sexta-feira, 18 de junho de 2010

Finanças aprova regulação do turismo rural

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou o Projeto de Lei 5077/09, do deputado Silvio Torres (PSDB-SP), que inclui oficialmente o turismo entre as atividades rurais. O objetivo é viabilizar o desenvolvimento do turismo rural. O projeto permitirá um incremento da renda rural, além de assegurar a geração de emprego e renda, sem qualquer previsão de renúncia fiscal.
Hoje, a Lei do Trabalho Rural (Lei 5889/73) não reconhece o turismo como uma das formas de aproveitamento econômico das fazendas. Por isso, os fazendeiros não conseguem emitir os documentos fiscais exigidos por agências de turismo.

Tramitação - A proposta, que tramita em caráter conclusivo, Rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, foi aprovada em agosto do ano passado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Em dezembro, o texto foi aprovado pela Comissão de Turismo e Desporto. O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:

FONTE: WWW.COLUNAONLINE.COM.BR

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Grupo Gestor de Santarém recebe capacitação

Nos dias 10 e 11 de junho de 2010, o grupo gestor de Santarem, um dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turistico, recebeu treinameto em Liderança, Planejamento e Gestão do Destino. O grupo gestor de Santarem, municipio onde se localiza ALTER DO CHAO - um dos grandes ícones do turismo regional, é composto por representantes do setor privado, do governo, das instituições de ensino superior e de sindicatos.

Durante o treinamento ministrado pelo IMB, o grupo gestor decidiu que a prioridade numero um é a revitalização do Conselho Municipal de Turismo, haja vista a política nacional de turismo, que determina a criação dos conselhos estaduais e municipais de turismo e o fato de que o referido conselho ja existiu e funcionou de forma proativa, eficiente e eficaz na proteção dos ativos turisticos naturais.

Consolidando a parceria entre o poder público e o setor privado, o grupo gestor contribui para a cosntrução de uma governança forte e para a consolidação da atividade turistica na região - anseio de todo o trade.

-- Irene Belo
Sócia gerente
Skype - irene.beloalter
Cel (93) 8804.2267Hotel (93) 3527.1230
ramal 232
BELOALTER HOTEL - o lugar onde o conforto encontra com a natureza, respeitando-a e conservando-a para voce.
Rua Pedro Teixeira 500 - ALTER DO CHÃO - SANTAREM - PA

Santa Catarina

Confira como foi o encontro da ABRAJET SC em Piratuba - SC, região da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau. Um grande final de semana.
O link é esse: http://abrajet-sc.blogspot.com/

terça-feira, 8 de junho de 2010





























































Belo Horizonte - Um evento marcante e do mais alto nivel, promovido pelo jornal MG Turismo, reuniu autoridades, empresários e destacados representantes da sociedade mineira no Centro de Eventos do Hotel Mercure Lourdes. Na ocasião, aconteceram as premiaçoes do XX Prêmio MG Turismo e do XIV Trofeu Mulher Influente, oportunidade na qual foram homenageados nomes de relevo em diversos segmentos. O evento, que reuniu cerca de 500 convidados, teve um toque de requinte e glamour. Desde o início da solenidade, os presentes puderam aproveitar momentos culturais, inclusive com a execução de trechos de músicas clássicas. A entrega dos troféus foi o ponto alto da festiva noite que marcou, de forma histórica, a trajetória vitoriosa do jornal MG Turismo, pelo fato da publicação completar 25 anos de circulação ininterrupta. Durante os pronunciamentos, não faltaram palavras de reconhecimento e louvor à coragem e visão empreendedora do casal de jornalistas Antonio Claret Guerra e Suely Calais Guerra, que com determinação souberam conduzir administrativa e jornalisticamente o jornal, que hoje representa um divisor na história do jornalismo especializado em Turismo de Minas Gerais. (Nilton Guedes para a Agência de Notícias Gerais)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Belém recebe nova capacitação do MTUR

O Ministério do Turismo (MTUR), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) iniciou na tarde desta segunda-feira, dia 7, uma nova oficina de capacitação das entidades que integram o Grupo Gestor Belém para os 65 Destinos Indutores do Turismo. A oficina, intitulada “A Liderança no Planejamento e Gestão do Destino Indutor”, é ministrada pelo Instituto Marca Brasil (IMB) e tem como objetivo fortalecer Belém enquanto destino do turismo internacional, desenvolvendo nas entidades que integram o Grupo capacidade empreendedora, inteligência competitiva, desenvolvimento de boas práticas turísticas, entre outras habilidades.


Na tarde desta segunda, na sala vip da Federação da Agricultura do Estado do Pará (FAEPA), a programação foi aberta com a presença do coordenador municipal de turismo, titular da Belemtur, Wady Khayat. Além de conceitos de liderança, dinâmicas e outras formas de avaliar a continuidade dos trabalhos do Grupo Gestor, iniciado no início deste ano, também houve avaliação das estratégias de cada entidade para promover o turismo em Belém, a exemplo de um café da manhã oferecido ao trade turístico no último dia 28 durante o V Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que ocorreu de 26 a 30, em São Paulo.


“É uma oportunidade para avançarmos no trabalho que estamos desenvolvendo”, disse o diretor de Turismo da Belemtur, Álvaro do Espírito Santo, ao falar das expectativas da oficina, ministrada pelo consultor do MTUR e IMB, Evando Welp.


O coordenador da Belemtur, Wady Khayat, pediu participação e comprometimento dos representantes das 15 entidades que formam o Grupo Gestor. Para ele a capacitação proporcionada pelo MTUR coloca Belém em uma posição estratégica no cenário brasileiro do turismo, já que a capital paraense está entre os 65 destinos indutores do turismo internacional, em um contexto de 5.564 municípios.


O primeiro passo para esse fortalecimento de Belém como um dos 65 Destinos Indutores teve início em 2008, quando o MTUR realizou um diagnóstico da cidade em diversas áreas, como infra-estrutura, saneamento, assistência social, saúde, marketing, transportes, recursos naturais e culturais, entre outros importantes para o turismo. A pesquisa foi aplicada pela Fundação Getúlio Vargas e serviu de base para os indicadores da cidade.


No início deste ano, uma oficina foi realizada com profissionais de Belém. Dela resultou o Grupo Gestor que assume a responsabilidade de dar continuidade a esse trabalho, com objetivo de incrementar o turismo internacional em Belém.


Em fevereiro deste ano o MTUR realizou uma nova etapa da capacitação, ao repassar o funcionamento e a aplicabilidade de uma ferramenta tecnológica denominada Sistema de Gestão (SG65), software desenvolvido pela empresa Módulo Security Solutions S/A, contratada pelo Ministério do Turismo para conceber o sistema de gestão da competitividade dos 65 destinos indutores do Brasil.


Com a ferramenta, o Grupo Gestor pode construir, manipular e compartilhar dados, indicadores sobre o turismo de Belém, assim como, elaborar projetos, planos de ação e outras ferramentas que podem ser mais facilmente compartilhadas entre os diferentes agentes do turismo, seja do poder público, iniciativa privada ou sociedade civil, sob o acompanhamento e consultoria do MTUR. O espaço virtual permite um diálogo mais aprimorado entre os envolvidos e dá mais agilidade ao processo.


Participam desta nova etapa da capacitação diversos integrantes do Grupo Gestor de Belém, como a Belemtur, Paratur, Sebrae, Abav, UFPA, Abrajet, Segep, SHRBS, Ecomuseu da Amazônia, Comus, Sindetur, Singtur, ABIH, entre outras. A oficina terá continuidade nesta terça, dia 8, apartir das 8 horas, na sala vip da FAEPA, na Av. Governador José Malcher, esquina da Dr Moraes. De Belém o consultor do MTUR, Evandro Welp, segue para Santarém, onde a mesma capacitação será realizada naquele município do polo turístico do Tapajós.


LEIA MAIS: WWW.ABRAJETPARA.BLOGSPOT.COM


Texto: Benigna Soares - Abrajet Pará

MG Turismo promove o XX Prêmio de Turismo e XIV Troféu Mulher Influente nos seus 25 anos de fundação

Belo Horizonte - Mais uma vez, com o apoio do trade turístico de Belo Horizonte e, em especial da hotelaria, o Jornal MG Turismo realiza as duas maiores promoções do Turismo mineiro: o XX Prêmio MG Turismo e o XIV Troféu Mulher Influente. Desta feita, simultaneamente, coincidindo com as comemorações dos 25 anos de circulação do mais tradicional jornal especializado em Turismo no Estado. O evento, que tradicionalmente reúne nomes expressivos de diversos segmentos da sociedade mineira, além de personalidades de outros Estados, assim como internacionais, se tornou um dos mais destacados no setor. "Glamour" e alto estilo marcam as promoções deste veículo de comunicação especializado que tem os jornalistas Antonio Claret Guerra e Suely Calais Guerra como anfitriões. Entre outras presenças confirmadas estão José Manoel Garcia, influente no Turismo do Chile; Luzia Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte e primeira prefeita da capítal mineira; Júlio Pires, presidente da Belotur, e Martin Francisco Andrada, da Prominas. O gabaritado evento acontece nos salões do Hotel Mercure Lourdes. (Nilton Guedes - Agência de Notícias Gerais / Diretor de Comunicação da ABRAJET PARÁ)

TRIP

A TRIP Linhas Aéreas convida para coletiva nesta terça (8), no Hotel Regente, às 12 horas, quando apresentará novas rotas envolvendo Belém. A Abrajet agradece o convite.

Café

Justiça seja feita, o patrocínio da ABAV foi imprescindível para que o Grupo Gestor de Belém realizasse um café da manhã especial para 50 convidados do Salão do Turismo, dia 28, no Anhembi em São Paulo.

Congresso

Foi importante a participação do vice governador Odair Correa no jantar dos 30 membros do Conselho Nacional da Abrajet, em São Paulo, no último dia 28, para que o Pará conqistasse a sede do congresso do ano que vem. Odair lembrou aos jornalistas especializados em turismo a força da marca Amazônia para a divulgação do turismo brasileiro. Com isso, a escolha da Abrajet Pará como anfitrião do evento em maio de 2011 foi unânime. O congresso deste ano será em em Angra dos Reis (RJ.

Turismo

Estão em Belém técnicos do Ministério do Turismo ministrando oficina de liderança e gestão ao Grupo Gestor de Belém. A oficina, da qual participam membros como Belemtur, Abrajet, Abav, Paratur, Sindetur, UFPA, entre outros, é preparatória a Belém como um dos 65 Destinos Indutores do Turismo Internacional, a 3ª desde o início do ano. Começou hoje e sege até amanhã às 13h.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mérito

O jornalista de turismo Rogério Almeida (foto) da Abrajet- PB será agraciado no próximo dia 4 de Junho o Troféu Fortaleza dos Reis Magos na I Festa Brasileira do Turismo,sob a coordenação de Liszt Madruga, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo- Seção Rio Grande do Norte e que acontecerá no Pirâmide Natal Resort & Convention, na Via Costeira em Natal. O Prêmio será entregue pelo Governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, considerando que a ex-governadora Wilma de Faria renunciou para ser candidata ao Senado Federal. O esperado evento coloca o Rio Grande do Norte na rota da mídia nacional e internacional das promoções sociais. Rogério será o único paraibano a receber a homenagem destinada às personalidades e instituições que colaboram na implantação e consolidação da indústria turística em divesas partes do Brasil. Na ocasião também será prestada uma homenagem ao ex-colunista social Paulo Macedo, que durante 40 anos atuou nos Diários Associados de Natal. Pelo Rio Grande do Norte serão homenageados os senadores José Agripino Maia, Garibaldi Alves Filho e Rosalba Ciarlini e as prefeitas Fafá Rosado, de Mossoró e Micarla de Sousa, de Natal.

Belo Alter

O casal de empresários Irene Belo e Carlos Zampietro, proprietários do Belo Alter Hotel, estiveram participando do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, evento que aconteceu de 26 a 30, no Anhembi, em São Paulo. Durante o evento o município de Santarém, um dos 65 Destinos Indutores do Turismo Internacional, esteve em evidência no estande da Região Norte, coordenado pela Paratur.

Irene também foi a única a representar o Pará na reunião da ADETUR - Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia). A entidade, fundada em 5 de dezembro de 2008, graças a uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBC&VB) em articulação com o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo da região Norte (Fornatur Norte).


Seu objetivo é fomentar o volume de negócios e dinamizar a economia da região por meio da atividade turística. Trata-se de entidade privada e sem fins lucrativos, porém com estreita ligação com os organismos governamentais de turismo dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, bem como das respectivas capitais.

Em seu planejamento participativo, assumiu como prioritário promover, de forma integrada, os sete estados nortistas como destinos turísticos, através de ações de aproximação com prestadores de serviços - como hotéis, restaurantes e atrações - bem como a capacitação de operadores de receptivo locais e agentes de viagem de todo o Brasil. Para isso, conta com alianças estratégicas com o Sebrae, em todos estes estados, e com a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa).

Outra frente de trabalho é a distribuição de notícias locais nas demais regiões do país, com o intuito de tornar conhecidos destinos, fatos e histórias fora de seus redutos. Todas essas ações culminam em tornar a Adetur Amazônia uma referência de representatividade do turismo da região.

Merece destaque também a coordenação da candidatura da Amazônia na campanha mundial Novas 7 Maravilhas da Natureza, promovida pela fundação suíça New 7 Wonders. O concurso, que vai até 2011, tem apoio de todos os estados do norte e também dos países panamazônicos - Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, além do Brasil, por meio do Ministério do Turismo e da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Buraux.

A gestão da Adetur Amazônia é feita por dirigentes oriundos da iniciativa privada. São sete cargos - um representante de cada estado da região Norte designado pelo respectivo Fórum ou Conselho Estadual de Turismo – sendo o presidente José Raimundo Silva Morais, também presidente do Acre CVB e o vice Roberto Bulbol, atual presidente da ABIH/AM Além de cinco diretores: Orlando Largo Rodrigues do Belém CVB, Shirley Cabral de Brito do ABAV/RR, Lucio Flavo Marini Adorno da Universidade Federal do Tocantins, Dárius Augustus Vaquer Araújo de Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo de Rondônia e Rosangela Augusto Chagas de Lima da ABAV/AP.

É por meio de articulações com organizações mobilizadas para a causa amazônica, entre as quais pontua o Banco da Amazônia, que a Adetur Amazônia pretende unir forças em favor do desenvolvimento ambiental, econômica e socialmente sustentável (texto do site da Adetur)


Caros Guias de Turismo, membros do trade turístico e demais parceiros, segue abaixo algumas informações das últimas realizações do Singtur-Pa:
1. O Singtur-Pa filou-se ao BC&VB. Atento as mudanças e novas perspectivas de mercado para os seus associados, o Singtur-Pa aderiu ao Conventions Bureoux. A desão proporcionará a inserção dos profissionais em novas áreas, além de ampliar o leque de atuação profissional;
2. No último dia 10 de maio, o Singtur-Pa promoveu um almoço festivo, com brincadeiras e sorteio de brindes, em comemoração ao dia do Guia de Turismo. E a comemoração não poderia ter sido mais regional: muito açaí, charque, camarão e pirarucu. O locaç escolhido foi a famoso "Point do Açaí", restaurante especializando na bedida e nas variações regionais. Tudo isso acompanhado de uma bela vista para a baía do Guajará, na Estação das Docas.
3. O Singtur-Pa - Sindicato dos Guias de Turismo do Pará divulgou recentemente os resultados alcançados com os treinamentos e visitas técnicas realizadas pela representação ao longo do primeiro quadrimestre de 2010. As ações tiveram apoio da ABAV-PA - Associação Brasileira dos Agentes de Viagem - Pará, Valeverde Turismo e Travel In; e subsidiadas pelo Singtur-Pa com recursos próprios. Vejamos abaixo:

A. Visitas técnicas:
- Local: Aeroporto Internacional de Belém
Participantes: 20
Objetivo: qualificar os profissionais nas operações aeroportuárias de receptivo e emissivo, além de abordar as principais problemáticas ocorridas durante os serviços no aeroporto: extravio de bagagem, atraso de vôos, responsabilidade dos entes do sistema aeroportuário, etc.

B. Treinamentos:

- Icoaraci, Barcerena, Mosqueiro e Salinas: visita técnica e troca de experiência
Participantes: 3, 12, 12 e 15, respectivamente
Objetivo: além de conhecer técnicamente a operação dos roteiros nestes locais, foi uma grande oportunidade para troca de experiência e informações sobre estes locais.

- Guia Nacional: teórico e prático
Participantes: 15
Objetivo: nivelar procedimentos, melhorar a qualidade dos serviços prestados e proporcionar a incersão de novos profissionais no mercado.

- Marajó: prático e operacional
Participantes: 1, até o dia 03/06/2010
Objetivo: qualificar mais profissionais para operar os roteiros para a Ilha de Marajó. Esta parceria foi fechada com a Agência de Viagem e Turismo Travel In, que esta custeando as viagens dos Guias de acordo com a disponibilidade dos roteiros.

Principais resultados alcançados:- 40% dos profissionais atuantes participaram dos treinamentos e visitas técnicas;
- 70 participantes;
- 30 profissionais únicos (re)qualificados nos principais roteiros regionais operados e (re)inseridos no mercado;

Fotos de divulgação: www.singturpa.blogspot.com ou www.fabioromero.blogspot.com
O trabalho do Singtur-Pa não alcançará completamente os resultados esperados se os demais membros do trade turístico não estiverem comprometidos com a profissionalização. Desta forma, contribuindo com os esforços do Singtur-Pa e de seus parceiros, solicitamos a todos os membros do trade turístico que para seus serviços contratem os profissionais devidamente habilitados para a realização de seus serviços. O Singtur-Pa esta fazendo a sua parte para a profissionalização do turismo e você?
Atenciosamente,

Fábio Romero

Turismólogo

Presidente Singtur-Pa

Contatos: 55 (91) 9119-1112 / singtur_pa@yahoo.com.br / www.singturpa.blogspot.com

Correspondências: Rua WE-2, nº 651, Cj. COHAB, Nova Marambaia, CEP: 66623-282


Press Trip dos solteiros

A jornalista Cristina Lira nos preparativos para o I Press Trip regional de solteiras e solteiras de viagens. O destino? Tibau do Sul e Pipa, no litoral sul do Rio Grande do Norte, no período de 11 a 13 de junho. Dez mulheres, solteiras, sem namorados, de Natal, João Pessoa e Recife estão no programa. O Press Trip conta com apoio do Village Natureza Beach Resort, em Tibau do Sul, onde a meninas ficarão hospedadas, do espaço Gatos de Rua, na Pipa, que oferecerá um jantar muito especial na sexta.

No sábado a turma terá um day use no Pipa Beleza Resort, no chapadão da Pipa. À noite um jantar será oferecido pela pizzaria Calígula, e depois muita balada na rota da tchurma ... O Press Trip com as solteiras é inédito e conta com o apoio da Marazul Turismo, da Emprotur e Secretaria de Turismo de Natal.Vejam a lista: Lia Raquel(Michelle tur), Ilana Albuquerque ( Correio da Tarde), Camila Pimentel ( Mais Comunicação), Rose Lucena ( publicitaria em João Pessoa), Ana Cristina ( guia da Potiguar Turismo), Rachel Motta( Assessora de Imprensa da secretaria de turismo do Recife),Rafaela Aguiar(da Assecom-Turismo Recife), Blandine Jar ( Secretaria de turismo do Estado do Rio Grande do Norte), representante do Jornal de Hoje e Cristina Lira acompanhando tudo. Na programação sorteios de brindes e surpresas.


OBJETIVO: O press trip tem o objetivo de integrar as profissionais que atuam no turismo, além de divulgar o destino, criar novos roteiros para solteiros e solteiras para o segundo destino turístico do Estado do RN.

Agradeço a divulgação,

Cristina Lira
Promotora do I press trip de solteiras e solteiras de viagens Tibau do Sul e Pipa-Rio Grande do Norte
(84)9431-6084
Natal-RN
www.turismocristinaliranatal.blogspot.com
e-mail msn lira_cris@hotmail.com

terça-feira, 1 de junho de 2010

Belém foi referendada para sediar congresso de jornalistas de turismo em 2011


São Paulo (SP) - Belém foi eleita pelo conselho da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) para sediar, em 2011, o congresso nacional da entidade. O referendo foi dado à capital paraense, no último sábado (28), durante reunião de 30 membros da entidade no hotel Bourbon, em São Paulo. A reunião aconteceu em paralelo à programação do V Salão do Turismo, que aconteceu de 26 a 30 no Anhembi, também na capital paulista.

“Belém tem todas as prerrogativas necessárias para sediar nosso congresso”. Afirmou o presidente da Abrajet Nacional, jornalista Cláudio Magnavita, ao recomendar o Pará como sede do congresso de 2011, que deve reunir cerca de 200 jornalistas especializados na capital paraense. Para Cláudio, o Pará tem se destacado no cenário local, regional e nacional graças ao trabalho da Abrajet Pará, que entre outras ações que se sobressaíram nos últimos quatro está a realização do I Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, em 2006, a 1ª. e a 2ª. Semana de Turismo de Belém, em 2008 e 2009 respectivamente, o I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo, em 2009. A Abrajet Pará, que integra o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur), também é a única seccional a integrar o Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores do Turismo Internacional, criado pelo Ministério do Turismo (MTUR).

O vice-governador do Pará, Odair Correa, participou, no dia 27, de um jantar oferecido aos 30 membros da Abrajet Nacional pela Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e diretoria do restaurante Vila Távola, no bairro Bela Vista, em São Paulo. Odair se disse feliz com a escolha do Pará como sede do evento e lembrou a importância da Amazônica nesse contexto de fortalecimento do turismo. “Não esqueçamos que a Amazônia, com seus 25 milhões de habitantes, remete para o mundo a vida. Venho lá do Pará com o objetivo de somar com estes deste outro lado do Brasil”. Afirmou Odair, ao elogiar a atuação da imprensa especializada para o fortalecimento do turismo, assim como a criação da CNTur com proposta de fortalecer ainda mais o turismo no Brasil.

O coordenador da Belemtur (Coordenadoria Municipal de Turismo), Wady Khayat, também recebeu com muito entusiasmo a notícia da candidatura de Belém.
“Belém tem investido na captação de investimentos visando atrair mais turistas para nossa cidade, que apresenta as mais diversas vocações ao turismo cultural, ecoturismo, turismo náutico, de negócios e de eventos, entre outros. Ficamos felizes de receber mais este evento que com certeza trará centenas de jornalistas especializados e que colocarão Belém, cidade das mangueiras, nas páginas de diversos jornais e revistas. Ofereceremos acolhida à Abrajet e colocaremos a Belemtur à disposição para apoiar no que for necessário, na medida do possível”. Garantiu Khayat.

Também participaram do jantar o presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto e o secretário estadual de turismo de Rondônia, José Carlos Gadelha, que na oportunidade defenderam um olhar mais atendo para com o turismo na Região Norte.

A candidatura de Belém será oficializada perante os jornalistas especializados em turismo de todo o Brasil de 30 de junho a 04 de julho, quando acontece, no Rio de Janeiro e Angra dos Reis o congresso 2010 da Abrajet.

Belém no Salão do Turismo



Parte da comitiva paraense no V Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, que ocorreu de 26 a 30, no Anhembi, em São Paulo. O ponto alto da participação de Belém foi um café da manhã, dia 28, oferecido pelo Grupo Gestor de Belém. O Ministro do Turismo, Luiz Barreto, prestigiou o evento e elogiou a atuação do Pará.