segunda-feira, 25 de julho de 2011

Abrajet faz evento em Gravatal

 A ABRAJET/SC realiza de 29 à 31 de julho, no Hotel Internacional de Gravatal um grande encontro. Lá serão discutidos assuntos relacionados com o turismo na região sul do Estado. Assuntos internos da Entidade, inclusive os relacionados ao Congresso de Belém que será realizado em setembro estão na pauta do encontro.

O presidente da ABRAJET/SC, Alberto informa que assuntos como a BR 101 Sul, sua duplicação e seu efeito no setor turístico do Estado, as potencialidades da região Sul, a importância do jornalista especializado no enfoque das características de cada região, também serão discutidos.

Abrajeteano recebe comenda na Paraíba


Neste ano em que completa 20 anos de jornalismo de turismo, o abrajeteano Rogério Almeida, Membro do Conselho Executivo da Abrajet Nacional será o único homenageado na categoria imprensa com a Comenda Heitor Falcão. 

Trata-se da mais disputada honraria do Estado da Paraíba e concedida com muito critério e rigor pelo mais respeitado colunista social de João Pessoa, Abelardo Jurema, filho. A solenidade em noite de gala será realizada no próximo dia 4 de agosto, à noite, em jantar no requintado Paço dos Leões na Praia do Cabo Branco. 

A Comenda idealizada e concedida desde 1998 homenageia aqueles que durante o ano se destacaram nos diversos setores da vida paraibana. A Comenda entregue com muito critério e exigência permite fazer uma viagem entre homens e mulheres de várias gerações que ajudaram a fazer a história recente da Paraíba. 

Rogério Almeida em sua trajetória de 20 anos dedicado ao jornalismo de turismo já foi premiado em reportagem turística pelo Ministério do Turismo da França que lhe outorgou na qualidade de Comendador a Medalha do Mérito Turistico. Recebu ainda a Medalha Sapientiae Aedificat pela Universidade Federal da Paraíba, a Medalha do Mérito Turístico pela Frente Parlamentar da Assembléia Legislativa da Paraíba, o Título de Cidadão Paraibano (Rogério nasceu em Pacajus-CE), o Prêmio MG Turismo do Jornal MG Turismo de Belo Horizonte, entre outros.

Designers comercializam projetos para coleção Joias de Nazaré

Projetos desenvolvidos pelos designers que participaram do workshop para criação da coleção “Joias de Nazaré 2011” serão comercializados nesta quinta-feira (21), das 15 às 18 horas, no auditório do Espaço São José Liberto. A coleção Joias de Nazaré, lançada pelo Polo Joalheiro do Pará desde 2003, sempre no mês de outubro, este ano será inspirada nas Madonas do Barroco.
Segundo a coordenadora do workshop, Rosângela Gouvêa, dos 170 projetos criados por 35 designers, cerca de 100 deverão ser postos à venda. “Os demais deverão ser produzidos pelos próprios designers”, informa. A comercialização dos projetos de joias é o momento de apresentar o trabalho dos designers aos produtores, que compram as criações e confeccionam as peças, em suas unidades produtivas.
“Esse processo, composto pelo workshop de criação e pela comercialização, estreita os laços entre o designer e os demais profissionais integrantes da cadeia produtiva de joias, o que valoriza o trabalho de criação”, ressalta a diretora executiva do Polo Joalheiro, Rosa Helena Neves.
O workshop de geração da coleção Joias de Nazaré 2011 aconteceu de 5 a 8 deste mês, no auditório do São José Liberto. A coleção terá lançamento prévio dia 22 de setembro, na abertura do 28º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, e ficará exposta à visitação durante todo o mês de outubro, no São José Liberto.
Ascom/ Igama

sábado, 16 de julho de 2011

Secretária nacional de políticas de turismo garante prioridade ao Araguaia Tocantins


A secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Bel Mesquita, participou na manhã desta sexta-feira, dia 15, de uma reunião com representantes da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e do pólo turístico Araguaia Tocantins para discutir ações de fortalecimento do turismo paraense, com prioridade aquele pólo. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Ministério do Turismo no Anhembi, em São Paulo, onde ocorre até domingo o 6o. Salão do Turismo - Roteiros Brasil.

“Quero que a região toda seja privilegiada. Mas, lá temos o rio (Araguaia e Tocantins), temos turismo de negócios, as reservas minerais e também indígenas”. Justificou Bel Mesquita aos participantes do encontro, que contou com participação de técnicos e assessores da secretaria de turismo de Marabá,  além de representantes do setor hoteleiro.

Vanuza Barbosa, secretária de turismo de Marabá e coordenadora do pólo Araguaia Tocantins falou da articulação dos municípios do pólo para que a região seja cada vez mais forte. Expôs a dificuldade de articular os demais municípios para ações fortalecedoras do pólo. “Fico feliz de saber que você vai contribuir para levarmos o que é do Pará”. Disse Vanuza à Bel Mesquita.

Conceição Silva da Silva, representando o presidente da Paratur, Adenauer Góes, esclareceu o esforço da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) para retomar o projeto de fortalecimento do turismo nos seis pólos do Pará. Como interlocutora da regionalização do turismo no Pará  Conceição tem acompanhado técnicos da empresa de consultoria Chias Marketing em todos os pólos, incluindo o Araguaia Tocantins, com objetivo de colher dados para a atualização do Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, lançado há dez anos pelo governo. A atualização vai garantir novas ações e programas visando fomento, promoção, divulgação, articulação e outras inerentes ao turismo do Pará.

Participaram também da reunião a coordenadora do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur, Rosely Coroa e das diretorias de Marketing, Edmê  Silva e Fomento, Alyson Oliveira, da Paratur.

O 6o. Salão do Turismo começou no último dia 13 e segue até domingo, dia 17, com a participação do Pará com estandes de artesanato, agricultura familiar, gastronomia, Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios,  entre outros.

TEXTO: BENIGNA SOARES - PARATUR
FOTOS: JOÃO RAMID - ABRAJET-PARÁ

Pará comercializa produtos diversos no Salão do Turismo em São Paulo


Por: Benigna Soares - Ascom Paratur 

O segundo dia de participação do Pará  no 6o. Salão do Turismo, no Anhembi, em São Paulo, foi dedicado principalmente a comercialização de produtos. Em parceria com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) trouxemos 11 entidades que trabalham com artesanato no Pará. A expectativa é grande em torno da comercialização desses produtos”. Explicou Sheila Pires,  da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (SETER), coordenadora do  espaço de artesanato do Pará  no evento. A matéria prima dos produtos inclui cerâmica, cestaria, fibra, balata, sucata marinha, madeira e sementes. 

O artesão Desidério Santos, presidente da Associação dos Artesãos de Brinquedo de Miriti de Abaetetuba, avalia positivamente a oportunidade que garante visibilidade para o trabalho de 149 artesãos.  Das 250 peças colocadas à venda no espaço só no primeiro dia foram vendidas mais de 60.

O turismo de base comunitária também ganhou espaço no Salão do Turismo, com a participação de representantes do município de Curuçà. Ilson Lima, do Instituto TAPIAIM levou ao Salão com apoio da Paratur experiências de receptivo turístico nas comunidades de Muriazinho, Romana, Ilha de Fora e Cabeceira, entre outras que incluem praias, trilhas e visitação na comunidade. Oportunidade para divulgarmos nosso trabalho, que hoje beneficia mais de 100 pessoas diretamente, entre artesãos, pescadores, estudantes  e outros que recebem fluxo principalmente de São Paulo, com apoio da Estação Gabiraba, Turismo Consciente, Instituto Peabiru, entre outros.

No espaço da Agricultura Familiar biscoitos, doces, geleias, bombons e outros produtos de Marapanim, produzidos com castanha, açaí e cupuaçu fortaleceram a divulgação do Pará e garantiram lucro aos produtores rurais.  Oriundo da Vila Maú, em Marapanim Silvio Chagas em dois dias comercializou cerca de 35%  do material que levou, incluindo 300kg de biscoitos, 150 litros de geléia, 80 quilos de doces e dois mil bombons.  “Uma grande oportunidade de mostrarmos nossa produção”. Comemorou Luiz, que representou as 2.500 pessoas beneficiadas diretamente com o produto. 

Para os agentes de turismo o Salão traz resultados imensuráveis ao Pará. “A Paratur é nosso braço direito no fortalecimento do turismo. Nossa participação é importante para fazermos contatos e fecharmos negócios. Elogiou o empresário Francisco Rocha, da Travel In Turismo.

Prefeitos de municípios do Marajó e do pólo Amazônia Atlântica  prestigiaram o evento, a exemplo de João Luiz de Oliveira Neto, de Soure e Fernando Cruz, de Curuça, que acompanharam os grupos de carimbo de seus municípios, Cruzeirinho, de Soure e Andirás, de Curuçá.

O Pará retoma com essas parcerias as estratégias de fortalecimento do turismo paraense, fortalecimento também do Pará como forte destino da Região Norte, Obra-Prima da Amazônia”. Finalizou Adenauer, que no final da tarde assumiu o compromisso com os secretários de turismo dos estados que integram a Macro Região Norte  de criar uma entidade fortalecedora do turismo integrado nesses estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

FOTOS: JOÃO RAMID - ABRAJET-PARÁ

Roteiros do Pará encantam no Salão do Turismo –Roteiros do Brasil


Um dia inteiro de festa dedicado ao turismo brasileiro, assim foi esta quarta-feira, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, onde políticos, empresários, jornalistas do Brasil e exterior e muitos outros estiveram reunidos na abertura do 6º. Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. O Pará foi representado por mais de cem profissionais, divididos por todas as  áreas do evento, aberto às 11h pelo ministro do Turismo Pedro Novaes. O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, que coordena o estande do Pará recebeu o ministro com grande delegação no estande.

“A participação do Pará resulta de um trabalho de equipe em que todos os setores estão envolvidos na missão de fortalecer o turismo no Estado, na Marco Região Norte e da Amazônia”. Disse Adenauer, ao presentear o  ministro do turismo, Pedro Novaes, com um kit de produtos da gastronomia e artesanato paraense.

O chef de cozinha Paulo Leite, defensor da gastronomia paraense em São Paulo deu um show à parte, ao realizar uma aula prática de como preparar o arroz de Belém, à chefes e adeptos do sabor da Amazônica. O tradicional jambu e o tucupi, típicos do Pará, deram o gostinho do Pará ao show, incrementado com uma apresentação de carimbo do grupo Andirás, de Curuça.

O presidente da Paratur também participou da apresentação do Plano Nacional de Turismo, no estande do Ministério do Turismo, juntamente com a secretária Nacional de Políticas do Turismo, Bel Mesquita, que também é do Pará.

No Espaço do Profissional a técnica da Paratur, Rosely Coroa, apresentou o case do Pará, referência segundo o Ministério do Turismo na execução do Programa Turismo Sustentável e Infância – TSI, que tem como objetivo a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes. Este ano a Paratur inovou na divulgação do programa e levou à imprensa que está cobrindo o Salão um press kit com a temática, visando dar mais visibilidade ao programa e sensibilizar os formadores de opinião sobre o assunto.

O presidente da Paratur participou da reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). A entidade, da qual Adenauer é vice presidente Regional Norte, defendeu na oportunidade a criação de uma entidade de fortalecimento do turismo na Região Norte, aos moldes da CTI Nordeste.

P a r á - No Salão do Turismo – Roteiros do Brasil o Pará está divulgando seus principais produtos turísticos,  que tem como carro chefe a  cultura, natureza, sol, mar, rios, praias, igarapés, entre outros, encontrados principalmente em Belém (pólo Belém), Soure (pólo Marajó), Santarém e vila de Alter do Chão (pólo Tapajós), Bragança, Curuçá, Marapanim e Salinópolis (pólo Amazônia Atlântica), Barcarena, Cametá, Conceição do Araguaia, Marabá, Parauapebas e Tucuruí (pólo Araguaia Tocantins) e Altamira (pólo Xingu).
 
Feira de Produtos, Vitrine Brasil, Gastronomia, Artesanato, Núcleo de Conhecimento, Área de Comercialização, Rodada de Negócios, Turismo de Base Comunitário, Talentos do Brasil, Jóias do Brasil, Vivências e Saber Fazer são alguns dos espaços onde o Pará está representado no Salão do Turismo, que segue até o próximo domingo, com expectativa de receber 100  mil pessoas.


TEXTO: BENIGNA SOARES - PARATUR
FOTOS: JOÃO RAMID - ABRAJET-PARA

Mais de 80 representantes do Pará já estão no Anhembi para o Salão do Turismo

Agentes de viagens, empresários do ramo da hotelaria e da joalheria,  jornalistas, artesãos, artistas, promotores de eventos,  produtores rurais e outros profissionais ligados à cadeia produtiva do turismo do Pará chegaram ao longo desta terça-feira, dia 12 em São Paulo. Fazem parte de um esforço conjunto para levar a força do turismo paraense ao um público aproximado de 100 mil pessoas esperadas para o 6º. Salão do Turismo – Roteiros do Brasil,  que será aberto às 11h desta quarta-feira e segue até o dia 17 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

A coordenação do estande institucional do Pará é da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que leva ao salão seis temáticas: artesanato, gastronomia, manifestações culturais, comercialização de produtos e núcleo de conhecimento, como explica a interlocutora da Paratur, Conceição Silva da Silva. “Ocupamos um estande de mais de 1200 metros onde apresentamos essas temáticas”. Diz Conceição. 

O público do 6º. Salão do Turismo – Roteiros do Brasil vai ter a oportunidade de conhecer um pouco desse Pará, em exposição em um estande que reproduz a Estação das Docas e nos demais espaços promocionais do Salão: Feira de Roteiros, Vitrine Brasil, Área de Comercialização, Núcleo de Conhecimento e Rodada de Negócios.

Adenauer Góes, presidente da Paratur, que participa da abertura do evento às 11h da manhã desta quarta-feira, explica que a participação do Pará com mais de 100 pessoas credenciadas “faz parte de uma retomada da política de investimentos do Governo do Estado, em parceria com o trade, no fortalecimento do turismo paraense”. Garante Adenauer.

Nos diversos espaços do Salão o Pará apresenta seus  principais  roteiros turísticos, que integram os pólos Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. Os três principais roteiros que estão sendo comercializados são o Belém, Cultura, Fé e Natureza, o Tapajós, Amazônia, Selva e História e o Amazônia do Marajó.  O Círio de Nazaré, Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, em Belém,  Alter-do-Chão em Santarém e a força da cultura e da natureza do Marajó são apenas alguns dos atrativos que a equipe que representa o Pará apresenta aos visitantes, agentes de turismo e operadores.

SERVIÇO :  Data: 13 a 17 de julho de 2011 
Local: Macro Região Norte – Estande do Pará - Pavilhão de Exposições do Anhembi –São Paulo (SP).
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP

INFORMAÇÕES


GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO DA PARAUR
Benigna Soares - Gerente + 55 (91)  8360-0506 - PARATUR - FUNCIONAL +  55 (91) 3223-8193 - PARATUR - FIXO + 55 (91) - 8842-8129 (Abrajet Pará)
e-mail: paraturgecv@gmal.com e-mail: benignasoares@gmail.com