sexta-feira, 28 de maio de 2010

Danças


Gastronomia típica e muito carimbó animaram o café da manhã de Belém, no V Salão do Turismo - Roteiros do Brasi. O grupo Raízes Caboclas, de Santarém mostrou um pouco do que o Pará tem de melhor na dança e na música.

Experiência


Integrantes paraenses do projeto Tour da Experiência, do Ministério do Turismo. Fábio Sicília, presidente da Abrasel, faz parte do projeto e acaba de ser escolhido o melhor chef do Brasil pela Veja.

Participação



















Presidente da Abrajet Pará, Benigna Soares, com o vice-governador Odair Correa e a diretora de Fomento da Paratur, Conceição Silva da Silva, durante café da manhã do Grupo Gestor Belém no Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, em São Paulo.

Café da manhã desperta atenção para Belém no Salão do Turismo em São Paulo

Ministro do turismo prestigiou o evento para cerca de 50 convidados no espaço gastronômico
















São Paulo (SP) - O ministro do turismo, Luiz Barreto, esteve entre os 50 convidados do café da manhã oferecido pelo Grupo Gestor de Belém nesta sexta-feira, dia 28, no espaço gastronômico do V Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, evento que iniciou no último dia 26 e segue até dia 30 no Anhembi, em São Paulo (SP). O café da manhã foi uma iniciativa de entidades que integram o Grupo Gestor de Belém, um dos 65 destinos indutores do turismo internacional, entre elas a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Pará), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Pará), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS-Pará). Representando o poder público a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), ligada à Prefeitura de Belém.

Barreto garante que a proposta de fortalecer a regionalização do turismo, lançada na primeira edição do Salão do Turismo se concretizou e o Pará, enquanto coordenador desse processo frente à Região Norte, merece destaque. “O Pará faz parte desse contexto e o Ministério do Turismo tem dado todo o apoio necessário para esse desenvolvimento’. Garante o Ministro.

Também participaram do café o vice-governador do Pará, Odair Correa e o presidente Paratur, Luiz Souto, que enfatizou a importância das ações articuladas para fortalecer o turismo. “A sociedade agradece toda e qualquer ação que venha trazer benefícios ao turismo do Pará”. Disse Luiz, ao prometer uma articulação com as prefeituras paraenses em prol do turismo.

Para Wady Khayat o café teve um significado muito importante. “Articular os diversos setores do turismo e despertar a atenção para Belém”. Khayat, muito elogiado pr sua atuação pelo ministro e outros participantes por sua atuação e Belém, lembrou o investimento do setor empresarial no desenvolvimento turístico do Pará, a exemplo da Puma Air, empresa aérea que acaba de criar novas opções de vôos regionais, ligando Belém (PA) e Macapá (AP) à São Paulo. Na ocasião foi sinalizada uma parceria entre a empresa e a Belemtur para ampliar o número de participantes paraenses no Salão do Turismo, especialmente grupos de carimbó e outras manifestações culturais.

Também estiveram presentes presentes o coordenador geral do Prodetur, Daniel Vieira, secretários de turismo de Maceió (AL), Santarém (PA), Salinas (PA), Curuçá (PA). Agentes de viagens, operadores e jornalistas especializados de diversas regiões brasileiras participaram do café, regado a sucos de cupuaçu, bacuri, graviola e outros típicos do Pará. Aguçaram os sentidos dos participantes a sonoridade e o ritmo do grupo de dança de Santarém, Raízes Caboclas. Tapioquinha de Mosqueiro, pupunha, doce de cupuaçu, mingau de tapioca e outras delícias foram saboreadas durante o evento, que contou ainda com a participação dos presidentes das Abrajet do Pará, Benigna Soares e de São Paulo, Aécio Estrela.

Destino Indutor – Belém, capital do Pará, e Santarém, no pólo turístico do Tapajós, são os dois municípios paraenses escolhidos pelo Ministério do Turismo para compor o projeto 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional . Ambos vem sendo preparados pelo MTUR nos últimos anos para ampliarem cada vez mais sua capacidade de comercialização de produtos turísticos junto ao mercado internacional.

Texto e Fotos: Cid Oliveira - Abrajet Pará
www.abrajetpara.blogspot.com

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Maranhão marca presença no V Salão do Turismo


















Empresários, artesãos, artistas, gestores públicos e outros representantes do Maranhão participam, até o próximo dia 30 da quinta edição do Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, que iniciou no último dia 26 com a proposta de fortalecer o fomento e a regionalização do turismo, ampliando a capacidade de comercialização turística em todo o país. O Estado do Maranhão assimilou a idéia e trouxe o que tem de melhor em seus dez pólos turísticos, com prioridade para os que estão mais desenvolvidos: São Luis/Alcântara, Lençóis, Delta das Américas, Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás, Amazônia Maranhense e Pólo Munim.
Para o secretário adjunto de turismo do Estado do Maranhão, Carlos Martins, o evento se configura como uma ótima oportunidade para atrair fluxo turístico para os destinos maranhenses. "Trouxemos o São João do Maranhão, que em junho e julho são atrações principais na capital São Luis e os Lençóis, atração o ano todo. A idéia é mostrar que você pode, em uma mesma viagem, combinar dois produtos, a festa junina e as praias". Garante o secretário. Martins explica que a campanha "São João do Maranhão" começou em março e chama principalmente para o período de 01 a 30 de junho, com apresentações culturais de boi bumbá em vários pontos turísticos de São Luis e outras cidades maranhenses. Em julho, para atrair os turistas que passam férias, haverá programação especial de quarta a domingo no Convento das Mercês.

Uma das principais preocupações hoje é com a preservação ambiental no Parque dos Lençóis maranhenses. Carlos Martins afirma que hoje o parque é monitorado e administrado pelo Instituto Chico Mendes mas há uma responsabilidade de todos pela preservação. "Governo do Estado e Governo Federal são responsáveis pelo Parque. O importante é conscientizarmos para que a capacidade do parque seja respeitada". Diz Martins, ao lembrar que existem muitas entradas para os Lençóis, o que dificulta um monitoramento maior, salvo nas entradas principais, em Barreirinhas e Santo Amaro. Quadriciclos, por exemplo, embora proibidos de circular no parque, acabam entrando por Caburé e outros lugares.

Mas como nem só praias e boi bumbá representam o turismo maranhense, o artesanato também foi colocado à mostra na Vitrine Brasil durante o Salão do Turismo. O trabalho de 24 artesãos maranhenses está sendo comercializado no estande do Maranhão. "O espaço está muito bom para divulgarmos o nosso trabalho e nossa Região. A comercialização é importante para o Maranhão". Afirma o artesão Luiz Magno Farias, que trabalha com a fabricação de bolsas e outros produtos usando a fibra de buriti, árvore típica de áreas ribeirinhas.

Durante toda esta quinta-feira agentes de viagens e representantes da secretaria estadual de turismo percorreram as principais agências de viagens de São Paulo, promovendo o destino turístico e seu principal calendário de eventos.
No Espaço Gastronômico do Salão do Turismo a culinária maranhense estava muito bem representada. O arroz de cuchá, prato típico do Maranhão, era o carro chefe do cardápio, preparado pela Abrasel-Ma.

A comitiva maranhense no Salão do Turismo, é formada por 22 representantes do Estado, municípios e artesãos e ainda 25 empresários, além do Sebrae e Grupo Folclórico Companhia Barriga de Teatro de Rua. O Salão do Turismo - Roteiros Brasil está sendo realizado no Anhembi, em Santana, São Paulo (SP). (Texto: Benigna Soares / Fotos: Cid OLiveira - Abrajet Pará)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Salão do Turismo

No estande do Pará, secretários de turismo de Salinas (PA), Rondônia, Angra dos Reis, Belém, entre outros.



Salão do Turismo


















Dalva Lobato, gerente de Assunto Nacionais da Paratur, Conceição Silva da Silva, Diretora de Fomento da Paratur, Luiz Souto, presidente da Paratur, com Benigna Soares, presidente da Abrajet Pará no Salão do Turismo - Roteiros do Brasil.

Começa participação do Pará no Salão do Turismo


Começou nesta quarta-feira (26) no Anhembi, em São Paulo, a quinta edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. A Amazônia marca presença mais uma vez no evento com o que tem de melhor na cultura, artesanato, gastronomia e outros produtos oriundos do Acre, Amazonas, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará.

Chama atenção este ano a arquitetura do espaço destinado à Região Norte, onde palafitas construídas em madeira, cobertas de palha e muito bem ornamentadas com produtos regionais refletem uma o cotidiano e a vida do povo da floresta.

No estande institucional do Pará, cuja comitiva no evento é de quase 100 pessoas, o destaque é para Belém, representada pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). As belezas do pólo turístico do Tapajós estão representadas por Santarém , que enfatiza as belezas da paradisíaca praia de Alter-do-Chão. As belezas do município podem ser vistas ainda na Praça de Descanso, onde o destaque é para o ecoturismo.

Não é por acaso que os dois municípios capricharam na apresentação, seja do material informativo, danças típicas ou relacionamento com o setor comercial do evento. É que Belém e Santarém são os únicos municípios paraenses que integram a lista dos 65 Destinos Indutores do Turismo Internacional, preparados pelo Ministério do Turismo (MTUR).

Como parte da programação, que começou na manhã desta quarta e segue até a próxima sexta-feira, dia 30, apresentações culturais dos grupos Sabiá, de Curuçá e Vozes Cabocla, de Santarém. No Armazém da Agricultura os municípios de Marapanim, Curuçá e Soure mostram seus produtos oriundos da agricultura familiar.

Regionalização – Um dos principais aspectos do Salão do Turismo é garantir a regionalização dos destinos turísticos brasileiros. Conceição Silva da Silva, diretora de fomento da Paratur, coordenadora de regionalização da Região Norte no evento há cinco anos, entende que esse objetivo, em termos de Amazônia, foi alcançado. Ela aponta avanços importantes para o turismo na Amazônia. “Os estados passaram por um processo de aprimoramento da sua capacidade de venda. Aprendemos a lição de que sozinhos não conseguiríamos um bom resultado. Também fortalecemos a identidade da Amazônia, algo que marcou nossa participação nesses cinco anos”. Destaca Conceição, para quem foi possível com o Salão consolidar a Amazônia como destino. Conceição, no ano passado, devido ao empenho nesse processo de regionalização recebeu um prêmio de reconhecimento dado pelo MTUR, um sinal de que tem razão ao afirmar que houve avanços em termos de reconhecimento do Norte perante o turismo brasileiro.

CAFÉ DA MANHÃ - Os sabores do Pará também vão estar à mesa de 50 convidados especiais selecionados pelo Grupo Gestor de Belém para um Café da Manhã, no próximo dia 28, na feira gastronômica do V Salão do Turismo. O café, agendado para as 9 horas da manhã, é voltado para formadores de opinião, entre eles representantes políticos, dirigentes de empresas e órgãos de turismo, agentes de viagens e operadores, além de jornalistas especializados na área, membros da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET).

Segundo Álvaro do Espírito Santo, coordenador do Grupo Gestor de Belém, criada para dar mais articulação e resultados na manutenção de Belém como um dos 65 Destinos Indutores do Turismo Internacional, o café é uma iniciativa que visa demonstrar a força do turismo paraense também nesse segmento, um dos sei mais importantes do Pará, como afirma Álvaro, diretor da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), tendo à frente o chef paraense Fábio Sicília, comandará o saboroso cardápio, carinhosamente preparado com sucos regionais de cupuaçu, bacuri e muruci, além de bolos, doces e outras delicias preparadas com pupunha, queijo do Marajó, açaí, e outros. A tapioquinha também vai ser saboreada, seja no mingau, com açaí ou em sua forma original enquanto tapioquinha de Mosqueiro. Beijo de moça, biscoito de castanha do Pará e mini folhado de jambu com frango e com camarão também devem despertar os sentidos dos convidados.
Fazem parte do Grupo Gestor de Belém, que inclusive vem participando de inúmeras atividades de capacitação aplicadas pelo Ministério do Turismo, a Abrasel Belém, o S.H.R.B.S-PA, Belemtur, Abav-PA, Abrajet Pará, entre outros, envolvidos no desenvolvimento do turismo da capital paraense e consequentemente Pará.
Serviço:

Café da Manhã Paraense no Salão do Turismo
Data: 28/05/2009 Sexta-Feira
Hora: 9 horas
Local: Anhembi – Área de Gastronomia – Vitrine Brasil
Endereço: Av Olavo Fontoura, 1209 – Santaa – São Paulo (SP)

Jornalistas interessados em participar do café da manhã devem confirmar presença pelo (91) 8842-8129 ou pelo e-mail: abrajetpara@gmail.com ou belemtur2@belem.pa.gov.br

Texto: Benigna Soares
Foto: Cid Oliveira

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Reunião da ABRAJET durante o MIT não referendou nenhuma candidatura

Prezado abrajetianos,

Com aproximação do período eleitoral, já que em nosso próximo Congresso será eleita a diretoria que nos sucederá, devemos reforçar uma postura de serenidade, que preserve o espírito democrático que o processo exige.

A nota divulgada pela assessoria de imprensa Editar Comunicação, no dia 23/05, traz alguns tópicos que precisam ser clarificados para evitar uma dúbia interpretação, técnica muito usada pelas assessorias de imprensa, que querem pincelar a realidade em favor dos seus clientes, construindo um cenário que não condiz com a realidade dos fatos.

O que ocorreu em Recife foi:

Na sexta-feira, às 14 horas, logo após a abertura da Feira de Turismo, um pequeno grupo de jornalistas, dos quais nove de outros estados: Paulo Roberto Pereira, Benigna Soares, Gutemberg Borgea, José Carlos Araújo, Rogério Almeida, Willis Leal, João Zucaratto, Senildo Melo e Cláudio Magnavita e os pernambucanos Ricardo Guerra e Luiz Felipe Moura, tentaram se reunir para falar sobre a nossa entidade. A primeira tentativa foi na própria sala de imprensa, que acabou não se concretizando por prejudicar o trabalho dos colegas que estavam utilizando o espaço para enviar notícias. Uma hora depois a reunião aconteceu em uma sala no próprio centro de convenções.


Ao contrário do que induz a nota distribuída pela EDITAR, em nenhum momento foi referendada ou apresentada qualquer candidatura.

A reunião terminou às 19 horas e o grupo retornou para o hotel em dois carros, um dirigido por Ricardo Guerra e o outro por Magnavita.

Ao contrário do que foi divulgado anteriormente pela própria EDITAR, os jornalistas que compareceram a Recife viajaram, na sua maior parte, com passagens fornecidas pelo evento. Só Gutemberg, Paulo e Magnavita custearam o seu próprio transporte aéreo.

O companheiro Luiz Felipe Moura preparou um receptivo para 26 jornalistas e só um terço compareceu. A pouca presença e os cancelamentos de última hora criaram um constrangimento ao organizador, que mobilizou hotelaria, restaurantes e autoridades.

O companheiro José Humberto Falcão não compareceu a esta reunião de sexta-feira, chegando ao Recife só na sexta à noite.

No sábado, o presidente Cláudio Magnavita e o vice-presidente Ricardo Guerra passaram a tarde em reunião tratando dos assuntos internos da entidade e os jornalistas participaram de um passeio city-tour por Olinda e, à tarde, realizaram um passeio de catamarã pelas ilhas da capital pernambucana. O almoço foi oferecido pela Prefeitura de Olinda. À noite, no Restaurante Entre Amigos, oferecido pela Empetur o jantar que encerrou a programação oficial e que contou com a presença de Guerra e Magnavita. O encontro terminou em clima de confraternização, comemorando o aniversário do anfitrião Luiz Felipe, ocorrido dias antes.

A ida do presidente nacional ao encontro reedita ações anteriores de reuniões regionais, mostrando-se sempre à disposição para estes eventos.

Reiteramos que em nenhum momento referendamos nenhuma candidatura a sucessão nacional da ABRAJET. O processo eleitoral deve ocorrer em clima democrático e de transparência, podendo qualquer associado postular a sua candidatura. A tentativa de passar a ideia de uma “candidatura referendada” poderia ser um fator inibidor do surgimento de novos nomes e por isso a nota deve contestada.

Atenciosamente,

Claudio Magnavita
Presidente Nacional da ABRAJET
011 84390603

Belém apresenta sabores do Pará em café da manhã em São Paulo

Por: Benigna Soares (Abrajet Pará)


















....Os sabores do Pará vão estar à mesa de 50 convidados especiais selecionados pelo Grupo Gestor de Belém para um Café da Manhã, no próximo dia 28, na feira gastronômica do V Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que ocorre de 26 a 30 deste mês no Anhembi, em São Paulo. O café, agendado para as 9 horas da manhã, é voltado para formadores de opinião, entre eles representantes políticos, dirigentes de empresas e órgãos de turismo, agentes de viagens e operadores, além de jornalistas especializados na área, membros da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET).
Segundo Álvaro do Espírito Santo, coordenador do Grupo Gestor de Belém, criada para dar mais articulação e resultados na manutenção de Belém como um dos 65 Destinos Indutores do Turismo Internacional, o café é uma iniciativa que visa demonstrar a força do turismo paraense também nesse segmento, um dos sei mais importantes do Pará, como afirma Álvaro, diretor da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), tendo à frete o chef paraense Fábio Sicília, comandará o saboroso cardápio, carinhosamente preparado com sucos regionais de cupuaçu, bacuri e muruci, além de bolos, doces e outras delicias preparadas com pupunha, queijo do Marajó, açaí, e outros. A tapioquinha também vai ser saboreada, seja no mingau, com açaí ou em sua forma original enquanto tapioquinha de Mosqueiro.
Beijo de moça, biscoito de castanha do Pará e mini folhado de jambu com frango e com camarão também devem despertar os sentidos dos convidados.
Fazem parte do Grupo Gestor de Belém, que inclusive vem participando de inúmeras atividades de capacitação aplicadas pelo Ministério do Turismo, a Abrasel Belém, o S.H.R.B.S-PA, Belemtur, Abav-PA, Abrajet Pará, entre outros, envolvidos no desenvolvimento do turismo da capital paraense e consequentemente Pará.
O Sala do Turismo – Roteiros do Brasil está em sua quinta edição e conta também com a participações de outros segmentos turísticos do Pará, como o artesanato, apresentações culturais, entre outros. Além da Belemtur e da Paratur empresas de vários segmentos também vão estar no evento, na Rodada de Negócios, Núcleo de Conhecimento e demais espaços de promoção turística das regiões brasileiras.

Serviço: Café da Manhã Paraense no Salão do Turismo
Data: 28/05/2009 Sexta-Feira
Hora: 9 horas
Local: Anhembi – Área de Gastronomia – Vitrine Brasil
Endereço: Av Olavo Fontoura, 1209 – Santaa – São Paulo (SP)

Jornalistas interessados em participar do café da manhã devem confirmar presença pelo (91) 8842-8129 ou pelo e-mail: abrajetpara@gmail.com ou belemtur2@belem.pa.gov.br

HUMBERTO FALCÃO DO MATO GROSSO É CANDIDATO A PRESIDENCIA DA ABRAJET NACIONAL

Seu nome foi referendado em reunião realizada em Recife, durante a MIT. Diretoria está sendo montada para ser apresentada durante o Conselho Nacional em São Paulo.

Após uma reunião informal, que contou inclusive com a presença do atual presidente da Abrajet Nacional, Cláudio Magnavita, o presidente da seccional do Mato Grosso, Jose Humberto Falcão, decidiu se lançar como candidato para concorrer às eleições presidenciais da entidade, marcadas para o dia 3 de julho, no Rio de Janeiro. Luiz Felipe Moura, Paulo Roberto Pereira, Benigna Soares, José Carlos Araujo, Rogério Almeida, Senildo Melo, João Zucaratto e Gutemberg Bogea, representando os Estados de Pernambuco, Amazonas, Pará, Ceará, Acre, Espírito Santo e Maranhão. Outros companheiros manifestaram solidariedade por email e telefonemas.

A decisão de Humberto Falcão foi motivada pela insatisfação de um grande numero de presidentes regionais e associados com a atual administração da entidade. Falta de informação, de um calendário fixo e de maior interatividade entre a diretoria nacional e os presidentes regionais. “Está na hora de se fazer alguma coisa. Perdemos muito nos últimos anos”, disse Humberto.

Entre as perdas relacionadas por José Humberto está a inexistência do site oficial da entidade, através do qual seria possível acompanhar as ações dos dirigentes nacionais e, com isso, dar maior transparência à administração atual. “Estamos sempre carentes de informações. Por exemplo, estamos no fim de maio e não sabemos o que a diretoria fez este ano”, completou.

A falta do calendário de eventos é outro pronto falho da atual diretoria. Até a reunião de ontem, Sabia-se apenas que haveria uma reunião do Conselho Nacional durante o Salão de Turismo e que o Congresso da Abrajet deste ano estava marcado para o mês de junho, no Club Med, no Rio.

Na reunião com o presidente Cláudio Magnavita foi informado que a reunião do Conselho acontecerá no dia 28, no Hotel Bourbon, em São Paulo, e que o Congresso será do dia 30 de junho ao dia 4 de julho no Club Med. “Estamos a poucos dias da reunião do Conselho e a pouco mais de um mês do Congresso. Não dá tempo de articular nada”, lamentou José Humberto.

Cláudio Magnavita alegou que a ausência do site e de informações constantes aconteceu porque alguns membros de sua diretoria não atuaram como deveriam. Segundo ele, a diretoria que deveria cuidar da implantação do site não tomou as medidas necessárias para isso.

Ficou acertado nesta reunião em Recife que durante o Conselho Nacional será montado um comitê de três associados para gerenciar o processo eleitoral. Este comitê ficará encarregado de definir quais as regionais terão direito a voto, de acordo com os Estatutos da entidade nacional.

Paulo Roberto Pereira (Abrajet-AM – (92) 9128-0843)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Já estão em Recife (PE) representantes da Abrajet de vários estados brasileiros para a abertura da MIT - Mostra de Turismo Internacional. Benigna Soares (Pará), João Zucarato (Espírito Santo), Gutemberg Bogea (Maranhão), Paulo Roberto (Manaus), Senildo Melo (Acre) entre outros vieram à convite de Luiz Felipe Melo, presidente da Abrajet Pernambuco. Quem também já está em terras pernambucana é Claudio Magnavita, presidente da Abrajet Nacional. Outros devem chegar das demais capitais brasileiras ainda na manhã desta sexta-feira, dia 21.

Além de ampla cobertura ao evento os abrajetianos também vão discutir os rumos da entidade, historicamente responsável pela divulgação e fortalecimento do turismo brasileiro. Com mais de cinquenta anos de fundação a ABRAJET faz parte do Conselho Nacional do Turismo e vem se fortalecendo na área dando visibilidade ao profissional especializado em turismo.

Além de participar da MIT os jornalistas vão participar de press trip e outras programações. Também preparam terreno para o próximo congresso da entidade, que vai ocorrer nos próximos meses no Rio de Janeiro.

PARÁ: A presidente da Abrajet Pará, Benigna Soares, aproveita a oportunidade para convidar membros da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet para um café da manhã que o Grupo Gestor de Belém, responsável pelas articulações e projetos turísticos da capital paraense como um dos 65 Destinos Indutores do Turismo Internacional vai realizar em São Paulo, durante o Salão do Turismo, de 26 a 30 deste mês, no Anhembi. O Café tipicamente paraense vai reunir ministro, secretários de turismo, agentes de viagens, operadores, representantes de companhias aéreas, imprensa especializada e outros. O chef paraense Fábio Sicília, presidente da Abrasel Pará, comandará o cardápio do café, organizado com apoio da Belemtur, órgão de turismo de Belém, para ocorrer no próximo dia 28, às 9 horas da manhã.

Benigna Soares aproveita também a oportunidade em Recife para convidar jornalistas especializados para a FITA - Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que em sua quinta edição ocorrerá em agosto no Hangar - Centro de Feiras e Exposições da Amazônia, em Belém.

A MIT 2010 começa hoje e vai até domingo no Centro de Convenções de Pernambuco, em OLinda. Leia mais www.mit-pe.com.br
Em Recife a comitiva da Abrajet conta com apoio do Marolinda Cult Hotel, TAM e Abrajet Pernambuco.

(Benigna Soares - presidente da Abrajet Pará e colunista da Gazeta do Pará)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tainá 3

A pequena Wiranu, india Tembé de cinco anos, que irá interpretar a Tainá do filme Tainá 3, encontra-se na vila de Alter do Chão, em Santarém, onde realiza os treinamentos sob a direção de Claudio Boulhosa. Os cenários do filme já estão sendo preparados. O primeiro deles é no Lago Encantado, no Lago Verde, em Alter do Chão, um dos pólos turísticos mais importantes da Amazônia. Também será usada como locação a Floresta Nacional do Tapajós, unidade de conservação situada na mesma região. Vale destacar que todo o trabalho conta com o apoio da Prefeitura de Santarém e da população local. O Beloalter Hotel participa desse cenário como residência inicial da pequena atriz Tembé.

Fonte: Irene Belo, sócia gerente do BELOALTER HOTEL

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Aprendiz

Muito bom para o turismo de Santarém a gravação do episódio do Aprendiz Universitário naquela região. O trade local comemorou, a exemplo de Irene Belo, gerente sócia do Belo Alter Hotel. O programa foi ao ar dia 13 de maio, pela TV Record Nacional.

Salão do Turismo

Um café da manhã regional, no dia 26, marca o início da participação de Belém no Salão de Turismo – Roteiros Brasil, evento que começa dia 26 e vai até 30 deste mês, no Anhembi, São Paulo. Organizado pelo Grupo Gestor de Belém para 50 convidados vips, incluindo ministro, secretários de turismo, operadores, companhias aéreas, jornalistas especializados e outros, o café tem à frente a Belemtur e Abrasel na organização e será divulgado pela Abrajet Pará – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – seção Pará.

MIT

De 21 a 23 membros da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet vão estar reunidos em Recife (PE), durante a 5ª Mostra Internacional de Turismo. Paralelo ao encontro, que visa articulações para o próximo congresso da entidade, em Brasília, e eleições de diretoria para o biênio 2011/2012, os jornalistas especializados darão ampla cobertura a MIT e aproveitam para conhecer os encantos turísticos pernambucanos.

segunda-feira, 10 de maio de 2010


A presidente da Abrajet Pará, Benigna Soares, com João Lima, do pólo Marajó, secretário de turismo de Soure.

João Lima recebe do presidente da Paratur, Luiz Souto e do representante do Ministério do Turismo, diploma de reconhecimento ao Marajó como destino indutor do turismo

Cid Oliveira e Benigna Soares, da Abrajet Pará com João Lima, secretário de turismo de Soure e presidente do pólo Marajó.

Publicação apresenta Bolsistas Destaque do Museu Goeldi

Três projetos de pesquisa da instituição mais antiga da Amazônia são reconhecidos por sua excelência pelo Ministério da Ciência e Tecnologia

Agência Museu Goeldi - Buscando tornar mais transparente o Programa de Capacitação Institucional (PCI), desenvolvido nas Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Prêmio Bolsista Destaque do PCI apresenta os resultados das pesquisas realizadas nessas unidades em um lançamento editorial de março de 2010. A edição compila e realça os trabalhos do Programa que foram concluídos entre os anos de 2006 e 2008, além de incentivar os novos cientistas.

Do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), foram selecionados três trabalhos, sendo dois das Coordenações de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG) e de Ciências Humanas (CCH), e outro do Serviço de Comunicação Social. Os trabalhos selecionados, e publicados no livro, concorreram com as produções de outras Unidades do MCT, como o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

A principal motivação da existência do Prêmio, criado em 2008, é “ressaltar a importância da valorização da pesquisa e do ser humano frente ao avanço tecnológico”, lembra o Secretário Executivo do MCT, Luiz Antônio Rodrigues Elias, na apresentação do livro que está em sua primeira edição. Ao que o Subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCT, Jose Edil Benedito, acrescenta no prefácio: “o livro brinda o sucesso desse Programa (PCI) e se mostra como um processo efetivo de incentivo ao desenvolvimento científico e de disseminação de conhecimento”.

Plantas medicinais - Nesse contexto, a pesquisa desenvolvida por Rolf Junior Silva, orientada pelo pesquisador do Museu Goeldi Hilton Costi, visava contribuir para o conhecimento científico sobre a espécie Piper callosum Ruiz & Pav., que se destaca do conjunto das plantas aromáticas e medicinais da Amazônia como uma alternativa viável ao desenvolvimento sustentável da região.

Um dos trabalhos selecionados, a pesquisa de Rolf possibilitou estabelecer os padrões histológicos do táxon que são úteis ao controle de qualidade utilizado em testes de autenticidade. “Como na Amazônia as fraudes e adulterações de plantas medicinais e drogas vegetais são comuns, o estabelecimento de tais padrões exerce impacto direto não apenas no âmbito cientifico como também na saúde humana”, explica o bolsista PCI em seu trabalho.

O orientador da pesquisa lembra que prêmio é sempre um incentivo ao trabalho do bolsista, mas também um reconhecimento para o seu orientador que tem a sua pesquisa mais estimulada. “O prêmio mostra que o estudo que está sendo desenvolvido na instituição está no caminho certo, além de capacitar os seus recursos humanos”, diz Costi.

Arqueologia na Amazônia - Também visando contribuir para o conhecimento a cerca da região amazônica, a pesquisa da bolsista Elisangela Oliveira realizou uma análise da cultura material identificada nos sítios arqueológicos localizados nas mediações do Projeto Salobo, no município paraense de Marabá. Orientado por Maura Imazio, da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi, o estudo tinha como objetivo contribuir para o melhor entendimento da ocupação de grupos ceramistas pré-coloniais na região de Carajás.

Para a Elisangela, a bolsa e o prêmio são importantes para o Museu Goeldi como um todo, mas com destaque para a área de Ciências Humanas, a qual pertence o seu estudo, pois são fonte de incentivo à pesquisa cientifica e de formação recursos humanos na região. “O prêmio também é uma forma de reconhecimento, e busca-se com ele a ampliação das bolsas PCI, que são poucas na minha área”, acrescenta a bolsista.

O artigo premiado e compilado no livro apresenta as diretrizes metodológicas empregadas na análise dos artefatos cerâmicos identificados nos sítios pesquisados, mas também propõe desdobramentos. “Um dos produtos da pesquisa será a publicação do primeiro catálogo de formas de vasilhas e motivos decorativos referentes ao material identificado no sudeste paraense”, conta Elisangela, na conclusão do artigo. Segundo a bolsista PCI, essa publicação seria uma obra inédita para a arqueologia da Amazônia Oriental.

Jornalismo e o Museu Goeldi - Já o estudo de Maria Lúcia Morais* visava investigar quais os assuntos pertinentes ao universo da Arqueologia e da produção científica do MPEG despertam maior interesse na mídia impressa, além de verificar como esses assuntos são noticiados e quais conceitos e argumentos são utilizados pelos jornalistas. Sob a orientação da analista de C&T Jimena Felipe Beltrão, a pesquisa revela uma agenda jornalística pautada pela esfera pública, com a predominância de pesquisadores e gestores como fontes de informação para legitimar os estudos produzidos, além dos principais temas da cobertura jornalística sobre a produção científica do Museu Goeldi.

Para a bolsista, ter o trabalho compilado mostra a seriedade da pesquisa e já é “uma grande vitória, haja vista que é uma honra, para qualquer pesquisador ou estudioso, representar em um concurso nacional uma instituição como o Museu Emílio Goeldi, com mais de 140 anos de pesquisa na Amazônia”, destaca. Além disso, a finalista do Prêmio lembra do reconhecimento que a publicação concedeu ao seu esforço em fazer pesquisa de qualidade no âmbito da Comunicação, uma área de pouca tradição, em termos de pesquisa científica.

Ainda segundo Maria Lúcia, o Programa possibilitou a capacitação de profissionais jornalistas para atuarem também na produção de conhecimento científico sobre a área em que atuam, a Comunicação. “Enquanto jornalista, esta foi uma oportunidade única, de aprendizagem, de análise e de reflexão, da prática jornalística na nossa região. Daí a importância desse processo ter continuidade, para que outros profissionais da área da Comunicação tenham a oportunidade de se capacitar e de produzir conhecimento”, ressalata.

Diante, então, dos resultados obtidos com as diversas pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas PCI, não só do MPEG, que tiveram o merecido reconhecimento na publicação do livro, o Secretário Executivo do MCT encerra a apresentação da edição lembrando da importância desses estudos, e se dizendo estimulado com seus frutos: “Os resultados colhidos com tal trabalho nos estimulam a continuar a importante tarefa de motivar a pesquisa e disseminar o conhecimento cientifico e tecnológico por todo o país”.

* Maria Lúcia Sabaa Moraes é diretora da Abrajet Pará

Texto: Vanessa Brasil

Lançamento da V Fita movimenta trade no Hangar Centro de Feiras e Convenções











Lançada na última sexta-feira, dia 7, a V Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), a ser realizada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) no próximo mês de agosto. Participaram do lançamento da Fita diversas autoridades políticas, a exemplo de secretários estaduais e municipais, prefeitos e empresários da área de turismo.

Rose Larat, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens - Abav - seção Pará, foi uma das surpresas da noite. Após liderar manifesto contrário à realização do evento, que segundo ela está bastante enfraquecido pela falta de investimentos do Estado no turismo paraense, Rose voltou atrás em seu posicionamento. "Fomos chamados às vésperas do lançamento para compor parceria com o Hangar. Dessa conversa surgiu a proposta de um convênio". Justificou-se Rose Larrat nesta segunda-feira para a imprensa.

O secretário de Estado Edílson Rodrigues de Sousa, que representou a governadora Ana Júlia Carepa no evento falou do comprometimento do Governo do Estado com o sucesso da Fita, principal evento da Amazônia brasileira e internacional na área. Já o presidente da Paratur, Luiz Souto, destacou a importância das parcerias para o sucesso da Fita e também para o desenvolvimento do turismo paraense. Outro participante que defendeu parceria para fortalecer o turismo foi o secretário executivo da Federação dos Municípios do Estado do Pará (Famep), Josenir Nascimento,

O presidente da Paratur, Luiz Souto acredita que não há dúvida que este processo de debate e integração proporcionado pela Fita "corrobora com as demais estratégias do Governo do Estado e Paratur para o fortalecimento e a estruturação da cadeia produtiva do turismo como uma das alternativas de desenvolvimento sócio-econômico aos amazônidas".


Durante o evento representantes municipais foram homenageados pela Companhia Paraense de Turismo - Paratur, pelo desenvolvimento turísticos de seus municípios. A Abrajet Pará - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo foi representada no evento pela presidente, Benigna Soares, pelo diretor de Comunicação, NIlton Guedes Pereira e pelo diretor jurídico, Cid Oliveira.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Diretora da Abrajet Pará apresenta pesquisa jornalística em Pernambuco

Os principais resultados do projeto “Temáticas Amazônicas: Dossiês Comentados e Qualidade da Informação sobre Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente”, que analisa a cobertura jornalística sobre a Região Norte, foram apresentados no 9º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo, realizado no final do mês de abril, durante o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, em Recife, Pernambuco.

Realizada pela jornalista Maria Lúcia Sabaa Morais, ex-bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Museu Paraense Emílio Goeldi e membro da ABRAJET-PA, a pesquisa analisou mais de 300 textos jornalísticos da imprensa escrita, regional e nacional, publicados no período de 2000 a 2004 sobre temas como biodiversidade, arqueologia e produção científica na Amazônia. “As temáticas analisadas apontam para questões fundamentais, como a predominância, no noticiário, de temas, atores, discursos e disputas ligados às questões científicas e de preservação das diversidades cultural e ambiental da Amazônia”, revela Maria, diretora da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Pará (Abrajet-Pará).

Orientada pela jornalista Jimena Felipe Beltrão, do Museu Goeldi, que durante o evento apresentou o tema “Pesquisa em Comunicação de Ciência na Amazônia Oriental Brasileira: A experiência recente no Museu Paraense Emílio Goeldi”, a pesquisa revela a predominância de fontes oficiais e especializadas na cobertura das temáticas investigadas, além da consolidação das organizações não-governamentais como fontes de informação para a imprensa e o silenciamento das populações tradicionais e indígenas no noticiário analisado.

Segundo Morais, os estudos realizados alertam para a importância da democratização de fontes e discursos produzidos, nas páginas dos jornais, principalmente sobre a Amazônia. “Daí a necessidade de apresentar esses resultados em eventos como este, que reúne professores de jornalismo de todo o país”, afirma a jornalista.

Press Trip - Maria Lúcia Sabaa Morais, que mora em Belém, capital do Pará, aproveitou os dias que ficou em Parnambuco, de 20 a 23 de abril, para conhecer alguns dos atrativos turísticos da região. Se encantou com a gastronomia, a riqueza do patrimônio cultura e especialmente com a gentileza e cordialidade dos pernambucanos, representados pelo presidente da Abrajet Pernambuco, Luiz Felipe Moura, que a acompanhou em vários passeios em Olinda e cidades vizinhas. “Voltarei aqui com a família por que é um lugar muito bonito, que merece ser divulgado com orgulho”. Elogiou Maria Lúcia, que além da Abrajet recebeu também apoio do Cult Hotel, localizado na Av. Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem.

Fonte: www.abrajetpara.blogspot.com

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Fita 2010

A Companhia Paraense de Turismo - PARATUR, lança nesta sexta-feira, dia 7, a 5ª Edição da Fita – Feira Internacional de Turismo da Amazônia. A cerimônia de lançamento será no salão B do Hangar, às 21 horas.
Por gentileza, confirmar presença.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Salão do Turismo

Comitivas paraenses já estão prontas para o Salão do Turismo, de 26 a 30, no Anhembi, em São Paulo. O evento, como já acontece há vários anos, vai revelar um pouco mais sobre a nossa cultura, as nossas danças, gastronomia, artesanato, biojóias e, principalmente, sobre a força do turismo paraense.

Paratur, Belemtur, Abrajet, Abav, ABIH e outras instituições de governo e entidades da área do turismo vão estár no evento.

Leia Mais em www.salao.turismo.gov.br