terça-feira, 26 de outubro de 2010

Profissionais de turismo e jornalista partem em Fam Trip para o Suriname

Comitiva do Pará participa de feira de turismo e divulga produto turístico combinado da Amazônia no Brasil, Suriname e Guyana Francesa


Parte de Belém na tarde desta quarta-feira, dia 27, uma comitiva de profissionais de turismo e imprensa especilaizada com destino à cidade de Paramaribo, no Suriname. O Fam Trip (viagem de familiarização) faz parte de um acordo entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Suriname Tourism Foundation (STF). O objetivo é promover e fortalecer o PTCA (Produto Turístico Combinado da Amazônia) que no Brasil envolve roteiros nos estados do Amapá, Amazonas e Pará juntamente com o Suriname e Guiana Francesa.

Segundo Maria de Belem Gomez, gerente de Assuntos Internacionais da Paratur, "O objetivo do programa é juntarmos forças para desenvolvermos um turismo sustentável para a nossa região tendo em vista as portas de entrada de vôos internacionais em todos os destinos parceiros". Explica, ao esclarecer que integram a comitiva agentes de viagens, operadores de turismo, jornalistas especializados em turismo ligado à Abrajet Pará (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), representantes governamentais e não governamentais dos referidos destinos, especialmente do Pará e da Guyana Francesa.

O Fam Trip, que começa dia 27 e segue até o dia 3 de novembro, tem como pauta principal a participação dos representantes de cada país na Feira de Turismo do Suriname, que ocorrerá na cidade de Paramaribo, entre os dias 29 e 31 de Outubro próximos. Na ocasião as belezas dos seis pólos turísticos do Pará vão ser apresentadas aos demais países que participam da feira.

O grupo, formado por nove pessoas do Brasil e três da Guyana Francesa, também vai conhecer os principais roteiros turísticos do Suriname, localizados em Albina, Paramaribo, Commewijne, Nw. Nickerie e outras cidades. No roteiro haverá visitação em áreas de reservas florestais como a Bigi Pan, Central Suriname Nature Reserve (CSNR), montanha Voltzberg, entre outros luares que oferecem observação de pássaros, corredeiras, uma rica gastronomia e riquezas culturais encantadoras.

Entre os integrantes do Famtur e Press Trip estão o diretor da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV Pará), Francisco Rocha, que também representa a agência de viagens Travel In, a presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará), Benigna Soares, a gerente de Assuntos Internacionais da Paratur, Maria de Belém Gomez, e a técnica de turismo, Lorena Aguiar. Representantes do Amapá, Amazonas e da Guyana Francesa se juntam ao grupo no decorrer da viagem.

Fonte: Abrajet Pará, com dados da Gerência de Assuntos Internacionais da Paratur

www.abrajetpara.blogspot.com

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jornalistas elegem nova diretoria da Abrajet para o biênio de 2010-2012

Em assembléia extraordinária em XXVII Congresso Nacional realizado em Angra dos Reis (Rio de Janeiro) a Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo, Abrajet, elegeu a nova diretoria para o biênio 2010-2012.

O jornalista Elcio Estrela, carioca radicado em São Paulo, vai substituir o baiano, também radicado em São Paulo, Carlos Magnavita, que presidiu a Abrajet no período de 2003-2010. Os jornalistas maranhenses Fernando Borges, presidente da entidade no Maranhão, Gutemberg Bogea e Karine Baldez fazem parte dessa nova diretoria.

Com 53 anos de existência, a Abrajet vem ampliando sua atuação no país. Jornalistas de 22 estados da federação participaram do vigésimo congresso da entidade este ano. O estado do Sergipe é o mais recente integrante da associação que tem cadastrados quase 300 jornalistas especializados em turismo.

Antes da eleição, Carlos Magnavita se despediu como presidente apresentando o balanço de sua gestão à frente da Abrajet. Ele destacou passos fundamentais para a credibilidade da entidade, entre elas a participação no Conselho Nacional de Turismo. No mês passado Magnavita participou da entrega do documento referenciado 2011/2014 do Conselho Nacional de Turismo CNTUR, à candidatura do PT à presidência da República, Dilma Rousseff.

O documento foi elaborado com participação de 14 entidades, entre a Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo. No site da entidade www.abrajet.com.br ode ser encontrado a versão integral do documento. “No que eu me propus, eu consegui”, resumiu Magnavita.

Oito congressos da Abrajet foram realizados durante a gestão de Magnavita. O primeiro deles, em 2003, foi realizado em Camburiú (Santa Catarina). Como fato mais marcante, Magnavita enumerou a realização da reunião do Conselho Nacional de Turismo no congresso da Abrajet em Belo Horizonte, e as comemorações do cinqüentenário da entidade no Copacabana Palace (RJ) com participação de convidados de grande relevância na política de turismo brasileira.

“É tempo de unidade”, pregou o novo presidente logo após ser aclamado na eleição em chapa única. Ainda durante a assembléia foi entregue o titulo de sócio-benemérito a Wilson Almeida, jornalista do Rio Grande do Sul.

No final da assembleia os jornalistas participantes do XXVII Congresso Nacional da Abrajet elegeram Belém (PA) como sede do próximo congresso da entidade programado para 2011. No ano seguinte o congresso será realizado em São Luís, como homenagem aos 400 anos de fundação da capital maranhense.


Diretoria da ABRAJET Nacional

Presidente: Hélcio Estrella (SP)
Vice-Presidente: Cláudio Magnavita (RJ)

Diretores:
Operacional:
José Humberto Montes Falcão (MT)
Gutemberg Bogea (MA)
Eduardo Binz Ely (RS)
Walter Estevam Jr (SP)
Ricardo Guerra (PE)

Diretores Suplentes:
Belmiro Gregório (TO)
Paulo Roberto Pereira (AM)
Airson Soares da Rosa (SC)

Conselho de Ética:
Maria Arlete Carvalho (TO)
José Carlos Araújo (CE)
Valmir Grein (SC)

Suplentes:
Rogério Almeida (PB)
Karine Baldez (MA)
Antonio Claret de Rezende (PR)

Conselho Fiscal:
Fernando Borges (MA)
Suzana Barros (TO)
Antonio Claret Guerra (MG)

Suplente: Waldir Martinez

Diretores Regionais:
Centro Oeste: Marcos Vergueiros (MT)
Nordeste: Luiz Felipe Moura (PE)
Norte: Benigna Soares (PA)
Sudeste: Sergio Elian Moreira (MG)
Sul: Sergio Almeida (PR)

Fonte: www.jpturismo.com.br


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pará será sede de congresso de jornalistas especializados em turismo

O Pará foi eleito oficialmente na tarde desta terça (19), em Angra dos Reis (RJ) como sede do XXIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). A indicação do Estado para sediar o evento que deverá reunir em Belém, no Marajó e em Santarém, mais de 200 jornalistas especializados, ocorreu em maio deste ano em São Paulo, durante o Salão do Turismo - Roteiros Brasil e se confirmou nesta terça durante a vigésima edição do congresso que teve início no último dia 17 no resort Vila Galé Angra.

Com a eleição da nova diretoria da entidade, também ficou com a Abrajet Pará, presidida pela jornalista Benigna Soares, a Diretoria Regional Norte da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, antes vinculadas ao Tocantins. A Abrajet, que a nível nacional tem mais de 50 anos e representação em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, foi criada no Pará em 2006. Em quatro anos de funcionamento realizou importantes eventos como I Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” (2006), duas edições da Semana de Turismo de Belém. Também integra o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur). “Somos fontes de informações sobre o turismo paraense para todo o Brasil e para o exterior. Agora, com a coordenação da Região Norte, vamos ampliar nossa atuação difundindo também o conceito de turismo na Amazônia”. Afirma a jornalista Benigna Soares, que é especialista em Cultura e Midiologia das Sociedades Contemporâneas e acredita que a “comunicação é uma importante ferramenta que, aliada ao turismo, pode gerar emprego, renda e mudar a percepção da sociedade sobre a relação de um visitante com um determinado destino turístico”.

Do resort Vila Galé Angra a comitiva de jornalistas de turismo de todo o Brasil segue para a cidade de Niterói, onde participa de city tour. Na sede do Rio de Janeiro os jornalistas participam, no Riocentro, de mais uma edição da Feira das Américas (ABAV 2010), de 20 a 22. Durante a programação da Abav, na noite desta quinta (21) haverá a cerimônia de posse da nova diretoria da Abrajet Nacional, até então presidida pelo jornalista Cláudio Magnavita, radicado no Rio de Janeiro. O novo presidente é o jornalista Hélcio Estrela, que recebe agora a missão de dar continuidade ao trabalho de mais de cinqüenta anos voltados à promoção e divulgação do turismo brasileiro.

Congresso- O XXIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) está previsto para ser realizado no Pará na segunda quinzena de setembro do próximo ano. Já tem confirmados como parceiros a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). Os mais de 200 jornalistas esperados para o evento, que também terá oficinas, palestras, exposições e apresentações culturais, devem conhecer os pólos turísticos Belém, Marajó, Tapajós e outros.

LEIA MAIS: www.abrajetpara.blogspot.com

Rio sedia nesta quarta-feira (20/10) maior feira de turismo das Américas

A abertura oficial será às 10h, no Pavilhão 5, com pronunciamento do presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira. Estão confirmadas as presenças do ministro do turismo Luiz Barreto e do governador e do prefeito do Rio de Janeiro.

Começa nesta quarta-feira, e vai até o dia 22 , a 38ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens - ABAV 2010 e Feira das Américas. Considerado o maior evento do turismo do continente americano, a exposição deverá atrair 24 mil visitantes e trará as tendências do setor para 2011. Somente a exposição ocupará 35 mil metros quadrados, reunindo 800 empresas do setor e órgãos governamentais expositores.

A abertura oficial será às 10h, no Pavilhão 5, com pronunciamento do presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira. Estão confirmadas as presenças do ministro do turismo Luiz Barreto e do governador e do prefeito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e Eduardo Paes.

As atividades da ABAV 2010 começam diariamente às 9h30, com a parte técnica do congresso, cujo tema central é Agente & Cliente: a Melhor Relação. Nesta edição, os seminários das salas temáticas acontecerão simultaneamente nos dias 21 e 22, das 9h30 às 12h, antes da realização das sessões plenárias, que seguem das 12h às 14h. Às 13h, começa a exposição.

O mundo dentro do Riocentro

A Feira das Américas, dividida em três pavilhões, será palco de grandes lançamentos do mercado turístico. Serão, aproximadamente, 300 estandes de destinos nacionais e internacionais, hotéis, operadoras de turismo e marítima, seguradoras, companhias aéreas e entidades representativas do setor. A participação de países em relação à edição anterior aumentou significativamente. Neste ano, são 50 contra 42 do ano passado, somando, até o momento, 26 delegações estrangeiras, com previsão de aumento até o início do evento.

A expectativa é que a ABAV 2010 movimente cerca de R$ 26 milhões na economia do Rio, entre gastos dos congressistas com hospedagem, alimentação, compras e entretenimento. A média de ocupação hoteleira durante o evento, que vai de 20 a 22 de outubro, é de 80%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH/RJ).

Contato: Paulo Roberto Pereira (92) 9128-0843 - ABRAJET

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CONGRESSO DA ABRAJET NO RIO DE JANEIRO (ANGRA DOS REIS)

Prezados, repasso a programação oficial do XXII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abajet) que este ano vai acontecer no Rio de Janeiro (Angra dos Reis). Solicito que faça a leitura da programação, que este ano inclui participação na ABAV 2010. Os interessados em participar devem confirmar presença À Abrajet Pará até o príxomo dia 10, repassando nome, telefone, e-mail. Associados e não associados da Abrajet Pará interessados em participar devem entrar em contato pelo (91) 8842-8129 e abrajetpara@gmail.com
PROGRAMAÇÃO

Prezados Abrajetianos, No próximo dia 17 estaremos iniciando o nosso XXII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Ele será realizado em duas etapas. A primeira, de 17 a 20, em Angra dos Reis, em um dos melhores resorts do país, o Vila Galé Angra.Trata-se de um resort 5 estrelas, com serviço “all inclusive”, ou seja, estão incluídos todas as despesas com alimentação e bar. É o sistema de tudo incluído. Você poderão ter imagens do resorts e vídeos no link ( http://www.vilagale.pt/pages/hoteis/?hotel=28 ).O grupo Vila Galé, durante a visita do Conselho Nacional da ABRAJET a Lisboa, nos recebeu para um almoço no Vila Galé Opera. A nossa anfitriã será a Beth Jardel, viúva do ator Jardel Filho, que atua como relações publicas do grupo português.Em Angra receberemos a atenção da Prefeitura da cidade, que nos levará para passeios exclusivos na região.A nossa programação esta sendo montada de forma que possamos aproveitar ao máximo a estrutura do resort.Iremos concentrar a pauta de chegada na manhã de domingo, para que o primeiro dia possa ser aproveitado ao plenamente.Na parte de Angra todas as refeições estão inclusas, por isso não consta os horários específicos, devendo ser obedecido os horários de funcionamento dos restaurantes do hotel. Na nossa pauta oficial teremos:
Domingo – 17/10 (dia livre)
20h30 Jantar de Abertura do XXVII Congresso
Dia 18/10 (segunda)
9h00- 12h00 Reunião do Conselho Nacional da ABRAJETManhã livre para os associados não integrantes do Conselho
17h00 – Painel sobre LIBERDADE INDIVIDUAL – Estamos vivendo na terra do não! Patrocínio – Souza Cruz (Participação de Norton Luiz Lenhart, Paulo Somucci e Alexandre Sampaio)
Dia 19/10 (terça)
9h00- 11h00 – Assembléia Geral da ABRAJET e eleição da nova diretoria11h30- 1300 – Grupo de trabalho coletivo com a nova diretoria eleita com o tema “Construindo uma ABRAJET ainda melhor!”
14h30 as 16h – Oficinas de Trabalho com os novos diretores e suas áreas de atuação: Comunicação Interna, Aumento do Quadro Associativo, Planejando os próximos anos e demais áreas. Estas oficinas serão monitorados por consultores de gestão empresarial.
17h – Apresentação para todos os associados do Resultado das Oficinas de Trabalho da nova diretoria.
Dia 20 quarta – Manhã livre / Embarque para destinos de regresso depois do almoço.
Segunda parte – Opcional (Roteiro para os que escolheram participar da segunda parte do Congresso e ABAV. Saída às 11 horas de Angra dos Reis para o RioCentro
Primeiro Dias da Feira das Américas – ABAV. As bagagens ficarão nos ônibus que sairá do Rio centro as 19 horas para os hotel.21h Jantar de boas vindas oferecido pelo trade turístico de Niterói.
Dia 21 quinta – City tour por Niterói e história/praias oferecido pela NELTUR (Empresa Oficial de Turismo de Niterói) com direito a almoço.
14h00 Partida para o Rio Centro – Feira das Américas/ABAV, segundo dia19h00 regresso para Niterói
21h30 – Coquetel/Jantar de posse da Nova Diretoria da ABRAJET e homenagem ao Ministro do Turismo Luiz Barreto no edifício do Museu de Arte Moderna de Niterói – MAC (http://www.macniteroi.com.br/)
Dia 22 Sexta Manhã livre
14h00 – Saída para RioCentro
20h00 – Regresso para Niterói - Noite Livre/ Regresso
Sábado 23
Regresso as cidades de origem pela manhã.
Para quem for participar somente da primeira parte do Congresso, a taxa de inscrição será de R$ 300,00 para Associados e R$ 400,00 para acompanhantes.
Para quem for participar também da segunda parte, a taxa única será de R$ 400,00 para Associados e R$ 500,00 para acompanhantes.
As informações completas sobre o congresso estarão disponibilizadas no site da ABRAJET Nacional, WWW.ABRAJET.COM.BR a partir do dia 01 de outubro.
Atenciosamente,
Claudio MagnavitaPresidente Nacional da ABRAJET
Benigna Soares - JornalistaPresidente da Abrajet Pará