quarta-feira, 14 de julho de 2010

COMENDADOR ABRAJETIANO

O Abrajetiano Hans Schaeppi, um dos fundadores da Abrajet, e responsável durante 20 anos pela coluna “Hotelaria e Turismo” d’A TARDE da Bahia, e há 15 anos pela coluna Turismo da Gazeta do Turismo, Jornal da Abrajet-BA e do regional AGORA, de Itabuna(BA), recebeu no dia 28 de junho, Dia da Cidade de Ilhéus, a maior condecoração concedida a um cidadão daquela cidade. Trata-se da “Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus”, entregue na mesma solenidade no Teatro Municipal de Ilhéus, ao Governado do Estado da Bahia, Jaques Wagner.

Anteriormente, Hans já havia recebido o Título de Cidadão Ilheense, único homenageado em 1985 pela Câmara Municipal de Ilhéus; foi Presidente do Rotary Club de Ilhéus; e eleito membro da Academia de Letras de Ilhéus, juntando-se como “imortal” ao seu amigo e compadre Jorge Amado. Recebeu também o Catavento de Prata e o Troféu Primeira Página, em Salvador, por suas atividades na hotelaria.

Além de jornalista, Hans Schaeppi, como engenheiro civil, construiu o primeiro hotel de turismo da região, o Ilhéus Praia Hotel, há 29 anos, e também a primeira fábrica de chocolates finos da Bahia e do Norte e Nordeste do País, a Chocolate Caseiro Ilhéus, que este ano comemora 25 anos.

Schaeppi fundou também em 1989, a Associação de Turismo de Ilhéus(ATIL) e o Conselho Ilheense de Turismo(CITUR), entidades que até hoje lutam pelo Turismo da região.

Vários outros prêmios foram recebidos pelo abrajetiano Hans Schaeppi, mas sem dúvidas, a Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéius foi o mais gratificante.


quinta-feira, 1 de julho de 2010

P O N T O T U R Í S T I C O


* Por: Benigna Soares


BOA NOTÍCIA


Belém foi referendada pelo Conselho Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) para sediar o XVII congresso da entidade no próximo ano. A Abrajet Pará já conta com adesão da Paratur, Belemtur, Abav, Grupo Solare e outros parceiros para a realização do evento, que traz para Belém cerca de 200 jornalistas especializados.


CONGRESSO


Foi importante a participação do vice governador do Pará, Odair Correa, no jantar dos 30 membros do Conselho Nacional da Abrajet, em São Paulo, no último dia 28, para que o Pará conquistasse a sede do congresso do ano que vem. Odair lembrou aos jornalistas especializados em turismo a força da marca Amazônia para a divulgação do turismo brasileiro. Com isso, a escolha da Abrajet Pará como anfitriã do evento em maio de 2011 foi unânime. O congresso deste ano será em Angra dos Reis (RJ com participação de diversos paraenses.


T R I P


O Pará recebe de braços abertos a T R I P Linhas Aéreas, que além de vôos diretos entre Belém e Manaus ampliou a cobertura para sete municípios paraenses. Permite também ligação com grandes centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, entre outros.


F I T A


Será no próximo Mês de agosto, no Hangar, a próxima edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita). O evento é uma realização da Paratur.


MTUR


Belém e Santarém foram contemplados com oficina do Ministério do Turismo, por meio do Instituto Marca Brasil, sobre “Liderança e Gestão”. Voltada aos membros do Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores do Turismo, a capacitação envolveu empresários, jornalistas, representantes governamentais e não governamentais da área.


TURISMO RURAL


A Comissão de Finanças e Tributação aprovou o Projeto de Lei 5077/09, do deputado Silvio Torres (PSDB-SP), que inclui oficialmente o turismo entre as atividades rurais. O objetivo é viabilizar o desenvolvimento do turismo rural.


MINAS GERAIS


O diretor de Comunicação da Abrajet Pará, Nilton Guedes Pereira, esteve em Belo Horizonte (MG), representando a entidade no XX Prêmio MG Turismo e XIV Trofeu Mulher Influente, oportunidade na qual foram homenageados nomes de relevo em diversos segmentos. Foi à convite do casal de jornalistas Antonio Claret Guerra e Suely Calais Guerra.


BELO ALTER

O Casal Irene Belo e Carlos Zampietro esteve divulgando seu empreendimento, o Belo Alter Hotel, em São Paulo, durante o Salão do Turismo. Irene também foi a única a representar o Pará na reunião da ADETUR - Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia). A entidade, fundada em 5 de dezembro de 2008, graças a uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBC&VB) em articulação com o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo da região Norte (Fornatur Norte).

TOUR DA EXPERIÊNCIA


Integrantes paraenses do projeto Tour da Experiência, do Ministério do Turismo. Fábio Sicília, presidente da Abrasel, faz parte do projeto e acaba de ser escolhido o melhor chef do Brasil pela Veja.


PERNAMBUCO


Estivemos em Recife e Olinda no mês de Junho, à convite da Abrajet de lá participando da MIT 2010-Mostra de Turismo Internacional. Além de conhecer as estratégias.


M I T


A Abrajet Pernambuco convidou vários representantes da Abrajet de vários estados brasileiros para a abertura da MIT - Mostra de Turismo Internacional. Estive lá com apoio total de Luiz Felipe Moura, presidente da entidade pernambucana. João Zucarato (Espírito Santo), Gutemberg Bogea (Maranhão), Paulo Roberto Pereira (Manaus), Zenildo Melo (Acre), José Humberto Falcão (Mato Grosso), João Carlos Araújo (João Pessoa), Rogério Almeida (João Pessoa), entre outros participaram do evento, com apoio do Cult Hotel, Abav-PE e outros. Quem também já está em terras pernambucana é Claudio Magnavita, presidente da Abrajet Nacional.


TAINÁ 3


A pequena Wiranu, índia Tembé de cinco anos, que irá interpretar a Tainá do filme Tainá 3, encontra-se na vila de Alter do Chão, em Santarém, onde realiza os treinamentos sob a direção de Claudio Boulhosa. Os cenários do filme já estão sendo preparados. O primeiro deles é no Lago Encantado, no Lago Verde, em Alter do Chão, um dos pólos turísticos mais importantes da Amazônia. Também será usada como locação a Floresta Nacional do Tapajós, unidade de conservação situada na mesma região. Vale destacar que todo o trabalho conta com o apoio da Prefeitura de Santarém e da população local. O Beloalter Hotel participa desse cenário como residência inicial da pequena atriz Tembé.


APRENDIZ


Muito bom para o turismo de Santarém a gravação do episódio do Aprendiz Universitário naquela região. O trade local comemorou, a exemplo de Irene Belo, gerente sócia do Belo Alter Hotel. O programa foi ao ar dia 13 de maio, pela TV Record Nacional.


SALINÓPOLIS

Raul Kos, secretário de turismo de Salinas, tem se esforçado para divulgar o município, que neste mês de julho recebe um grande fluxo turístico mas fora da alta temporada fica um pouco esquecido. Kós tem despertado atenção para o lugar, guardião de belíssimas praias de água salgada e uma excelente infra-estrutura.


MARABÁ


Quem também promete um verão inesquecível é o município de Marabá. Um seminário de verão marcou os preparativos para as férias. Lá o encanto maior é a Praia do Tucunaré.


SINGTUR


Fábio Romero, presidente do Singtur, vem mobilizando os profissionais da área com diversa visitas técnicas. Também luta pela profissionalização da categoria.


MIRITI


A prefeitura de Abaetetuba levou para Brasília uma exposição de Mirití. Está atraindo muitos visitantes e chamando a atenção pelo colorido e formato dos produtos feitos pelos artesãos abaetetubenses.


F U N P A P A


A presidente da Funpapa, Carolina Ferreira, encabeça diversas campanhas contra a violação de direitos da criança e adolescente. Depois de programações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, começa agora a Operação Verão. Carolina substitui Maria Costa, primeira dama de Belém, pré-candidata à deputada estadual nestas eleições.


E L E I Ç Õ E S


Dada a largada ao pleito 2010. Que a população tenha clareza para escolher aqueles que realmente apresentam boas intenções com o povo brasileiro e coragem de decaptar aqueles que se elegeram somente para tirar o pouco que lhes resta: a esperança em um Brasil melhor.

A M A Z O N I T A


Também é de Abaetetuba a Amazonita, empresa especializada em jóias finas e moda produzidas com matéria prima exclusivamente da Amazônia. A proprietária, Maria Paixão Cardoso, integra o projeto Tour da Experiência, do Ministério do Turismo e tem recebido muitos elogios pelo belo trabalho que a empresa realiza. Atualmente possui loja no Pólo Joalheiro – Associação São José Liberto e na Praça Amazonas. Contatos pelo (91) 3241-1319.


* Benigna Soares é especialista em Cultura e Midiologia das Sociedades Contemporâneas (UFPA), presidente da Abrajet Pará, membro do Comtur, Fomentur e assessora de imprensa da Funpapa. E-mail: benignasoares@globo.com Blog: www.benignasoares.blogspot.com

Jornalista potiguar faz levantamento de profissionais que escrevem sobre turismo

A jornalista espera conseguir outros progressos através da pesquisa

Antes tratado de maneira generalista nas redações, o turismo aos poucos conquistou seu espaço e atualmente já pode ser visto como um assunto trabalhado de maneira especializada. Mas quantos são os jornalistas de turismo do Brasil? Quem são? Onde trabalham? São alguns dos questionamentos em resposta enxergados pela jornalista Cristina Lira, que por meio de uma pesquisa nacional tenta diagnosticar a lacuna.

Especializada na área há 20 anos, Cristina Lira começou nesta semana o levantamento que segundo ela funcionará como “uma radiografia do jornalismo de turismo”. A jornalista potiguar, formada pela Universidade de Brasília, explica que entre outras utilidades, o banco de dados facilitará o trabalho na cobertura de eventos do setor turístico, com a identificação prévia dos profissionais que trabalharão nas coberturas.

Para concluir a pesquisa, Cristina vai apurar as informações com as secretarias de turismo dos estados, entidades, associações de classe, além de utilizar mídias sociais para levantar o número de jornalistas do país que escrevem sobre o turismo. “É um trabalho lento, não dá para estimar um tempo certo. A previsão inicial é de seis meses”, pontua.

Mais do que um banco de dados ainda inexistente, a jornalista espera conseguir outros progressos através da pesquisa. “É um forma de fazer com que os órgãos valorizem os profissionais”, explica. Existe ainda a pretensão de solicitar ao Ministério do Turismo, cursos de capacitação, que vêm sendo promovidos para outros prestadores de serviço do setor turístico visando a Copa de 2014. “Assim como outros profissionais, o jornalista também tem que se reciclar”, ressalta.

Antes de cadastrar os profissionais, Cristina Lira reforça que uma checagem será realizada sobre o trabalho dos que enviarem seus dados. “Vamos considerar aqueles que escrevem diariamente sobre turismo. Alguém, por exemplo, que faz um artigo ou outro não será considerado. Colunistas sociais que divulgam turismo também serão cadastrados”, detalha a jornalista.

Atualmente colunista do Jornal de Hoje e Metropolitano, Cristina Lira é também assessora da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). A jornalista acumula ainda passagens pelo jornal Estado de Minas, na sucursal de Brasília, Diário de Natal, Tribuna do Norte, e diversas assessorias de imprensa, com destaque para a Secretaria Estadual de Turismo, onde trabalhou por seis anos.

Para entrar na lista, o jornalista de turismo deve enviar nome, veiculo que escreve, endereço, e e-mail para cristinalira@ig.com.br.