quinta-feira, 31 de maio de 2012

Posse de Rogerio Almeida na Abrajet-PB


Rogério Almeida à côté Yluska (Fotos: Fernando Machado)
Com um coquetel dos mais concorridos tivemos quarta-feira, à noite, no Hotel Tambaú, em João Pessoa, a posse da nova diretoria da Abrajet-PB que tem à frente o jornalista Rogério Almeida. Recebendo os convidados estava Rogério Almeida, muito elegante by Calvin Klein à côté Yluska.

Vitor Felipe e Natalia Taveira Miss PB-2011


O Tambaú foi inaugurado no dia 11 de setembro de 1971, na gestão do governador Ernani Satiro, com o nome Hotel Tropical. Ele foi projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes e pertencia a Varig. Atualmente é da Fundação Ruben Berta. O encontro aconteceu no Salão Paraíba.

Georges Thévoz, Diana Miranda e Sebastião Filho
O mestre de cerimônia foi Filipe Miranda que convidou o presidente nacional da Abrajet, Helcio Estrella para sua saudação. Depois falaram Rogério Almeida, a ex-primeira dama da Paraiba Glauce Burity e Palmary Lucena. Tivemos entrega de diplomas, carteira de sócios e de 25 troféus Construtores do Turismo Paraibano. O troféu foi grifado pelo artista plástico Clovis Junior.

Alberto Gonçalves de Souza, Liszt Madruga e Hélcio Estrella
Durante a entrega dos diplomas, carteiras e troféus aconteceram apresentações da violinista Belle Soares, as bandas Nossa Voz (composta por três mulheres) e Gavião do Forró, os cantores Beto Brito, Fubá e Diana Miranda. Muito bonito os arranjos de gypsophilas blues e murta do decorador pernambucano Leo Peixoto.


Abelardo Jurema, Astrid Bakke, Ricardo Castro e Humberto Arruda
O bufê foi assinado pelo chef Abrãao Honório e constou de volovan de frutos do mar, espetinhos de peru com bacon, empada de palmito, camarão à milanesa, samosa de frango, acompanhados de molhos (tártaros e iogurte com hortelã).

Rogério Almeida, Ariadne Quintella e Luiz Felipe Moura
Impossível citar as presenças entre cerca de 150 convidados, mesmo assim destacamos os pernambucanos Ariadne Quintela (presidente da Abrajet), Sonia Medeiros, Luiz Felipe Moura, Georges Thévoz e Leo Peixoto; o presidente da Abrajet de Santa Catarina Alberto Gonçalves de Souza e Marly, o presidente da Abrajet do Rio Grande do Norte Liszt Madruga, a presidente da PBtur Ruth Avelino.

Belle Soares e Jurandir do Sax
Ainda a ex-primeira dama da Paraiba Silvia Cunha Lima, o secretário de Turismo do Conde Saulo Barreto, os cronistas sociais Abelardo Jurema, Humberto Arruda, Ricardo Castro e Astrid Bakke, a presidente do Convention Elizia Lopes, a bonita Miss Paraíba, Natalia Taveira com o seu namorado o modelo Vitor Felipe, Jurandir do Sax, e Sheila Martins.


O artista plástico Clovis Junior


Texto: Fernando Machado- Colunista Social do Recife-PE


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Turismo Rural: Paratur e Setur apóiam Agrifal 2012

O turismo rural será um dos temas debatidos na Feira de Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal) 2012, uma das mais importantes do setor na região. Com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paraur), a feira acontece na próxima sexta-feira, dia 25 e segue até domingo, dia 27 no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar, em Belém tendo como tema “Integrando a Sociobiodiversidade, a segurança alimentar e o desenvolvimento rural sustentável”. O objetivo do evento é inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado estimulando a competitividade dos empreendedores familiares. O turismo rural é um desses segmentos que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado.

Na programação do evento, o turismo rural será contemplado através de um passeio de familiarização (Famtour) envolvendo os municípios de Belém, Bragança e Tracuateua, os dois últimos no pólo turístico Amazônia Atlântica, onde existem referências de empreendimentos bem sucedidos nesse segmento. O famtour acontece na sexta-feira, dia 25, com saída de Belém e paradas em Castanhal, Unidade Didática de Bragança, Sitio Boa Esperança e Fazenda Hotel Vitória.

O Objetivo é que os participantes (profissionais da área, empreendedores e técnicos que desenvolvem atividades voltadas para o turismo rural) possam conhecer a estrutura de receptivo turístico destes locais e coletar informações suficientes para iniciar a comercialização dos atrativos visando desenvolver e divulgar o turismo rural do Pará.

Ainda dentro da temática do turismo rural acontecerá a oficina Turismo Rural na Agricultura Familiar: preparando a propriedade para o turismo rural, que acontece no sábado, dia 26, de 08:00 as 12:00 e 14:00 as 18:00h no Hangar. A oficina, ministrada pela presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural – IDESTUR, Andreia Roque, pretende mostrar como o agricultor familiar pode potencializar, turística e economicamente, a sua propriedade com o foco em turismo rural. Haverá ainda, no dia 27, ás 18:00 a apresentação do Plano Estadual de Turismo Rural, que se insere no Plano Estratégico de Turismo do Pará, o “Ver-o-Pará”. A apresentação será feita pelo pelo técnico da Paratur, José Olenilson Pinheiro, que também é integrante do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Rural.

Turismo Rural: A Paratur vem desenvolvendo desde o ano passado várias ações pelos municípios do Pará para o incentivo do segmento do turismo rural como alternativa de emprego e renda para os produtores do estado. A iniciativa foi formalizada através de um termo de cooperação firmado ano passado entre o então presidente da Paratur, Adenauer Góes, hoje titular da Setur, com representantes da Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Além disso, o segmento é contemplado também pelo Plano Estratégico de Turismo do Pará – Ver-o-Pará, através de incentivo à eventos de agropecuários.

O apoio da Paraur a Feira de Agricultura Familiar da Amazônia Legal 2012 será feira através da sua Diretoria de Fomento (Difom) e Prodetur, segundo a diretora de Fomento, Liliane Obando. A presidente da Paratur, Socorro Costa e o secretário da Setur, Adenauer Góes, já confirmaram presença na programação.

FAMTOUR : Conheça um pouco dos municípios que vão ser apresentados no Famtour:

Belém

Mangas no Ver-o-peso Belém - PA - Por Hely Pamplona
Considerada principal porta de entrada da Amazônia, é referência no turismo regional em diversos aspectos, dentre eles o histórico e religioso. Os contrastes do ar de uma grande metrópole e o fato de estar bastante próximo à floresta, dão à capital paraense contrastes interessantes e especiais. Vários espaços na cidade hoje adaptados tornaram-se pontos de atração de visitantes, mas sem perder o charme da época da Belle Époque, tornando-a uma das mais importantes do mundo no final do século XVIII, no auge da economia da borracha. Sem dúvida, o local que melhor identifica a cidade é o complexo do Ver-o-Peso, que abriga uma das maiores feiras livres do mundo e ponto de convergência cultural e social das culturas presentes na Amazônia. Mas locais como a Estação das Docas, Feliz Luzitânia, Mangal das Garças, Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi, São José Liberto, Bosque Rodrigues Alves e Parque da Residência merecem a visita.

Belém traz em si marcas da colonização portuguesa presentes em antigas construções que compõem o patrimônio histórico local, tendo como principal representante o Forte do castelo, uma das construções que marca a ocupação lusitana da Amazônia. O objetivo da construção seria proteger a foz da bacia amazônica de possíveis tentativas de ocupação, especialmente de franceses, holandeses e ingleses, ainda no século XVII, época da fundação da cidade. Nos mesmos moldes foram construídos outros, a exemplo do Forte de Santo Antônio dos Pauxis, em Óbidos, próximo a Santarém. Os antigos canhões do Forte do castelo em Belém nunca dispararam um só tiro, mas ainda hoje marcam a imponência de uma época.

Belém é ponto de referência para os demais destinos do estado, dispondo de excelente estrutura hoteleira e de apoio ao turista. O aeroporto internacional de Val-de-Cans é porta de entrada e saída de visitantes de vários lugares do mundo, recebendo voos nacionais e internacionais todos os dias. Os portos localizados em praticamente toda a orla da cidade permitem acesso a destinos marcantes como por exemplo o Arquipélago do Marajó, com viagens diárias de navios e balsas. E pelas rodovias é possível seguir viagem para outros destinos, como Salinas, tracuateua e Marudá.

Bragança

Bragança - PA- Por Ana Morkasel
Cidade com marcante importância histórica e cultural, Bragança preserva tradições que ainda hoje fazem parte da vida da região da Amazônia Atlântica. A herança de costumes que começaram com os escravos dos antigos engenhos se perpetuou até os dias de hoje e dão um clima mais do que especial ao lugar, como a festa da Marujada de São Benedito, realizada todos os anos nos dias 25 e 26 de dezembro, onde milhares de “marujos” vestidos com seus trajes típicos tomam conta das ruas em um grande cortejo que homenageia o padroeiro do lugar. Chapéus enfeitados com penas, fitas e espelhos e detalhes, no primeiro dia na cor azul e no segundo na cor vermelha, fazem parte da indumentária das danças típicas da época como o retumbão, xote e mazurca, ritmos acompanhados pelos doces sons de rabecas, flautas e banjos confeccionados geralmente pelos próprios músicos.

Bragança é cercada de áreas de mangue, protegidas por leis ambientais que garantem o respeito aos animais nativos, como caranguejos e guarás, animais símbolos da região, muito presentes no local. Muitos visitantes vão até Bragança para conhecer a praia de Ajuruteua, distante cerca de 15 quilômetros da sede do município. A estrada que dá acesso ao local atravessa uma grande área de mangue onde é necessário ter cuidado com a travessia de caranguejos, que em certas épocas do ano são abundantes até mesmo na estrada. Ajuruteua é uma praia rústica de beleza inigualável e que conta com pousadas e locais onde os visitantes podem se instar e curtir as maravilhas do litoral Atlântico.

Tracuateua
Búfalos - Hotel Fazenda Vitória em Tracuateua- Por Benigna Soares
Localizado no polo turístico da Amazônia Atlântica no estado do Pará, o município de Tracuateua está distante cerca de 200 de Belém e assim como diversos municípios próximos, tem sua história ligada à Estrada de Ferro Belém-Bragança, desativada na década de 1960. A antiga Vila Formosa de Bragança foi transformada em município em 1995, com a emancipação do município de Bragança. O nome vem da junção do nome das grandes formigas que eram encontradas no lugar, os "Tracuás", e o termo "teua", que em tupi quer dizer "lugar", o que presume a conceituação de "lugar de formigas" ou "terra de formigas".

Uma das atrações culturais mais conhecidas do município é o seu Festival Folclórico, que acontece no mês de junho. Relativamente novo, o município é repleto de igarapés, trilhas e campos e possui belíssimas praias ainda pouco exploradas, como a de Quatipuru-Mirim.

Um dos cartões postais de Tracuateua, o corredor de Ipês do campo da antiga Embrapa, é um espetáculo à parte. No mês de novembro eles ficam praticamente sem folhas às vésperas da florada, quando então formam um belo espetáculo. A florada dura poucos dias e é uma sensação na cidade, atraindo turistas de vários lugares. A paisagem do município apresenta cerrados, capoeiras, igapós e campos, onde é possível encontrar aves como patos selvagens, garças, guarás, gaivotas e outros. Os verdadeiros paraísos naturais disponíveis, como a ilha de Otelina, encantam visittantes.

Tracuateua também sedia o Hotel Fazenda Vitória, onde funcionou um engenho do século XIX que atualmente atrai turistas pela tranquilidade e pelos passeios de canoa e prática de esportes de aventura. O lugar lembra bastante os campos do Marajó, inclusive pelos búfalos que podem ser encontrados por lá. A fazenda conta com uma pequena vila e capela, além de várias outras opções de lazer como o passeio de jangada, passeio de búfalo, entre outras atrações.

Serviços:

Evento: AGRIFAL – Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal

Período: 25 a 27 de maio de 2012

Contatos: 3212-0669 (Diretoria de Fomento da Paratur)

Bairros da Cidade Velha e da Campina são tombados em Belém‏

O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico dos bairros da Cidade Velha e Campina, localizados centro histórico de Belém do Pará, agora são tombados pelo Ministério da Cultura. O processo, elaborado pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi oficializado através da portaria nº 54 publicada no último dia 10 no Diário Oficial da União, após aprovação em maio do ano passado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Ao todo três mil edificações dos dois bairros serão protegidos pelo governo federal.
Complexo Feliz Lusitânia. Foto: Jean Barbosa
Prestes a completar o 400 anos, Belém têm nos bairros da Cidade Velha e da Campina as mais valiosas edificações de sua história. Tudo começou com o Forte do Presépio, no bairro da Cidade Velha. O forte foi a primeira construção portuguesa da cidade ainda no século XVII, e além de ser o marco da fundação de Belém, em 12 de janeiro de 1616, representou também o triunfo português sobre o domínio da região. Hoje a construção faz parte de um grande complexo denominado Feliz Lusitânia, denominação que os portugueses deram a primeiro núcleo da cidade, onde é possível ver as mais importantes igrejas de Belém como a Catedral da Sé e a Igreja de Santo Alexandre, o Museu de Arte Sacra, Casa das Onze Janelas e a praça Frei Caetano Brandão.

Outros destaques da Cidade Velha é o Museu Histórico do Estado do Pará que é sediado no Palácio Lauro Sodré e abriga um variado acervo relacionado à história do estado, e o Mangal das Garças, parque naturalístico que remonta aspectos da vegetação amazônica e que possui um Farol de onde é possível ter a melhor vista panorâmica da cidade.

Além da arquitetura colonial presente no complexo Feliz Lusitânia, há também a presença de construções do século XIX e XX, marcando outra fase da história da cidade: o ciclo da borracha. Neste período, além da grande prosperidade econômica que colocou Belém como uma das mais importantes cidades do país, foi também época de grande aproximação cultural da cidade com principais potencias mundiais até então: França e Inglaterra. Esta aproximação está marcada na arquitetura do Mercado de ferro do Ver-o-Peso, maior feira livre da América Latina e principal cartão postal da cidade, e na Estação das Docas, antigo porto de Belém que, após reforma em 2000 pelo governo do estado, é referência internacional como complexo turístico e cultural.

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) é grande incentivadora de projetos que resgatam a memória da cidade, especialmente no centro histórico de Belém. Um exemplo disso são Roteiros Geo-turísticos, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o apoio da Paratur, que desenvolve, desde o ano passado, roteiros de 15 em 15 dias no dois bairros. Os roteiros contemplam as principais edificações históricas e aspectos urbanísticos e paisagísticos da área fundação da cidade. Além disso, o grupo promove também roteiros temáticos, como em relação a fundação de Belém e em homenagem ao centenário do cinema Olympia, o cinema mais antigo do Brasil em funcionamento.

Forte do Presépio

Fundado em 12 de janeiro de 1616, a origem do Forte do Presépio confunde-se com a fundação da cidade. O espaço permite uma ampla vista para baía do Guajará e boa parte do Complexo Feliz Lusitânia. O forte sedia ainda o Museu do Encontro, que mostra peças de povos indígenas Marajoaras e Tapajônicas habitavam a região antes da chegada dos portuguesas na Amazônia.


Museu Histórico do Estado do Pará
O museu atualmente tem como sede o Palácio Lauro Sodré, construído em estilo neoclássico pelo arquiteto italiano Antônio Landi no século 18 para servir de moradia para os governadores e capitães gerias do Pará na época. O acervo do museu é diversificado, composto por composto de pinturas, mobiliário, acessórios, fotografias, entre outros bens que ajudam a contar os diferentes contextos da história do estado. O Museu freqüentemente também abriga algumas exposições.
Complexo do Ver-o-Peso
A feira do Ver-o-Peso, fundada em 1625, é a maior da América latina. Nela é possível encontrar os mais variados produtos gastronômicos da Amazônia, como as frutas e temperos. A barraca de ervas amazônicas é um importante destaque por ressaltar o sincretismo cultural do povo paraense. Os destaques da arquitetura estão com o mercado de Ferro do Ver-o-Peso e o Mercado de Carne, com detalhes em ferro fundido trazidos da Europa.

Estação das Docas

Herança do período da economia da borracha na Amazônia, a Estação das Docas é o principal turístico complexo turístico e cultural da região. Reformado pelo governo do Estado no ano 2000, a Estação das Docas ocupa o local onde funcionou o antigo porto de Belém, em 1906. Compõe o espaço 500 metros de orla fluvial, um teatro e um anfiteatro, restaurantes, lojas de artesanato, espaço para exposições e um terminal de passageiros.
Texto: WANDERSON CURCINO - GECV-PARATUR

BNTM 2




 
Conceição Silva da Silva, assessora da Setur Pará, Sandra Rodrigues, Superintendente de Relações Institucionais da Setur Maranhão, Lorena Aguiar, gerente de Assuntos Internacionais da Paratur e Carlos Figueira, gerente de Assuntos Nacionais da Paratur, durante a BNTM 2012.

BNTM

O diretor presidente da Folha do Turismo e Mercado e eventos, ao lado de Lorena Aguiar, gerente de Assuntos Internacionais e de Carlos Figueira, gerente de Assuntos Nacionais da PARATUR, durante participação na participaram da BNTM no Maranhão.

Paratur divulga Cadastur e TSI em Itaituba


A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), por meio do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ), realiza a partir da próxima terça-feira (22) até sexta-feira (25), no município de Itaituba, Vistorias técnicas aos prestadores de serviços turísticos (meios de hospedagem). Na ocasião também será ministrada uma Palestra sobre o Cadastro Geral de Turismo (Cadastur), no dia 24, quarta-feira, às 9h, na Sala Verde da Secretaria Municipal de Meio e Ambiente e Produção, localizada na Av. Belém, nº 47.

As atividades fazem parte de um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidos pela Paratur visando sensibilização e prevenção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em espaços turísticos, por meio do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo, executado no Pará pela Paratur.

A coordenadora do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur, Rosely Coroa, informa que os técnicos farão abordagens preventivas e também visitas aos empreendimentos turísticos, como hotéis, restaurantes e agências de viagens. O objetivo é orientá-los sobre a importância de fazerem parte do Cadastur, e poder usufruir de diversas vantagens, entre elas linhas de financiamento, qualificação profissional, gestão de negócios e facilidade de inserção no mercado visando a oferta de serviços e produtos.

As equipes da Paratur também vão contemplar prestadores de serviços turísticos, Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Polícia Militar e secretarias de turismo, assistência e educação, entre outros. Em cada local vai ser distribuído material impresso sobre o Cadastur e o TSI.

A Paratur, através do TSI, vem atuando nos mais de 140 municípios do Pará, em especial nos que integram os seis pólos de turismo: Belém, Marajó, Tapajós , Amazônia Atlântica e Araguaia Tocantins.

Rosely Coroa, coordenadora do NRQ, informa que além da prevenção da violação de direitos da criança e adolescente a equipe técnica da Paratur também levam ao município esclarecimentos sobre o programa Turismo Legal, que sensibiliza prestadores de serviços e proprietários de equipamentos turísticos sobre a importância da legalização de suas atividades, através da inscrição no Cadastur. “Esta ação faz parte do cronograma de execução de convênios firmados junto ao MTur, e tem como objetivo levar informações e orientações aos profissionais e empresários do turismo sobre o Cadastur e o TSI, que visa prevenir a exploração de crianças e adolescentes no turismo”. Reforça Rosely.

Itaituba – A cidade está localizada no sudoeste do Pará, às margens do rio Tapajós, cerca de 891 quilômetros em linha reta da capital paraense. A origem de Itaituba remete à presença portuguesa no rio Tapajós. Depois, durante o ciclo econômico da borracha na Amazônia, no século XVIII, acabou tornando-se um grande entreposto comercial. Com o declínio dessa economia, já na década de 1950, veio a descoberta do ouro no rio das Tropas, fazendo com que Itaituba vivenciasse um novo grande fluxo migratório. O município chegou a ser considerado como o maior do mundo, antes de ter desmembrada parte do seu território. A parte antiga da cidade conta com edificações históricas, tendo como destaque o prédio da antiga prefeitura e diversos casarões. Para o visitante a cidade apresenta muitos atrativos, entre eles, a majestosa orla e o terminal hidroviário com bela vista para o rio tapajós. Itaituba também se destaca por atrativos como corredeiras, cachoeiras, praias e locais propícios à pesca esportiva, como as Vilas de São Luís do Tapajós e de Barreiras, o Lago do Jacaré e a Praia do Amor, que fica bem em frente á cidade, e outras como Paraná-Miry e do Índio. Itaituba atualmente dispõe de uma boa estrutura para receber os visitantes, com hotéis, pousadas, bares e restaurantes que acolhem de braços abertos quem a visita.

Mais informações sobre o evento

Sônia Arruda e Cristiane Monteiro Barros

(91) 3225-0327 - 8271-5115 – 8174-4114

cristiane.barros@paratur.pa.gov.br

sonia.arruda@paratur.pa.gov.br

Maiores informações sobre o Cadastur e o TSI

NRQ-Paratur (Praça Maestro Waldemar Henrique s/n – Reduto – Belém-Pará

regionalpara@paratur.pa.gov.br

www.turismoparaense.blogspot.com

Paratur incentiva qualidade no atendimento em Mosqueiro


Cerca de 30 empreendedores que atuam no ramo do turismo na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, participaram na tarde da última quinta-feira (17), no auditório da Agência Distrital de Mosqueiro (ADMO) da palestra “Qualidade no Atendimento: Essa é a Diferença no Turismo”, fruto de uma parceria entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) – através da Diretoria de Fomento e do Núcleo de Registro e Qualidade – e o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - PA), com o apoio da Belemtur e da ADMO. A palestra foi proferida por José Trabulo Junior, que presta consultoria para a Confederação Nacional do Turismo (CNTur), e também deve ministrar um curso com a mesma temática nesta sexta, dia 18, e sábado, dia 19, no mesmo local.


Os eventos foram organizados de forma a atingir profissionais e empreendedores que trabalham em estabelecimentos como bares, barracas, restaurantes, hotéis, pousadas e tapiocarias, visando a melhoria do atendimento que é prestado nesses locais. A ação faz parte do Plano de Estruturação de Produtos Turísticos para o fomento do receptivo na região das ilhas de Belém, desenvolvido pela Paratur por meio do Programa de Qualificação Profissional do Turismo (PEQtur), que deve contemplar 68 municípios, até o final do ano de 2015. O programa, lançado no ano passado, pretende qualificar cerca de 10.500 profissionais que atuam direta ou indiretamente na cadeia produtiva do turismo, com o objetivo único de transformar o destino Pará em referência de qualidade na prestação de serviços em todos os segmentos. O PEQtur integra o Plano Estratégicos de Turismo do Pará (Ver-o-Pará), lançado pelo governador Simão Jatene quando da criação da nova Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

A demanda foi detectada em uma consulta prévia realizada entre os empreendedores, que elegeram a temática do atendimento quase que por unanimidade como prioridade para as qualificações resultantes da parceria entre Sebrae e Paratur. O apoio do Sebrae faz parte de uma iniciativa de âmbito nacional da CNTur que visa fortalecer a geração de renda e qualificação das micro e pequenas empresas.

Antes da palestra foi feita uma mobilização entre os empreendedores do setor turístico pelos técnicos da Paratur Jean Barbosa e Deoclécio Junior, que percorreram diversos locais em Mosqueiro para convidar os participantes. A ilha está inserida no pólo turístico de Belém e recebe um olhar especial de prioridade pela alta demanda de turistas que procuram o local, especialmente na alta temporada, que deve acontecer nos próximos meses, período do verão amazônico.

Segundo Jean Barbosa, “Mosqueiro é um excelente produto turístico no pólo Belém pela facilidade de acesso e os atrativos que oferece são muitos”, afirmou.

A palestra abrangeu o tema de forma mais geral e o curso deve trabalhar de maneira mais específica, inclusive com aplicações práticas para que os participantes possam sair da capacitação sabendo aplicar o que aprenderam.

De acordo com Waldinéa Andrade, analista do Sebrae que participou da articulação dos eventos, “o objetivo é proporcionar o fortalecimento da gestão empresarial”, afirmou. O Sebrae já vem atuando juntamente com a Paratur em atividades anteriores, como com a realização de cursos e oficinas com artesãos e feirantes, quando pôde ser percebida a demanda para o planejamento das ações futuras.

É a oitava vez que o consultor José Trabulo Junior vem à Belém, mas a primeira que tem a oportunidade de conhecer o distrito de Mosqueiro. Ele afirma que a partir do contato com os empreendedores, tanto na palestra quanto no curso, pretende despertar neles a consciência da necessidade da padronização do modelo de atendimento na Ilha, para que o turista sinta-se bem acolhido e com vontade de retornar sempre. “Essa padronização deve atender às características locais e deve ser expandida e difundida para outros segmentos da economia em todos os setores”, afirmou o consultor.

T r a d i ç ã o – Uma das atividades que está inserida nos atrativos turísticos de Mosqueiro é a venda de tapiocas na Praça Matriz, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó. As tapioquinhas de Mosqueiro ficaram famosas e viraram uma espécie de marca registrada da ilha que registra alto índice de procura durante a alta temporada, além de feriados e finais de semana. Para fortalecer a atividade, foi criada em 1996, a Associação de Barraqueiros de Venda de Tapioca e Comidas Típicas da Ilha de Mosqueiro (Asbavatim), que conta atualmente com 36 sócios, tendo como presidente o senhor Elizeu Costa da Luz (70), que participou da palestra e também deve fazer parte do curso. Ele informa que de alguns anos para cá a categoria percebeu uma melhora nas vendas com a construção da tapiocaria, que substituiu o aglomerado de barracas de antes. “Essa venda de tapiocas em Mosqueiro é referência e tradição na ilha e estamos diretamente envolvidos nisso”, afirmou.

Elizeu Barbosa e a esposa, Iza Barbosa (63), são proprietários de um dos box´s de venda de tapiocas. Ela conta que sua mãe foi pioneira na venda de tapiocas, mingau e comidas típicas regionais em frente ao antigo mercado e que depois dela foram chegando outros vendedores, iniciando a tradição na ilha. A empreendedora afirma que a mãe, Adriana Pereira Barbosa, começou a trabalhar ainda adolescente e permaneceu na atividade até os 70 anos, na década de 1990, quando os filhos pediram para que deixasse a atividade em virtude da idade avançada. Iza informa que ela também, desde o 7 anos ajudava a mãe com as vendas e ainda hoje permanece na ativa, aos 63 anos. “Sinto-me orgulhosa em fazer parte da história dessa tradição em Mosqueiro e de ser uma das pioneiras”, comentou.

Elizeu já trabalhou como garçom até mesmo em outros estado do Brasil e mora no distrito há pouco mais de 15 anos, quando conheceu a esposa e passou a ajudá-la na atividade. Ele fala que apesar dos conhecimentos que adquiriu, a palestra e o curso oferecidos pelo Sebrae e pela Paratur vieram em boa hora, já que eles primam pelo bom atendimento no seu box, mas ouvem algumas reclamações de clientes sobre o atendimento em outros locais. “Nossa associação atualmente está bem organizada e regulamentada, mas precisamos de mais iniciativas como esta”, informa.

Durante a palestra, José Trabulo Junior propôs uma espécie de pacto pelo turismos em Mosqueiro, que deve unir todos os segmentos que atuam no setor, com a padronização do atendimento. “Precisamos fazer com que o turista, assim como se sente encantado com as belezas naturais de Mosqueiro, também se encante com o atendimento que é prestado”, pediu. Ele afirma que a questão do bom atendimento não envolve apenas o trato com as pessoas, mas na verdade é bem mais profundo e envolve a criação de uma atmosfera propícia para que o turista sinta-se bem. A criação desse ambiente receptivo passa pela melhoria da estrutura, utilização de uniformes, cuidado com materiais de trabalho e outros detalhes que nunca passam despercebidos pelos olhos dos turistas, mas que sempre fazem a diferença na hora da escolha do destino.

A proposta deste verdadeiro pacto pela padronização do turismo deve ser melhor apreciada no curso que segue até sexta. O palestrante afirma que o modelo deve levar em conta os aspectos locais e ser assumido por todos, já que o atendimento ruim prestado por apenas uma empresa apenas pode comprometer a escolha do destino e comprometer o trabalho desenvolvido pelos demais. Trabulo lembra que o bom atendimento é fator primordial para o aumento das vendas e, consequentemente, do sucesso dos empreendimentos. “A ideia é que esse modelo que vamos elaborar juntos seja explorada e assumida pelos demais setores da economia”, afirma.

Outra questão a ser discutida no curso são idéias para resolução do problema da sazonalidade da procura pela ilha como destino e propõe a criação de estratégias para atuação dos segmentos de turismo na chamada baixa temporada. Uma solução seria o fortalecimento da comercialização de pacotes voltados para o público da terceira idade, que não depende das férias de julho para viajar. “Esse tipo de público procura a calma e a tranqüilidade e Mosqueiro tem tudo para oferecer isso durante a baixa temporada e isso pude perceber depois de visitar as praias antes da palestra”, afirmou Trabulo.

Outra proposta é o incentivo ao turismo cultural e de vivências, ou seja, dar a oportunidade ao visitante de sentir de perto os aspectos da vida nas comunidades locais. Trabulo afirma que “o turista compra não o destino, mas a experiência de estar lá e sentir a emoção de viver isso”.

O curso “Qualidade no Atendimento” está sendo realizado também no auditório da ADMO, nesta sexta e sábado (18 e 19), de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Informações: A Agência Distrital de Mosqueiro fica localizada na Rua XV de Novembro, 664 – Mosqueiro.

Contatos: Jean Barbosa - 8250-9698
Texto: Fabrício Coleny - GEVC Paratur

Paratur e Setur recebem operadores alemães e austríacos



O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes e a presidente da Companhia Paraense de Tuismo (Paratur), Socorro Costa, recebem com um almoço na Estação das Docas, nesta sexta-feira, dia 18, oito operadores de turismo alemães e austíacos. A delegação de empresáios conta, entre outros, com o gerente da Tam na Alemanha, Joy Wildner. A visita tem como objetivo a prospecção de produtos turísticos do Pará visando comercializá-los no mercado europeu.

Adenauer e Socorro darão boas vindas aos visitantes apresentando aos operadores o andamento das políticas públicas de turismo do estado, tendo como principal instrumento de gestão o Plano Estratégico de Turismo “Ver-o-Pará”, a criação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e reformulação da Paratur, que agora terá como missão o marketing, promoção e divulgação do turismo paraense.

O Plano Estratégico do Pará “Ver-o- Pará”, que foi lançado ano passado pelo Governo do Estado, aponta cinco segmentos no destino Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios. Este é um dos aspectos que será apresentado aos operadores, agenciados pela empresa de turismo Amazon Icominig Serviçe.

F a m t u r – Durante a permanência em Belém os operadores vão conhecer alguns dos principais produtos oferecidos pelo destino Pará, a exemplo da gastronomia, atrativos turísticos relacionados ao patrimônio histórico e outros.

Texto: Wanderson Curcino e Benigna Soares - Paratur GECV

terça-feira, 8 de maio de 2012

Passaporte Pará chega para fortalecer turismo interno


Primeira etapa do programa que é um produto do Plano “Ver-o-Pará” incentivará roteiros em sete municípios na baixa e alta temporada

Uma parceria entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e a RDC Férias coloca no mercado o “Passaporte Pará”, programa idealizado na Diretoria de Fomento da Paratur que visa o desenvolvimento do turismo interno no estado do Pará, possibilitando facilidades para viagens, especialmente nos períodos de baixa estação. A iniciativa vai adequar os serviços do trade local para o incremento geral do turismo.

Francisco Rocha (diretor da Abav), Rose Larrat (presidente da Abav) Socorro Costa (presidente da Paratur) e Jacqueline Alves (gerente geral de marketing da Paratur)



“A essência do Passaporte Pará é fazer com que o paraense conheça o Pará. Mas, esperamos que a gente consiga com o programa vender também o Pará ao turista externo”. Diz Rose Larrat, presidente da Abav, em reunião na manhã desta segunda-feira, dia 7, na sede da entidade, com a presidente da Paratur, Socorro Costa. Rose explicou que os agentes de viagens vão receber uma senha e um login que facilitará a oferta dos produtos turísticos. “Trata-se de uma excelente oportunidade que o Governo do Estado dá através da Paratur para um mercado que está se modificando e crescendo. Temos que aproveitar isso e converter em desenvolvimento”, afirmou Rose.

Na ocasião equipe de marketing da Paratur e diretoria da Abav trataram de outros assuntos, como investimento em qualificação do setor, aproximação das companhias aéreas e realização da Fita 2012 – Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que acontece de 21 a 24 de junho, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento trará ao Pará 600 agentes de viagens, operadores de turismo e realizadores de grandes eventos.

PASSAPORTE PARÁ - O Passaporte Pará conta com a parceria, também, de instituições bancárias, que entram com facilidades de crédito para financiar tanto investimentos da iniciativa privada que oferece produtos e serviços turísticos quanto dos turistas que desejam comprar os pacotes a preços mais acessíveis e parcelados.

Entre os bancos que aderiram ao programa estão o Banco da Amazônia, o Banco do Estado do Pará (Banpará) e Caixa Econômica Federal.

Socorro Costa e Rose Larrat
Socorro Costa, presidente da Paratur, explica que a iniciativa insere-se no "Ver-o-Pará" - Plano Estratégico de Turismo do Pará, que visa a promoção do turismo paraense nos mercados regional, nacional e internacional, utilizando ferramentas de inteligência e o desenvolvimento de novos produtos turísticos e fortalecimento dos produtos turísticos atuais, tendo como principais produtos os relacionados à cultura e natureza. Ela adianta que a oferta de pacotes turísticos do Passaporte Pará coincidirá com investimentos na qualificação da mão de obra. “Em paralelo a essa oferta, dando continuidade às estratégias deixadas pelo secretário de turismo Adenauer Góes, a Paratur e a Setur (Secretaria de Estado de Turismo) vão executar o PEQTUR (Programa Estadual de Qualificação Profissional), cuja meta é qualificar mais de 10 mil e 500 pessoas que atuam direta e indiretamente no setor de turismo em 60 municípios paraenses distribuídos seis pólos turísticos: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.

Socorro Costa lembra ainda que a meta de fluxo turístico no Pará em 2012, é superior a 850 mil pessoas e o Passaporte Pará, assim como a Fita, são estratégias para o cumprimento dessa meta.

A apresentação do Passaporte Pará aos agentes de viagens aconteceu na sede da Abav em Belém, na última sexta-feira, dia 5, pela diretora de Fomento da Paratur, Liliane Obando. Liliane esclareceu sobre os detalhes da implantação da primeira etapa do programa, que deve contemplar inicialmente roteiros que já são ofertados em sete municípios eleitos como prioritários.

Praia do Atalaia - Salinópolis



















Belém (com foco no distrito de Mosqueiro), Soure, Salvaterra, Salinópolis, Bragança, Tracuateua e Marapanim serão os primeiros a receber as ações. Os outros municípios devem ser incluídos ao longo da execução do programa. A justificativa para a escolha desses municípios levou em consideração a pré-existência de produtos que incluem esses roteiros, as facilidades de acesso e infraestrutura, além da possibilidade de implantação de políticas públicas por parte do Governo do Estado que visam o desenvolvimento dessas localidades.

Regras - Somente poderão participar do programa Passaporte Pará as agências associadas à Abav. Os representantes das empresas interessadas deverão apresentar propostas de roteiros turísticos que já operam nos locais indicados, e depois de aprovados pela Abav serão disponibilizados em um site para divulgação e venda.

 “Qualquer pessoa poderá comprar esses pacotes, inclusive com desconto, que depende da parceria do Banco da Amazônia”, afirma Silmara Resque, Gerente de Negócios da Diretoria de Fomento da Paratur. O programa passou por cerca de 1 ano de planejamento em reuniões entre os parceiros que avaliaram cada detalhe antes da sua aprovação.

Alberto Tousant, representante da RDC Férias, informou que o ponto principal do programa será o oferecimento de uma espécie de pré-pago de viagem. “Ele será oferecido pelos bancos parceiros aos funcionários, clientes e o público em geral para utilização nos produtos oferecidos. Nosso interesse é reduzir custos e aumentar as vendas”, explicou.

O lançamento oficial do Programa Passaporte Pará será feito dia 22 de junho, no Hangar, durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita). Até essa data 75 agências, entre filiadas e associadas na Abrav Pará deverão indicar seus produtos, que serão cuidadosamente avaliados in loco pelos parceiros do programa para depois serem disponibilizados.
Fabrício Coleny - GECV Paratur

Setor de turismo unido contra abuso e exploração de crianças e adolescentes no Pará


De 2004 a 2012 mais de 7.300 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual foram atendidas nas unidades do Propaz Integrado no Pará. Os dados foram apresentados pela coordenadora do programa do Governo do Estado, Isabela Jatene, na noite da última sexta-feira, dia 5, durante cerimônia de apresentação do primeiro Código de Conduta do Pará para o Enfrentamento da Exploração Sexual e Tráfico de Pessoas, juntamente com a adesão dos hotéis de Belém à edição 2012 da campanha “Exploração Sexual. Estamos de Portas Fechadas”, que previne a exploração sexual e outras violações de direitos da criança e adolescente em ambientes turísticos. O evento aconteceu no auditório do Hotel Regente, com participação de 14 representantes de hotéis, órgãos governamentais do poder executivo, legislativo e judiciário.
Isabela Jatene - coordenadora do Pro Paz
Isabela definiu a adesão do setor de turismo às iniciativas de prevenção do abuso e exploração sexual como de suma importância e lamentou que combater esse tipo de crime seja um desafio a longo prazo. “A questão da violência sexual precisa de pelo menos cinco gerações para se quebrar esse ciclo”. Reiterou Isabela, ao informar que o Propaz registrou somente no último feriado 15 novos casos de violência sexual, sendo que sete vítimas tinham entre 0 e 10 anos de idade. Mas, alertou ao convidar os hoteleiros a se engajarem na campanha: “Entre o abuso e a exploração tem a prevenção”. Disse.
Na oportunidade Adenauer Góes, titular da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), apresentou as novas estratégias de promoção, marketing, fomento e políticas públicas do turismo no Pará, a serem executadas pela Seture Companhia Paraense de Turismo (Paratur), agora presidida por Socorro Costa. As estratégias, que seguem diretrizes do “Ver-o-Pará”, Plano Estratégico de Turismo do Pará passam pelo fortalecimento do setor a partir de uma aliança dom o trade (iniciativa privada e entidades da sociedade civil organizada) através do Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur).
Adenauer Góes, secretário da SETUR falou do planejamento para o turismo

“A imagem negativa do Pará está associada à exploração sexual. Neste pacto pelo turismo não cabe não queremos essa imagem. Buscamos um Pará reconhecido pelo turismo”. Disse Adenauer.
Também participou do evento a presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) Socorro Costa. “O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) é muito claro ao determinar que a garantia de direitos é um dever da família, do Estado, em suas três esferas e de toda a sociedade. A adesão destas empresas à prevenção desse crime é digna de reconhecimento e a Paratur é parceira deste projeto por que acredita nesta causa como garantia de um turismo sustentável e responsável”. Afirmou Socorro, que foi apresentada por Adenauer Góes como sua substituta na Paratur atendendo indicação do próprio governador Simão Jatene para dar continuidade ao fortalecimento do turismo como ferramenta de geração de emprego, renda e qualidade de vida.
 
Presidente Socorro Costa, Secrertário Adenauer Goés
PREVENÇÃO - A Paratur atua na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes através do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), que foi lançado em 2004 pelo Ministério do Turismo (MTUR) durante o I Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável e prevê o compromisso governamental e não governamental com a proteção de crianças e adolescentes do Brasil. É executado pelo Núcleo de Registro e Qualidade da Paratur (NRQ).
Desde de 2007, atreves do TSI, a Paratur vem fazendo a sensibilização através de palestras, distribuição de material preventivo, visitas e outras estratégias nos mais de 140 municípios do Pará, em especial nos municípios que integram os seis pólos de turismo: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingupara a exploração de crianças e adolescentes no turismo. Ao todo foram sensibilizadas no período 12.763 mil pessoas, realizadas 57 palestras e seminários, 12 oficinas e 1.087 visitas a prestadores de serviços turísticos.
PARAGOMINAS – Nesta segunda-feira (07), a Paratur realiza ações em Paragominas tendo como um dos focos o Programa de Turismo Sustentável e Infância (TSI). Além do programa, as ações também são de sensibilização para o Cadastro Geral do Turismo (Cadastur) tendo como alvo os prestadores de serviços turísticos. As ações visam prevenir o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e ainda alertar para a necessidade de adesão ao Cadastur (www.turismo.gov.br).
Em Paragominas a equipe do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ), da Paratur, também vai realizar a atualização do Inventário da Oferta Turística, mapeamento e hierarquização dos atrativos, mapeamento das propriedades para a prática do turismo rural e identificação de oportunidades e negócios de turismo no município. As ações serão executadas pelo Núcleo de Registro e Qualidade e Diretoria de Fomento da Paratur.
 
Carlos Freire, da ABIH, falou da importância da campanha
 Campanha – O Código de Conduta do Pará para o Enfrentamento da Exploração Sexual e Tráfico de Pessoas no turismo foi elaborado pelo Ministério Público do Trabalho, possui diversos artigos que explicam qual deve ser a conduta ética dos hotéis para evitar o tráfico e exploração sexual dentro do setor. Carlos Freire, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) informa que inicialmente 17 hotéis de Belém aderiram à campanha. Nesta nova etapa outros parceiros são esperados para aderir ao Código de Conduta, lembrando que os estabelecimentos parceiros receberão ainda o selo “Exploração sexual – Estamos de Portas Fechadas”. Os parceiros atuais da campanha são Paratur, Setur, ABIH-Pa, Pro Paz, Ministério Público do Trabalho, Instituto Criança Vida, Movimento Mover, Galvão Publicidade e Movimento de Emaús.

Gerente do Crowne Plaza, Fernando Schiavon, assina adesão à campanha de prevenção do abuso sexual
Disque 100
A exploração sexual de crianças e jovens (até 18 anos incompletos) é crime. A lei brasileira não penaliza somente quem pratica, mas também quem facilita ou age como intermediário.Os agentes do setor de turismo (empresas, sindicatos, associações, organizações não-governamentais e comunidade) podem atuar como agentes de proteção de crianças e adolescentes, especialmente das vítimas de exploração sexual no turismo. Para denunciar os casos, ligue gratuitamente para o Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar mais próximo. Os parceiros do turismo na luta contra a violação de direitos da criança e adolescente também estão distribuindo material em português e inglês visando a prevenção.
Carlos Freire (ABIH), Isabela Jatene (Pro Paz), Leane Mello (Ministério Público), Socorro Costa (Paratur) e Adenauer Góes (Setur)
Benigna Soares e Wanderson Curcino – GECV Paratur

Paratur e BC&VB juntos na captação da Fita 2012


Maior evento de turismo da Amazônia deve receber 600 multiplicadores no Pará em junho


A Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), mais importante evento de comercialização de produtos turísticos amazônicos realizada no Brasil chega em sua 6ª. edição com uma nova proposta. Ao contrário dos anos anteriores, em que atrair grande público para o evento era uma das estratégias, nesta nova fase o alvo são os multiplicadores de turistas: operadores, agentes de viagens, realizadores de eventos. Para fortalecer ainda mais as estratégias já traçadas para a feira, que acontece de 21 a 24 de junho no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, capital do Pará, a Paratur acaba de fechar parceria com o Belém Convention & Visitors Bureau.
 
Socorro Costa, presidente da Paratur, explica que a parceria com o trade é fundamental nesta nova fase de fortalecimento do turismo do Pará. “Estamos trabalhando na Paratur em perfeita sintonia com o “Ver-o-Pará”, Plano Estratégico de Turismo, lançado pelo governador Simão Jatene e em parceria com a nova Secretaria de Estado de Turismo (Setur), assim, dando continuidade às estratégias deixadas na Paratur pelo secretário Adenauer Góes. Juntamente com o Belém Convention & Visitors Bureau vamos buscar os agentes de viagens, os operadores, os realizadores de congressos, feiras, e outros eventos para que a partir da participação na Fita comercializem mais ainda o Pará lá fora. Com isso cumpriremos ou superaremos nossa meta de fechar 2012 com mais de 850 mil turistas visitando nosso Estado” e ainda garantiremos fluxo para os próximos anos. Diz Socorro.
 

Ao confirmar a parceria com a Paratur, o presidente do Belém Convention, Orlando Rodrigues, acompanhado dos diretores Carlos Freire e Cezar Coimbra, justificou que a entidade tem todo o interesse em fazer da Fita 2012 uma excelente oportunidade de fortalecer principalmente o turismo de negócios e eventos, principal segmento turístico do Pará, segundo informou a diretoria da entidade à presidente da Paratur em reunião na última quinta-feira, dia 3. Os números justificam a importância de concentrar esforços nesse segmento: entre 2008 e 2011 a movimentação financeira com a realização de eventos em Belém somou R$ 1.540.113,171 segundo o BC&VB.
 
Na oportunidade a diretoria do Convention informou que o Pará tem hoje 11.756 leitos e 5.546 unidades de hospedagem (UHS) e que a tendência é aumentar essa oferta hoteleira com a chegada de grandes grupos no Estado. Entretanto, a taxa de ocupação ainda é baixa em função da sazonalidade dos eventos e do fluxo que o Pará recebe. “Temos dificuldades de manter a taxa de ocupação no primeiro semestre, quando recebemos poucos eventos e nos finais de semana. Nosso volume de hospedagem é entre terça e quinta e são turistas que chegam pra fechar negócios e participar de eventos”. Diz Carlos Freire, vice-presidente do BC&VB, ao informar que atualmente o Pará tem 71 hotéis, sendo 25 de luxo superior e 46 do tipo econômico e simples, que somam com outros meios de hospedagem não contabilizados pela ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a exemplo dos estabelecimentos não inserios no Cadastur, do Ministério do Turismo, casas de parentes e amigos, que absorvem principalmente a demanda do Círio, e outros.

A diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, apresentou à diretoria do Convention algumas das estratégias da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que tem como tema este ano “Oportunidade de turismo na Amazônia”, e o objetivo de se consolidar como o maior evento de receptivo turístico internacional na região amazônica. Para tanto, espera reunir cerca de 600 participantes, entre operadores, agentes de viagens e realizadores de eventos dos mercados prioritários apontados pelo Plano Estratégico de Turismo do Pará, o “Ver-o-Pará”.
 
A novidade desta 6ª. edição da Fita é a prioridade que o Governo do Pará, por meio da Paratur e da Setur (Secretaria de Estado de Turismo do Pará) pretendem dar a captação de buyers e supplyers (compradores e vendedores) que comercializam o Pará nos mercados apontados pelo Plano, entre eles Portugal, França, Inglaterra, Alemanha, Noruega, Suécia, Dinamarca, Guianas, etc.
 
“Também buscamos a participação das entidades realizadoras de congressos, feiras, encontros e outros que trazem fluxo para o Estado”. Afirma Socorro Costa, ao informar que a Fita 2012 acontece no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Ela adianta que São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e os estados amazônicos vizinhos ao Pará são alguns dos que fazem parte do mercado nacional que a Paratur almeja garantir a participação na Fita, cuja estrutura estará dividida em espaços temáticos, programação técnico-científica, bolsa de negócios e missões promocionais.
 
Captação – Entre os principais setores que a Paratur e o BC&VB pretendem concentrar esforços para atrair grandes eventos ao Pará estão os de saúde, científico, religioso, sociocultural, econômico e financeiro, pesquisadores, além de áreas que já são captadas pelo Belém Convention & Visitors Bureau (BC&VB), entidade criada há 116 anos em Detroit, que no Brasil mantém 74 seccionais, das quais uma está em Belém e a outra em Santarém, no pólo Tapajós.
TEXTO: BENIGNA SOARES - GECV PARATUR