quarta-feira, 27 de abril de 2011

Novo Plano de Desenvolvimento Turístico do Pará fica pronto até dezembro

Dezembro é o mês previsto para que seja entregue à Companhia Paraense de Turismo (Paratur) o novo Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, pela empresa Chias Marketing, contratada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) para atualizar o documento, considerado “A Bíblia” do turismo paraense.

A data foi informada a todo o trade turístico paraense na última segunda-feira, dia 25, durante reunião ordinária do Fomentur – Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará.

Durante a reunião Adenauer Góes, presidente da Paratur e do Fomentur, fez questão de esclarecer que o processo de atualização do plano contará com a participação de todos, a começar pela retomada e permanência do slogan “Pará: A Obra-Prima da Amazônia”, que durante muitos anos foi marca registrada dos produtos comercializados no mercado nacional e internacional. Apenas a logomarca desse slongan, hoje uma arara azul, deve ser reformulado no novo plano, que receberá um nome mais adequado ao processo de comercialização do Pará como destino turístico prioritário da Amazônia.

“A Chias Marketing tem espertize na área. É uma empresa de origem espanhola, assim como a THR, empresa que fez a primeira edição do plano há cerca de 10 anos e por isso mesmo entenderá a dinâmica. Conhece o Brasil de forma consistente, a Amazônia e o Pará, que indiretamente faz parte do Plano Aquarela”. Disse Adenauer, ao destacar que a empresa, responsável por trabalhos como o Plano Aquarela, precisará do apoio do corpo administrativo e técnico da Paratur, que integrará a comissão de execução do novo plano, assim como do trade, especialmente dos membros das quatro câmaras temáticas do Fomentur.

“Nossa empresa sempre quis fazer um trabalho na Amazônia”. Garantiu Patrícia Sevilha, ao esclarecer que a Chias Marketing tem 26 anos de experiência na área, e é responsável, entre outros, por planos de turismo do Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Bahia, Paraíba, Belo Horizonte e de países como Espanha, Buenos Aires (Argentina), e diversas cidades patrimônio da humanidade.

“Não vamos fazer totalmente um novo plano por que os conceitos já estão construídos. Mas o plano tem dez anos e muitas ações foram feitas outras não”. Diz Patrícia, para quem a prioridade é rever metodologias e principalmente informações.

Divulgação – Também foi pauta do Fomentur o XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), cujo projeto foi apresentado ao setor empresarial, municípios, entidades e Governo do Estado durante a reunião por Helcio Estrella, presidente da Abrajet Nacional e João Ramid, da Abrajet Pará.



“O evento, que vai ocorrer de 22 a 27 de setembro em Belém, Marajó e outros pólos é uma oportunidade única de divulgação do Pará pelos 250 jornalistas que vão participar do congresso”. Explicou João Ramid, ao informar que o Hangar será palco do jantar de abertura, com show cultural dia 22 e de palestras ao longo do dia 23. De 24 a 26 os jornalistas, em grupos, realizam press trip nos demais pólos turísticos, retornando para o evento de encerramento em Belém dia 27, Dia Mundial do Turismo.

“Imaginem 50 reportagens especializadas em turismo, ou mais, sendo publicadas em todo o Brasil e no exterior”. Alertou o presidente da Paratur, Adenauer Góes, ao informar o apoio do Governo do Estado ao evento, que para ele deve ter adesão de todo o setor. Adenauer explicou que tem buscado parcerias para o evento, como fez na Guiana Francesa, onde participou do Salão de Turismo da Guiana este mês.

Durante o Fomentur Gelderson Pinheiro foi apresentado como novo membro do fórum representando a recém criada ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Francisco Ferreira, da Infraero, falou sobre as obras de infraestrutura para melhorar os serviços oferecidos na capital e interior e estimou que até 2016 estará pronto o novo aeroporto de Marabá. Também destacou incremento de 23,08% no fluxo de passageiros entre janeiro a março de 2010 e 2011.

As atividades do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur através do CADASTUR, que cadastra e atualiza dados dos prestadores de serviços turísticos e do TSI – Programa Turismo Sustentável e Infância, foram apresentados pelo técnico da Paratur Raul Goulart e pela coordenadora Rosely Coroa. A jornalista Camila Parente, da Temple Comunicação, divulgou no evento o Centenário da Assembléia de Deus, que tem apoio institucional da Paratur e vai ocorrer em junho.

Adenauer finalizou a reunião distribuindo aos membros do Fomentur o livro Turismo – O Negócio da Felicidade: Desenvolvimento e Marketing turístico de países , regiões, lugares e cidades, de Josep Chias, Editora Senac, SP 2007. Agendou para 27 de junho a próxima reunião do Fomentur, formado por mais de 40 entidades.

Por Benigna Soares - Ascom/Paratur

Belém tem linha executiva do Aeroporto para o Centro

A linha urbana executiva do Aeroporto para o centro comercial tão comum em grandes cidades, agora é uma realidade na capital paraense. Desde o mês de março, os turistas e demais passageiros agora podem ter acesso a um ônibus executivo que sai do Aeroporto Internacional de Belém para a Avenida Presidente Vargas.

Não apenas os viajantes, mas todos os usuários da capital e trabalhadores do Aeroporto podem utilizar a linha dos veículos executivos que aceitam o Passe Fácil (Vale Digital), e ao custo de R$ 3,05.

Segundo o presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Pará (Singtur-Pa) esta prestação de serviço faz com que fomente o turismo. “Essa foi mais uma conquista de todos nós, membros do trade turístico paraense, na luta pela melhoria da qualidade e competitividade do produto turístico paraense”, declarou Fábio Romero, presidente do Singtur.

A partir desta iniciativa, Belém se torna, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Manaus, uma das poucas capitais do Brasil a ter este tipo de serviço que, além de melhorar a acessibilidade para o Aeroporto, contribui com a diminuição do custo de viagem para o destino, possibilitando ainda o gasto do valor economizado com transporte para outros serviços turísticos, tais como passeios, restaurantes e artesanato.

Com informações http://www.fabioromero.blogspot.com/

domingo, 24 de abril de 2011

Congresso da Abrajet é tema do FOMENTUR

Por: Benigna Soares (Abrajet/Paratur) 

A estratégia de atualização do Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará será apresentada nesta segunda-feira, dia 25, às 17hs na FIEPA, por Patrícia Servilha,  Diretora Geral da empresa CHIAS Markenting, à convite da Companhia Paraense de Turismo PARATUR.

A apresentação ocorre durante a Plano   60ª reunião ordinária do Fomentur – Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará.  Na oportunidade o jornalista paulista Hélcio Estrella também apresenta o projeto do XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo ABRAJET, evento que traz ao Pará de 22 a 27 de setembro próximo cerca de 250 jornalistas com apoio da PARATUR, TAP, Hilton Hotel, Governo do Estado, ABAV, entre outros parceiros.

Adenauer Góes, presidente do Fomentur  e da Paratur, também aproveita a oportunidade para dar visibilidade às estratégias de divulgação das ações do Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (CADASTUR), que atuam no setor de turismo. O técnico Raul Goulart, do Núcleo de Registro e Qualidade da Paratur, é quem vai dar os esclarecimentos sobre o cadastro, obrigatório segundo a Lei Geral do Turismo, passível de multa em caso de exercício da atividade sem estar legalizado junto ao Ministério do Turismo

Também está na pauta dos membros do Fomentur, formado por mais de 30 entidades,   o centenário da igreja Assembléia de Deus, além da infraestrutura do Aeroporto de Belém.

Será  feito também pela PARATUR o detalhamento sobre as obras de infraetrutura dos aeroportos de Santarém, Marabá e Altamira previstas para  2011 e 2012.

A reunião acontece às 17hs, no 9º. andar da Federação das Indústrias do Pará-FIEPA. Antes, às 15hs, no mesmo auditório, diretores da Abrajet Pará e da Abrajet Nacional, juntamente com a Diretoria de Fomento da Paratur, se reúnem para discutir as estratégias de apresentação dos pólos turísticos do Pará aos 250 jornalistas que virão para Belém em setembro, durante o congresso da Abrajet. A reunião é com secretários municipais de turismo representantes dos pólos Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cachoeira do Arari recebe Abrajet com “Roteiros da Amazônia”

Mais de vinte profissionais e estudantes do setor de comunicação e turismo estão desde a última quinta-feira, dia 21, no município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, para dar inicio a primeira oficina “Roteiros da Amazônia” que pretende qualificar profissionais na propagação do setor turístico.

Em Cachoeira do Arari os participantes foram logo recepcionados no Museu do Marajó por uma apresentação do Grupo folclórico “Acauã”. De acordo com o dançarino Pedro Ribeiro, o nome do grupo “Acauã” é originado de uma tribo indígena na região de Breves no Marajó.

“Desde de 1999 que nós cantamos e dançamos, e estamos muito felizes com a vinda de vocês, pois as vezes nem mesmo o pessoal local prestigia nossas apresentações”, destaca Pedro Ribeiro, dançarino. A manifestação folclórica com dança e cantos é tão forte em Cachoeira do Arari que no próximo mês de Agosto acontece o Festival Marajoara de Grupos Folclóricos – FEMFOL.

No segundo dia de oficina, na sexta-feira, 22, os participantes tiveram a palestra de abertura com Flávia Lima que expos sobre o tema “Roterização Turística”, onde ela apontou as principais ferramentas para a criação de um roteiro turístico. A diretora Regional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Benigna Soares, entrou em seguida para ministrar o tema “Comunicação e Turismo”.

Além das palestras, os participantes vão criar um blog e um informativo que serão utilizados para divulgar o “Roteiro da Amazônia” em Cachoeira do Arari. Depois, o presidente da Abrajet do Espírito Santo, João Zucarato, jornalista e publicitário apresentou o Case “A força do turismo brasileiro no Espirito Santo”.

“Estamos mostrando os indicadores de uma pesquisa de fluxo turístico e turismo receptivo. Os dados nos apontam o norte para a fomentação do turismo”, ressalta Zucarato, que se disse encantado com a região do Marajó, que lembra os campos do Pantanal de Mato Grosso. No inicio da tarde, foram feitas as palestras e a prática da fotografia para o turismo que foram ministradas por João Ramid e Pedro Rodrigues, ambos fotógrafos de renome no setor.

O prefeito local Jaime Barbosa e a diretora escolar Sandra Souza prestigiaram a programação, que contempla também estudantes de escolas públicas de Cachoeira do Arari.

Já no sábado (23) todos seguem para a Fazenda São Vicente onde vão contemplar as belezas dos campos do Marajó e apreciam as comidas como o Frito do Vaqueiro (prato típico do Marajó, Lingüiça Marajoara (Carne de búfalo, limão ou vinagre, alho, pimenta do reino e sal), bem como o queijo do Marajó.

O evento tem apoio do Museu do Marajó, Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, Henvil Navegação, Fazenda São Vicente, Hotel Marajó, Restaurante Fundo de Quintal, Transcurumim, Amazon Image Bank.

Por Isa Arnour; De Cachoeira do Arari

Diretora de Comunicação da Abrajet/Pa

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Começa 13º. Congemas em Belém do Pará

A grande maioria dos participantes do 13º. Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) chegou em Belém na tarde deste domingo (17) e aproveitou para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, a exemplo da Estação das Docas e centro histórico. Outros preferiram conferir de perto o processo de montagem e preparação de palco e estandes do evento, que ocorre de 18 a 20 no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Com o tema “Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): competências e responsabilidades dos municípios”, o evento reúne secretários e gestores municipais dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de representantes dos 144 municípios paraenses, reunidos no Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), com estimativa de mais de dois mil participantes.

Muitas autoridades do eixo regional e nacional estão sendo aguardadas para o evento, que será aberto nesta segunda às 19 horas, no Hangar. Entre as autoridades do Pará esperadas o governador Simão Jatene, o prefeito de Belém, Duciomar Costa, senador Fernando Flexa Ribeiro, presidente do TJE, desembargadora Raimunda Noronha, procurador Geral do Estado, Eduardo Barleta de Almeida e o presidente da Assembléia Legislativa do Pará, Manoel Pioneiro.

Também participam Maria Alves dos Santos, titular da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Pará, atual presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Denize Ratman, secretária Nacional de Assistência Social e Carlos Eduardo Ferrari, presidente do CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social. Todas essas autoridades, recebidas em Belém pela presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Carolina de Pinho Ferreira, terão em Belém a oportunidade de interlocução com a Região Norte sobre diversos aspectos da assistência social que precisa de um olhar atendo, aberto às particularidades de cada Estado.

COLÓQUIOS - Dezenas de colóquios estão na programação, com abordagens sobre Articulação Intersetorial, destacando “Proteção Social Especial e o Enfrentamento às Drogas”, “Atendimento à População de Rua”, “o papel político do gestor na construção na intersetorialidade no âmbito do SUAS e Programa Bolsa Família”, entre outros temas.

Também estará em pauta o “SUAS e os conselhos de direitos e conselhos tutelares na promoção dos direitos da criança e do adolescente”. E, ainda, “O Judiciário no processo de municipalização das medidas socioeducativas”, “ Ações de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O “uso da ferramenta CadÚnico como instrumento de gestão”, é outro tema bastante esperado pelos participantes.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A diversidade cultural do Pará sempre chama atenção pela sua grandiosidade. A mistura de ritmos, raças, cores e sabores são atrativos que sempre despertaram curiosidade, e a hospitalidade do povo paraense garante a convivência harmoniosa entre visitantes e a população local. A cultura regional tem o poder de fortalecer vínculos, além de possibilitar mudanças na realidade cotidiana de muitas pessoas. Em nível de assistência social a música, dança e arte são usados como forma de superação, instrumentos de inclusão e garantia de direitos para crianças, adolescentes, jovens, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

É um pouco desse resultado que os participantes do 13º. Congemas vão ver de perto nestes três dias de evento, nos palcos do Hangar, onde a programação cultural começa nesta segunda. Abaetetuba dá o tom do que os participantes vão ver nos três dias do evento ao interpretar, na abertura oficial, o Hino do Pará, em versão musical regionalizada, tocado por crianças, adolescentes e jovens do projeto “Tocando a Vida”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município.

Em seguida vem o Grupo de Idosos do Centro de Convivência Zoe Gueiros, da Fundação Papa João XXIII – Funpapa, com apresentação das 17hs às 18hs. O Zoé Gueiros, implantado há mais de 14 anos, é uma referência no Pará em termos de políticas de assistência voltada aos idosos. Localizado no bairro do Tapanã, atende mais de mil idosos e seus familiares mensamente com dança, hidroginástica, oficinas laborais, memorização, alfabetização de idosos, dança de salão, entre outras atividades.

Após a abertura oficial do 13º. Congemas, que acontece às 19hs, sobre ao palco às 21 horas a cantora paraense Lucinha Bastos, uma das vozes mais encantadoras do Pará.

MARITUBA

No dia 19, terça-feira, as apresentações começa às 12h com o Grupo do PROJOVEM de Marituba, com a coreografia Dança do Canoeiro, ” que conta com a participação de vinte adolescentes do Projovem. O município também estará com um estande onde exibe resultados do projeto “Arte na Praça”, voltado para o artesanato.

O “Arte na Praça” é um projeto executado pelo Serviço de Inclusão Produtiva da Prefeitura Municipal de Marituba. O Espaço Integrado de Cidadania (EIC) leva para o estande do evento vários produtos artesanais confeccionados pelos integrantes do projeto em oficinas coletivas realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). De acordo com a coordenadora do “Arte na Praça”, Leila Rocha, todos estão bastante ansiosos com os preparativos para o evento. “É a oportunidade que eles têm para divulgar os seus trabalhos para pessoas de todo o Brasil”, ressalta. .

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marituba, Socorro Couto, explica que essa participação é de fundamental importância. “Faço parte do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social e acompanho de perto os preparativos do CONGEMAS, que, pela primeira vez no Pará, nos permite além de mostrar o trabalho de assistência que desenvolvemos em nosso municípios também conhecer o que está sendo feito pelos demais estados e municípios do Brasil. É uma oportunidade única de troca de conhecimentos e aprimoramento sobre as responsabilidades do municípios acerca da Política Nacional de Assistência Social.

MARAJÓ – SALVATERRA

Às 12h30 se apresenta o Grupo Paracauari, com a Dança do Vaqueiro, típica do município de Salvaterra , na ilha do Marajó. O município está localizado no Marajó, maior ilha fluvial e marítima do mundo, objeto de desejo de turistas de todo o planeta mas com graves desafios na área da proteção social, já que tem o meno IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Fundado em 1990 o Grupo Folclórico Pauacauari é composto por 40 integrantes, músicos, bailarinos e outros entre 18 e 35 anos. As apresentações, de cunho regionais, envolvem danças como Vaqueiro, Maçariquinho, Siriá, Pescador. No Congemas se apresentam 28 dançarinos.

IRITUIA

O município de Irituia, localizado na região Guajarina, Nordeste do Pará, marca participação no CONGEMAS com o Grupo de Carimbó Curumim, do PETI – Programa Erradicação do Trabalho, que se apresenta às 13h. Ligado ao Núcleo de Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, faz parte do “Sementes do Amanhã”, vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção social. Composto por 130 crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, que recebem no projeto atividades socioeducativas de teatro, música, pintura, desenho, coral, dança, escola de formação, etc.

O Objetivo do Grupo de Carimbó CURUMIM é o resgate da cultura popular Irituiense, através do fomento da música e da dança do carimbó, visando repassar às crianças e adolescentes do município de Irituia a importância de se manter viva a cultura do carimbó haja vista que a mesma vem desde o tempo da escravidão. As músicas executadas pelo grupo são de autoria de compositores de carimbó de Irituia.

BENEVIDES

Benevides, município da Região Metropolitana de Belém, reconhecido nacionalmente por trabalhar a assistência social ladeada com a consciência ambiental, a exemplo das práticas de reciclagem que deram origem ao projeto Natal de Benevides, se apresenta com o Grupo de Dança Regional. Benevides é guardião de uma das mais belas histórias do tempo escravocrata, tendo sido o primeiro do Brasil a abolir a escravidão, traço histórico refletido nas lendas e principalmente nas danças do lugar. O grupo se apresenta das 17h às 17h30.

BELÉM

Além do Grupo de Idosos do Centro de Convivência Zoé Gueiros, que sobre ao palco na segunda, a Funpapa também apresenta os jovens atendidos pelo programa “Conquistando a Cidadania”, que em parceria com a Escola de Danças Clara Pinto.

Através do Conquistando a Cidadania, criado em 2006, a Funpapa possibilita a crianças, adolescentes e jovens de bairros da periferia da capital e que são atendidas pelos Cras em programas como: Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho (PETI) e Projovem Adolescente, o sonho de se transformar em grandes bailarinos. Em 2009 durante a o Festival Internacional de Dança da Amazônia – FIDA, os jovens Rodrigo Soares e Marielson Barbosa conquistaram prêmios muito importantes para as suas carreiras.

Rodrigo, na época com 15 anos, conseguiu o 1º lugar e ganhou a oportunidade de estudar na escola internacional de dança Miami City Ballet, e no Centro Rio Balé, no Rio de Janeiro. Marielson, na época com 19 anos, conquistou o 3º lugar e também ganhou bolsa no Centro Rio Balé. “O projeto me abriu muitas portas. Antes eu não tinha sequer condições de cursar aulas de dança e agora, além de fazer o que eu gosto ainda posso me especializar e ser reconhecido pelo meu talento”, disse o jovem, sobre a oportunidade proporcionada pelo Conquistando a Cidadania, que atende anualmente mais de 100 crianças e adolescentes, já chegando a marca de mil beneficiários nos últimos seis anos.

São três as modalidades oferecidas: balé clássico, jazz e folclore regional. O Conquistando a Cidadania se apresenta na terça, dia 19, das 17h30 às 18h.

ANANINDEUA

No dia 20 a programação começa com grupo de dança de Ananindeua, Ananin Folcórico, das 12h às 12h30. O projeto teve início com a oficina de percussão nos meses de Maio e Junho, do ano de 2010, desenvolvido pelo Professor de Música Márcio Siqueira com os idosos acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II, do Município de Ananindeua/PA. Visa promover o resgate folclórico regional por meio da dança, canto e percussão, além de trazer uma proposta de conscientização ambiental, já que seus instrumentos de percussão são todos feitos de material reciclado. Atualmente o grupo conta com 40 integrantes entre crianças, jovens e a maioria de idosos.

Ainda no dia 20, após a apresentação dos colóquios resultantes da programação técnica do evento, um novo show, do grupo parafolclórico Frutos do Pará, com participação especial de Iracema de Oliveira, a dama do rádio paraense, conhecida por suas produções de cordões de pássaros, manifestação tipicamente paraense. A programação cultural será encerrada pelo Grupo Para-folclórico “Fruto do Para”, que se apresenta a partir das 18h.

EXPECTATIVAS - “Receber o encontro em Belém é uma grande honra aos gestores dos 144 municípios do Pará. É uma oportunidade única de nos articularmos e nos aprimorarmos ainda mais para juntos garantirmos boas práticas de aplicação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), buscando um olhar mais atento para a realidade da Região Norte, das famílias da Amazônia”, ressalta Carolina Ferreira, presidente da Funpapa e do Coegemas.

“O Norte pode nos dar referência sobre a necessidade de considerar os aspectos regionais na estruturação do SUAS, considerando a sua diversidade espacial e cultural”, garante Ieda Castro, presidente do Congemas. Para ela, este é o momento onde há uma interação entre as três esferas da Política de Assistência Social, com o foco especificamente no município. "Certamente uma chance imperdível para, mais uma vez, produzirmos uma agenda conjunta em prol da consolidação e avanço do SUAS”, afirma a presidente do Congemas.

Apóiam o evento o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Sedes), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Instituto de Artes do Pará e Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A realização é do Congemas, com apoio do Coegemas Pará, e a execução da Boeing Turismo e Eventos.

CONFIRA A PROGRAMA ÇÃO OFICIAL PARA ESTA SEGUNDA

TEMA - Gestão Descentralizada do SUAS: competências e responsabilidades dos municípios

Dia 18 de abril14h às 17 h – CREDENCIAMENTO
19h - SOLENIDADE ABERTURA
21h– Confraternização – Coquetel dançante

FONTE: Benigna Soares - ASCOM PARATUR

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Abrajet do Ceará elege nova diretoria para biênio 2011/2013


No último dia 25 de fevereiro, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seção do Ceará elegeu sua nova diretoria para o 2011/2013. 

Com deliberação unânime da Assembléia Geral Extraordinária, a nova constituição da diretoria ficou assim:  
Presidente – José Rangel (jornalista, editor do jornal Costa Oeste do Ceará, apresentador de Tv); 
Vice-Presidente – Hélio Rocha Lima; 
Secretário – Antônio José de Oliveira; 
Dir. Administrativo – Vicente de Alencar; 
Dir. de Planejamento e Marketing – Ivonildo de Lavor; 
Dir. de Divulgação – Augusto Oliveira; 
Dir. Social – Luciano Diógenes;
Conselho Fiscal: José Maria Melo, Eliomar de Lima e Tarcísio Colares. 
Conselho de Ética: José Carlos de Araújo, Ivonete Maia e José Mário Pinto.

Agenda Mínima do governo prevê investimentos de R$ 4,5 bilhões até 2014

O presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, participou na tarde da última terça-feira, dia 13, no Hangar da apresentação da agenda mínima do Governo Simão Jatene para os próximos quatro anos. A agenda prevê investimentos de R$ 4,5 bilhões até 2014. Parte desses investimentos beneficiam direta e indiretamente o setor de turismo. É o caso dos investimentos na área de produção que, entre outros, prevê a construção do Centro de Convenções em Marabá e Santarém, fortalecimento das ações do Prodetur - Programa de Desenvolvimento do Turismo, que por sua vez destinará investimento para a realização do Inventário Turístico do Estado, Acessibilidade e logística de transporte para o Marajó, Promoção e divulgação do destino Pará, a Obra-Prima da Amazônia.

Adenauer Góes lembra que os investimentos na área de turismo resultam de compromissos do governador Simão Jatene, "que não precisa ser sensibilizado sobre a importância do turismo para a economia e desenvolvimento do Pará", especialmente nos aspectos relacionados à geração de emprego, renda e qualidade de vida para a população que vive aqui e para os turistas conseqüentemente.  Adenauer reforça ainda que é compromisso do governo do Estado a criação da Secretaria de Estado de Turismo.

Agenda Mínima -  Além de apresentar, durante o evento em comemoração aos 100 dias de governo, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, um conjunto de obras e ações que estabeleceu como Agenda Mínima de realizações para os próximos quatro anos o governador Simão Jatene também assinou um Termo de Cooperação Técnica entre o Estado do Pará e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), que será parceiro do governo na tarefa de de modernizar e fortalecer a capacidade de gestão do Estado.

A Agenda Mínima contempla investimentos em saúde, Segurança, educação, esporte e lazer, produção e meio ambiente, cultura, transporte, saneamento e habitação, e trabalho e assistência. Os investimentos nesses projetos somarão, segundo o governador, R$ 4,5 bilhões em quatro anos. Isso representa, no cálculo de Jatene, cerca de 10% da arrecadação presumida do Pará para os próximos anos. "O Governo que não se dispuser a usar pelo menos 10% do que tem nos cofres em investimentos não terá feito absolutamente nada", afirmou o governador.

"A agenda mínima nasceu nas mãos, nas vozes e nos corações das pessoas que conheci durante as andanças pelo Estado. Ainda não tem tudo que eu gostaria que tivesse, mas não tem nada na agenda que eu não tenha visto durante a campanha. Tentei colocar tudo o que me foi dito, tudo o que foi solicitado e cobrado", enfatizou Simão Jatene.
Texto: Benigna Soares (Ascom Paratur) e Bruna Campos (Secom)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Convidados de todo o Brasil e exterior prestigiam solenidade em Minas Gerais

Tudo pronto para a grande solenidade comemorativa dos 26 anos de circulação ininterrupta do JORNAL MG TURISMO, o mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com ampla circulação em todo o “trade” turístico do Estado, marcada para o dia 25 de abril, no Hotel Mercure BH Lourdes.

Este ano, a Comissão Organizadora, dirigida por Suely Calais Guerra, garante uma novidade : a equipe se esmerou nos preparativos e, pontualmente, às 20h, os mestres de cerimônas, jornalista João Carlos Amaral (recém-eleito presidente da Abrajet-MG), e a diretora da Victory, Beth Ribeiro, abrirão o evento. A entrega do XXI Prêmio MG TURISMO e do XV Troféu Mulher Influente, o ponto alto da solenidade, durará exatos 90 minutos, segundo o informa o expert em eventos Rafael Lobato, que já fez todos os preparativos necessários para cumprir esse prazo.

A solenidade será presidida pelo secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, deputado estadual Agostinho Patrus Filho (PV-MG), com a presença do secretario de Comunicação, Nestor Oliveira, do presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Tenente Lúcio (PDG-MG), presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Léo Burguês (PSDB), deputados estaduais Luzia Ferreira (PPS) e Fred Costa (PHS), presidente da Belotur, Arthur Vianna , ¬¬¬e outras autoridades.

Estarão presentes jornalistas filiados à Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET-MG), entidade da qual o diretor-geral do JORNAL MG TURISMO, Antônio Claret Guerra, é o fundador em Minas Gerais e integrante da sua diretoria nacional.¬¬ A Prefeitura de Belo Horizonte, através da Belotur, considera o evento como de potencial turístico, já que fortalece a imagem turística da Capital e valoriza as características da cultura mineira .¬¬

segunda-feira, 4 de abril de 2011

DEFINIDA A PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO EM MANAUS


A programação do Encontro Nacional da Diretoria Executiva da Abrajet, que vai acontecer em Manaus entre os dias 21 e 25 de junho, está definida. Faltam apenas pequenos ajustes na programa social.

Reunião entre o presidente da Abrajet-AM, Paulo Roberto Pereira, e a diretora de Marketing da Amazonasgur, Roselene Medeiros, definiu mais alguns detalhes da programação oficial do encontro da Executiva da Abrajet que acontecerá entre os dias 21 e 15 de junho deste ano, em Manaus e Parintins.
            A partir de agora, a Abrajet e a Amazonastur estará cadastrando oficialmente os participantes do evento. Para isso, todos devem encaminhar para e-mail para a entidade do Amazonas (abrajet.am@editarcom.com.br) contendo:
1. NOME COMPLETO;
2. NÚMERO DO RG;
3. NÚMERO DO CPF;
4. AEROPORTO DE EMBARQUE.
            Todos os bilhetes aéreos serão emitidos com embarque no dia 21 de junho (Terça-feira). Por uma questão de logística no transfer do aeroporto em Manaus e check-in no Novotel, a Amazonastur tentará centralizar a chegada de todos na capital amazonense no período da tarde/noite deste dia.
            No dia 22 de junho (Quarta-feira) haverá a reunião da Executiva Nacional. Esta reunião começará as 8h30, logo após o café da manhã, e se entenderá até as 12 horas impreterivelmente, pois neste horário todos seguirão de ônibus até o Pólo Industrial de Manaus para almoço e visitação a uma das fábricas que formam a economia amazonense. Ainda nesta quarta-feira, jantar de confraternização com o trade turístico em local a ser ainda definido.
            No dia 23 de junho (Quinta-feira) todos os membros do Encontro serão convidados a conhecer um empreendimento de lazer ainda a ser definido. Existem várias opções, mas com certeza será um hotel de selva, onde será servido o almoço e, em seguida, retorno ao hotel para as providências de embarque para Parintins, onde a delegação ficará hospedada nesta noite de quinta-feira.
            No dia 24 de junho (Sexta-feira) a principal atividade será a noite de estréia do Festival Folclórico de Parintins. Durante o dia, no entanto, estão programadas visitas aos “currais” dos Bois Caprichoso e Garantido para conhecer de perto os bastidores de um espetáculo desta natureza.
            O espetáculo a noite se estenderá até a madrugada de sábado, quando todos retorno ao hotel, ainda em Parintins, para descansar. O retorno a Manaus acontecerá no dia 25 de junho (Sábado). Mais uma vez a Amazonastur tentará coordenar de forma que não haja espera longa em Manaus no trânsito para os Estados de destino de cada um. Mas quem precisar ficar mais tempo, ou mesmo pernoitar, haverá reserva ainda no Novotel.

            É muito importante a confirmação dos dados pessoais para participar do evento. Além de emissão de bilhetes aéreos e hospedagem, temos que providenciar CREDENCIAMENTO para todos circularem livremente no Bumbódromo.

Contato:
Paulo Roberto Pereira
(92) 3238-2434 / 9128-0843 / 8207-4355

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pará promove “Roteiros da Amazônia” na Ilha do Marajó

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet-Pará) promove no período de 21 a 23 de abril a oficina “Roteiros da Amazônia”, no município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. A iniciativa, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, pretende reunir vivência e prática das técnicas de comunicação e turismo, com oficinas de capacitação voltada para estudantes e profissionais do setor.

Os palestrantes das oficinas serão: Flávia Lima - turismóloga, Benigna Soares - Jornalista e Diretora Regional da Abrajet Nacional, João Ramid - Presidente da Abrajet Pará, Diretor do Amazon Image Bank, jornalista e repórter fotográfico. Pedro Rodrigues - Técnico de tratamento de imagem. E, o convidado especial, João Zucarato, presidente da Abrajet do Espírito Santo.

O “Roteiro da Amazônia” é uma realização da Abrajet-Pará, com apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, Museu do Marajó, Faculdade Ipiranga, Gráfica Alves, Amazon Image Bank, Fazenda São Vicente, Secretaria de Turismo de Souré, Pólo Turístico do Marajó, Pousada Fazendas e Companhia Paraense de Turismo - PARATUR.Maiores informações e inscrições  no email: abrajetpara@gmail.com e nos telefones (91) 3223-9736/ 8239-7757/ 8842-8129


FICHA DE INSCRIÇÃO