Ver-o-Pará que sinaliza nossas estratégias para tornar o Pará líder em turismo na Amazônia até 2020”. Afirmou Socorro Costa, que coordena a participação do Pará na Feira das Américas.

A Feira da Américas segue até domingo, dia 8, no Anhembi.



A presidente da Abav Pará, Edna Rocha, com Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur compartilhando a missão de promover o Pará na Feira das Américas

Alberto Silva e Brena Bandeira anunciam o show que o grupo Mistura Regional
 levado pela Paratur, vai apresentar na próxima sexta-feira, ao longo do dia, no estande do Pará

Antônio Américo, diretor da Azul Linhas Aéreas, Rose Larrat, da ABAV
e Boeing Turismo com Socorro Costa, presidente da Paratur

Antônio Azevedo, presidente da ABAV deu boas vindas as participantes
da Feira das Américas

Claudia Tosone , da Chias Marketing e Carlos Figueira, da Gerência de Promoção
da Paratur, traçaram as estratégias de captação de agentes e operadores de turismo no estande do Pará

Eduardo Sanovicz, da EBC, com a nova presidente da TAM,
Cláudia Sender  e Socorro Costa, presidente da Paratur

Equipes da Paratur, Pólo Joalheiro e OS Pará 2000 preparados para dar boas vindas
aos participantes da Feira das Américas no estande Pará, a obra-prima da Amazônia

O empresário João Riberio, da Amazon Icommining Service está entre diversos empresários que promovem o Pará no estande do Governo do Estado na Feira das Américas

O maranhense João Pereira Martins, da Caravelas Turismo, com a diretora
de marketing da Paratur, Jacqueline Alves, Rui Martini, da Uirapuru Turismo (PA)
e Claudia Tolsoni, da Chias Marketing, no estande do Pará

Rose Larrat, da ABAV -PA, Luiz Mor, vice presidente da TAP
e Socorro Costa, presidente da Paratur

Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará, com Sueli Calais e Claret Guerra do MG Turismo
 e Abrajet Minas Gerais com Socorro Costa, presidente da Paratur



Texto e Foto: Benigna Soares – GEC Paratur