quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Festival Internacional do Camarão da Costa Negra começa terça-feira, 27


Os Chefs concorrentes no Festival Internacional do Camarão da Costa
Negra: Élcio Nagano, restaurante Soho; Juscelino Menezes, restaurante
Grazie; Alberto Martinelli, restaurante Jardins do Alchymist;Luca Lulli,
restaurante The Lab; Luciano Ferreira, restaurante Oásis Atlântico, e
Eduardo Andrade, restaurante Bocca Bistrô. (Foto Fernando Cavalcanti).

Começa nesta terça-feira, 27, baseado no sucesso das edições anteriores, o IV Festival Internacional do Camarão da Costa Negra que acontecerá de 27 de novembro a 1º. de dezembro de 2012 na Fazenda Cacimbas, em Acaraú, Ceará, dividido em dois momentos. No primeiro, de 27 a 29, haverá o Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura da Litoral Oeste com palestras técnicas e científicas de categorizados especialistas. O segundo momento, o “Grand Shrimp Festival”, nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, terá a participação de renomados “chefs” de cozinha nacionais e internacionais, que participarão de “workshops” e de concurso de gastronomia. Haverá ainda “shows” de importantes nomes da música brasileira, como os cantores José Augusto e Chico Pessoa.


O empresário Livino Sales é o idealizador e executor do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra e presidente da ACCN-Associação dos Carcinicultores da Costa Negra, que compreende os municípios de Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara e Itarema. . Durante o evento, além das palestras técnicas, haverá reunião da Câmara Setorial do Camarão, julgamento de pratos feitos à base do crustáceo pelos “chefs” convidados e o casamento desses pratos com vinhos e outros ingredientes. Cursos rápidos para pessoas interessadas e “workshops” gastronômicos também estão previstos com os “chefs” internacionais. Na ocasião será entregue o Troféu Mérito Costa Negra aos agraciados de 2012. A Prática Eventos, sob o comando de Enid Câmara, cuida da organização estrutural do festival com sua eficiente equipe.

Mais informações:


Prática Eventos – (85) 3433.7685 – 3433.7684
Assessoria de Imprensa
José Rangel – (85) 9906.0706
jrangel@secrel.com.br



Promoção

Os diretores da Azul Linhas Aéreas, Antônio Américo (Diretor Geral) e Warlino Silva (Diretor Regional Pará), garantiram a participação do Pará com cerca de 10 agentes de viagens no festival de Turismo de Gramado (Festuris). O apoio, somado à montagem do estande e atendimento especializado feito pela equipe de marketing da Paratur, garantiu uma excelente participação do pará no evento, de 22 a 25, no Serra Park, em Gramado (RS), com mais de 600 expositores. A equipe da Paratur foi comandada especialmente por Socorro Costa, presidente da Casa.

Gramado




Os jornalistas Cleiton Palmeira (Passaporte Pará) e Benigna Soares (gerente de Comunicação da Paratur), representaram a Abrajet Pará na cobertura do 24o. Festival de Turismo de Gramado (Festuris), de 22 a 25, em Gramado (RS). Na foto aparecem com a equipe de Comunicação do Festuris, comandada pela jornalista Glaucia Nielsen.


A gerente de Comunicação da Paratur e Diretora Regional Norte da Abrajet, Benigna Soares, com a colunista Shirley Rodrigues, da Folha de Boa Vista, Socorro Costa, presidente da Paratur e Jânio Tavares, da revista Somos da Amazônia, no estande do Pará, durante o Festival de Turismo de Gramado.

Internacionalização consolidada: 56 países marcaram presença no Festuris



Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Vinícius
Em mais uma edição com grande sucesso, e números cada vez mais expressivos, o Festival do Turismo de Gramado chegou novamente ao final de mais uma edição. Durante a coletiva oficial do evento, no sábado (24) à tarde, os diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius avaliaram as novidades apresentadas neste ano e os principais projetos para 2013, ano em que o Festuris completa 25 anos.

Logo no início da apresentação, Marta Rossi enalteceu os parceiros, que são grandes responsáveis pelo sucesso do evento: “Todos os amigos do festival sempre contribuem de maneira positiva para nós, sendo grandes responsáveis por cada novidade que a feira proporciona. Quando planejamos esta 24ª edição, nosso principal objetivo foi fazer com que os participantes gostassem tanto do evento, que eles mesmo prospectassem e pedissem mais uma edição, que foi o que ocorreu”, ressaltou.

O diretor Eduardo Zorzanello divulgou o levantamento oficial de países presentes, o aumento na metragem e no número de participantes. “Neste ano, conseguimos mais uma vez um aumento na nossa metragem e em público participante. Em 2012, batemos a casa de 14 mil pessoas nos dois dias de feira, isso tudo contando com um aumento de 6,55% na metragem oficial comercializada.” Além destes dados, Zorzanello comemorou a marca de 56 países estiveram presentes no evento, entre expositores, visitantes e caravanas internacionais”, lembrou, mostrando cada vez mais a força internacional que o Festuris tem.

Nova data para 2013 - Aproveitando que, no próximo ano, o evento comemora bodas de prata, os organizadores decidiram antecipar em uma semana o festival de 2013, e o diretor Marcus Vinícius explicou a mudança: “A feira vem crescendo, e está totalmente consolidada. Sabendo disso, decidimos adiantar o evento em alguns dias, fugindo um pouco do protocolo normal da feira. No próximo ano, o Festuris ocorrerá de 7 a 10 de novembro de 2013, tentando encontrar diversas facilidades, perante economia e com a possível absorção de novos mercados. A próxima edição com certeza será emocionante”, revelou Marcus.

Congresso - A responsável pela organização dos temas e debates do congresso da feira, a presidente da Abav-RS, Rita Vasconcellos, celebrou o sucesso da ação: “Os temas deste ano foram escolhidos baseados nas novas tendências deste mercado, que é o turismo. Buscamos, com estes painéis, apresentar ao agente de viagens a importância do conhecimento, e mostrar o que devem esperar, e como se preparar para o congresso”, revelou Rita.

Na coletiva de imprensa, os diretores revelaram a data do
Festuris 2013
Aproveitando as palavras de Rita, a secretária do Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, agradeceu aos organizadores da feira por tanto contribuir com a cidade: “Para Gramado, o Festuris é um presente. Há 24 anos, a cidade não era nem de longe o destino turístico que é hoje. A feira foi uma das ações responsáveis por tornar Gramado um destino turístico de tanto sucesso, que é lembrado em todos os lugares do mundo”, agradeceu Rosa Helena.

A partir de março de 2013, as principais novidades da próxima edição começarão a ser divulgadas. Criação de novos salões, novidades no congresso, e um número maior de mercados internacionais estão entre as principais pautas para este próximo evento.

Internacionalização – Os países participantes do Festuris foram: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Birmânia, Bolívia, Butão, Camboja, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, Cuba, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Malásia, Marrocos, México, Mongólia, Nepal, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Seychelles, Sri Lanka, Suíça, Tailândia, Uruguai, Tunísia, Venezuela, Vietnã (Texto: Eduardo Saueressig / Serra Press).

Pará encerra em Gramado (RS) calendário nacional de feiras e eventos 2012

A Companhia Paraense de Turismo (Carlos Figueira (gerente de Promoção da Paratur), Antônio Azevedo (presidente da Abav Nacional), Socorro Costa (presidente da Paratur) e Ariane Mathne (gerente de Captação de Eventos da Paratur) na abertura do Festuris. (Foto: Benigna Soares-Abrajet/ Paratur)

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), encerrou neste domingo (25), em Gramado (RS), a participação anual no calendário nacional e internacional de eventos oficiais de turismo. Na terra do natal e do chocolate a Paratur esteve de 22 até este domingo com um estande de 16 metros quadrados apresentando a nova marca turística do Estado, associada ao slogan Pará: a obra-prima da Amazônia. O estande foi um dos mais procurados no Centro de Feiras e Eventos Serra Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O evento, que foi aberto oficialmente na noite da última quinta-feira, dia 22, no Palácios dos Festivais, reuniu cerca de 600 expositores do Brasil e do exterior, onde também estiveram cerca de 10 agentes de viagens do Pará, dividindo a missão de promover e divulgar o turismo paraense com a equipe de marketing da Paratur.

Em frente ao estande do Pará agentes de viagens experimentando dicas do programa Turismo Acessível , lançado pelo Governo do Rio Grande do Sul. (Foto: Benigna Soares-Abrajet/ Paratur)

"Este momento marca o fechamento da participação anual do Pará no calendário de feiras e eventos nacionais e internacionais. Participar do Festuris em Gramado é resultado de um compromisso firmado com seus realizadores, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcos Vinícius, que ano após ano recebem a comitiva do Pará com muito carinho aqui no Rio Grande do Sul. Ano passado o secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, comandou a vinda da equipe da Paratur, que ele presidia, trazendo inclusive a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para divulgar o círio. Este ano nosso carro chefe é a cultura paraense, representada também pela gastronomia e trouxemos produtos de importantes parceiros, como o Pólo Joalheiro, a marca do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, no livro que conta a história desse importante evento idealizado pelo chef Paulo Martins". Disse Socorro Costa, presidente da Paratur.

Antônio Américo e Warlindo Gomes, diretores da Azul Linhas Aéreas, que patrocinou o Famtur dos agentes da Abav-Pará ao Rio Grande do Sul para o Festuris. (Foto: Benigna Soares-Abrajet/ Paratur)

Operadores de turismo e agentes de viagens, assim como jornalistas especializados estão entre os principais visitantes do estande, inspirado no Plano Estratégico do Turismo Ver-o-Pará. Segundo o Plano, lançado ano passado pelo Estado como instrumento de gestão e promoção do turismo paraense, entre os cinco segmentos turísticos principais do Pará - natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios -, a cultura e a natureza são prioritários, por serem os principais elementos que diferenciam o Pará dos outros destinos turísticos. Além disso, o Plano Ver-o-Pará elege a sustentabilidade como um dos principais valores a serem agregados ao destino, junto com outros, como originalidade, criatividade, autenticidade e diversidade, como explica Socorro Costa.

"Comercializo o destino Pará há alguns anos, em especial Belém, Marajó e o Tapajós. Acompanho a evolução dos produtos do estado, sempre presente na principais feiras do Brasil e do exterior". Elogia Vicente Reis, da BWT Operador.

José Carlos DÁvila (presidente da Abrajet RS), Socorro Costa (presidente da Paratur) e Benigna Soares (gerente de Comunicação da Paratur e diretora Regional Norte da Abrajet) no Palácio dos Festivais, na abertura do Festuris. (Foto: Benigna Soares-Abrajet/ Paratur)

"Vendo muitas passagens para Belém. É grande a procura por roteiros naquele estado". Afirmou a agente de viagens Maria da Conceição, da Sputnik Viagens e Turismo, agência localizada em São Paulo. Ela aproveitou a oportunidade para se reunir com o gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira e com a agente de viagens Socorro Graça, da Vitória Régia Turismo. O encontro serviu para aproximação entre as duas agências e apresentação, pela Paratur, do roteiro de sete noites e oito dias em Belém, Marajó e Tapajós, formatado pela Paratur e pela consultoria Chias Marketing, que acompanha o Pará.

O jornalista Julio Debali, da revista eletrônica do Mercosul Viajes & Turismo, também visitou o estande, com objetivo de articular a inda de um grupo de jornalistas do Uruguai ao Pará no primeiro semestre de 2013. O Press Trip foi combinado com a Gerência de Comunicação e presidência da Paratur e deve acontecer em meados de abril, envolvendo Belém e Santarém.

Atendimento no estande do Pará no Festival de Turismo de Gramado. (Foto: Benigna Soares-Abrajet/ Paratur)


Estande do Pará desperta atenção no Festuris 2012


Comitiva do Pará no Festuris - Festival de Turismo de Gramado, no Serra Park, Rio Grande do Sul. 
Na foto: Alexandre Brito (Abav Pará), Silvia Sidonio (Emater Pará) Socorro Costa (Presidente da Paratur), Vicente Reis (BWT Operadora), Irene Belo (Belo Alter Hotel), Andrea Bonna (Bona Viagens), Ana Sanches (Chama da Amazônia), Alex Flávio (Brazil Amazon Turismo), Lorena Silva (TM Tour), Jacqueline Rocha (Rocha Turismo), Fátima Lopes (Boeing Viagens e Turismo), Carlos Figueira (Paratur), Loecy Sales Vale Verde Turismo. Por: Benigna Soares - Abrajet/ Paratur









O estande do Pará, a obra prima da Amazônia, está sendo um dos dos mais procurados no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O evento, que foi aberto oficialmente na noite da última quinta-feira, dia 22, no Palácios dos Festivais, reúne cerca de 600 expositores do Brasil e do exterior, onde também estão cerca de 10 agentes de viagens do Pará, dividindo a missão de promover e divulgar o turismo paraense com a equipe de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

"Este momento marca o fechamento da participação anual do Pará no calendário de feiras e eventos nacionais e internacionais. Participar do Festuris em Gramado é resultado de um compromisso firmado com seus realizadores, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcos Vinícius, que ano após ano recebem a comitiva do Pará com muito carinho aqui no Rio Grande do Sul. Ano passado o secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, comandou a vinda da equipe da Paratur, que ele presidia, trazendo inclusive a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para divulgar o círio. Este ano nosso carro chefe é a cultura paraense, representada também pela gastronomia e trouxemos produtos de importantes parceiros, como o Pólo Joalheiro, a marca do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, no livro que conta a história desse importante evento idealizado pelo chef Paulo Martins". Disse Socorro Costa, presidente da Paratur.

Operadores de turismo e agentes de viagens, assim como jornalistas especializados estão entre os principais visitantes do estande, inspirado no Plano Estratégico do Turismo Ver-o-Pará. Segundo o Plano, lançado ano passado pelo Estado como instrumento de gestão e promoção do turismo paraense, entre os cinco segmentos turísticos principais do Pará - natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios -, a cultura e a natureza são prioritários, por serem os principais elementos que diferenciam o Pará dos outros destinos turísticos. Além disso, o Plano Ver-o-Pará elege a sustentabilidade como um dos principais valores a serem agregados ao destino, junto com outros, como originalidade, criatividade, autenticidade e diversidade, como explica Socorro Costa.

"Comercializo o destino Pará há alguns anos, em especial Belém, Marajó e o Tapajós. Acompanho a evolução dos produtos do estado, sempre presente na principais feiras do Brasil e do exterior". Elogia Vicente Reis, da BWT Operador.

"Vendo muitas passagens para Belém. É grande a procura por roteiros naquele estado". Afirmou a agente de viagens Maria da Conceição, da Sputnik Viagens e Turismo, agência localizada em São Paulo. Ela aproveitou a oportunidade para se reunir com o gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira e com a agente de viagens Socorro Graça, da Vitória Régia Turismo. O encontro serviu para aproximação entre as duas agências e apresentação, pela Paratur, do roteiro de sete noites e oito dias em Belém, Marajó e Tapajós, formatado pela Paratur e pela consultoria Chias Marketing, que acompanha o Pará.

O jornalista Julio Debali, da revista eletrônica do Mercosul Viajes & Turismo, também visitou o estande, com objetivo de articular a inda de um grupo de jornalistas do Uruguai ao Pará no primeiro semestre de 2013. O Press Trip foi combinado com a Gerência de Comunicação e presidência da Paratur e deve acontecer em meados de abril, envolvendo Belém e Santarém.

O Festuris segue até o dia 25, no Serra Park, em Gramado, Rio Grande do Sul.



Atendimento no estande do Pará no Festival de Turismo de Gramado. Foto: Benigna Soares-Abrajet/ Paratur

Antônio Américo e Warlindo Gomes, diretores da Azul Linhas Aéreas, que patrocinou o Famtur dos agentes da Abav-Pará ao Rio Grande do Sul para o Festuris. Foto: Benigna Soares-Abrajet/ Paratur 

Em frente ao estande do Pará agentes de viagens experimentando dicas do programa Turismo Acessível , lançado pelo Governo do Rio Grande do Sul. Foto: Benigna Soares-Abrajet/ Paratur

Carlos Figueira (gerente de Promoção da Paratur), Antônio Azevedo (presidente da Abav Nacional), Socorro Costa (presidente da Paratur) e Ariane Mathne (gerente de Captação de Eventos da Paratur) na abertura do Festuris. Foto: Benigna Soares-Abrajet/ Paratur 


José Carlos DÁvila (presidente da Abrajet RS), Socorro Costa (presidente da Paratur) e Benigna Soares (gerente de Comunicação da Paratur e diretora Regional Norte da Abrajet) no Palácio dos Festivais, na abertura do Festuris. Foto: Benigna Soares-Abrajet/ Paratur

Representantes da Paratur e Embratur juntos no Festuris



Foto: Benigna Soares - Abrajet / Paratur

A presidente da Paratur, Socorro Costa, o gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira, com Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e Ariane Mathne, gerente de Captação de Eventos da Paratur, em um encontro informal após a abertura do Festuris, no Palácio dos Festivais, em Gramado. Pedroso lembrou à Socorro Costa que a Embratur e ele estão à disposição do Pará para a promoção e divulgação do turismo paraense.

Pará é representado em Gramado


( Foto: Benigna Soares - Abrajet / Paratur)

A comitiva do Pará prestigiou a abertura do Festival de Turismo de Gramado. Na foto; Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, Eduardo Zorzanelo, diretor do Festuris, Socorro Costa, presidente da Paratur, Marta Rossi, diretora do Festuris, Ariane Mathne, gerente de Captação de Eventos da Paratur, Marcos Vinícius, diretor do Festuris, Carlos De La Rocque, coordenador da Belemtur. Cerca de 10 agentes de turismo que operam nas seis regiões turísticas do Pará representam o Estado no evento, que acontece até o dia 25, em Gramado.