sexta-feira, 30 de abril de 2010

Plantada a semente para criação da Anseditur/Pará



















Um encontro informal e descontraído marcou o início de uma iniciativa que objetiva materializar uma idéia lançada durante a apresentação do Plano "Aquarela 2020", no auditório do Sebrae/Pará, pela Paratur a gestores municipais: a criação da Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismno do Estado do Pará. O primeiro encontro da Anseditur/Pará contou com a presença dos representantes de Belém, Santarém, Marabá, Salinas e Cametá. O objetivo, segundo esclareceu Wady Kayath, coordenador de Turismo da Belemtur e autor da iniciativa é "unir forças em torno de objetivos comuns, para que sejam encaminhados pleitos e, principalmente, fortalecidos produtos dos municípios paraenses, que muito têm o que mostrar e que, na maioria das vezes, ficam sem visibilidade". Como já existe uma entidade, nacional, a criação de uma a nível estadual será benéfica e garantirá melhor aceitabilidade por parte de instituições públicas e atores do trade turístico estadual, visto que as ações serão interligadas e os municípios que aderirem à entidade poderão alcançar maior destaque em vista do fortalecimento conjunto. Além de Wady Kayath, coordenador de Turismo da Belemtur, estiveram presentes ao encontro Raul Kós, secretário municipal de Turismo de Salinópolis; Arildo Nogueira, secretário de Turismo de Santarém; Vanuza da Silva Barbosa, secretária de Turismo de Marabá; Ísis mourão, diretora de Turismo de Marabá; Eliane Pompeu Soares, diretora do Departamento de Turismo de Cametá, assim como Hermínia e Ladjane Pereira, da Secretaria de Cultura e Turismo de Cametá. (Agência de Notícias Gerais)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A PERNAMBUCO

Parceira da Mostra Internacional de Turismo (MIT) desde sua primeira edição, a Abrajet-PE está disponibilizando hospedagem para os membros do Conselho Nacional no evento. Vamos nos encontrar para falar sobre nossa entidade!

Os membros do Conselho Nacional da Abrajet terão em maio uma ótima oportunidade para se encontrar e debater os destinos da entidade. Como parceira da 5ª Mostra Internacional de Turismo, que vai acontecer entre os dias 21 e 23 de maio, em Recife, a Abrajet-PE estará disponibilizando hospedagem para todos os abrajetianos que forem a capital pernambucana para o evento. “Vou conseguir um espaço durante a Mostra para uma reunião com todos os abrajetianos presentes”, garante Luiz Filipe, presidente da Abrajet-PE.

A idéia é aproveitar a oportunidade para uma reunião informal, na qual todos poderão expor seus pontos de vista e opiniões com relação ao atual quadro administrativo da entidade Nacional e ao processo eleitoral que já está marcado para qualquer dia deste ano no Club Med, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Como há muito tempo não há reunião do Conselho e a falta de notícias por parte da diretoria nacional tem deixado muitas regionais preocupadas, é hora de se analisar detalhadamente a situação. Mesmo porque a reunião que estava marcada para Brasília, no dia 21 de abril, foi remarcada para o dia 28 de maio, em São Paulo, e ninguém tem qualquer tipo de garantia de que ela vá realmente ocorrer dentro dos padrões necessários para ser proveitosa.

Como a Abrajet-PE não tem como disponibilizar os bilhetes aéreos, cada abrajetiano terá que arcar com o seu transporte para Recife. Apenas a hospedagem será franqueada pela entidade local, assim como a participação de todo o grupo nas atividades sociais previstas pelo evento.

Os interessados em participar da reunião devem confirmar presença através do email abrajet.am@uol.com.br, pois a entidade do Amazonas está responsável pela organização da lista e acomodação de todos no evento. É importante informar horário de chegada e saída de Recife, assim como número de vôo e companhia aérea para que a Abrajet local tenha tempo de se organizar.

Aliás, como há muito não acontece na Abrajet, estamos programando um encontro com quase 30 dias de antecedência, proporcionando compra de bilhetes em promoção ou até mesmo articulação para permutas e outras formas de viabilizar a viagem.

Sobre o evento – 5ª Mostra Internacional de Turismo – MIT 2010 – já tem seu espaço definido no Centro de Convenções, em Olinda. A mostra vai ocupar o pavilhão de feiras do centro com 100 estandes. Pela segunda vez, a MIT terá uma estrutura física com circuito fechado de corredor, onde estarão instalados estandes de destinos turísticos, artesanato e de serviços. “A ideia é que o consumidor saia da MIT com todas as informações para fazer a sua viagem”, afirma um dos organizadores da mostra e presidente da Abav – PE, Jorge Sales.

Cada vez mais voltada para o público consumidor, a MIT tem como objetivo servir como facilitador para o turista, disponibilizando informações e serviços necessários para que ele defina roteiros de viagem. Os estandes estarão divididos em diversos setores: institucional, de equipamentos turísticos, cultural, de negócios e de serviços e entretenimento. Salão de turismo, arena gastronômica, seminários técnicos, rodada de negócios e toda a estrutura de sucesso da MIT também já está garantida.


Contato:

Paulo Roberto Pereira – (92) 9128-0843 / 8127-9878

Presidente da Abrajet-AM

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Grupo Gestor de Belém recebe capacitação do Ministério do Turismo

Fortalecer Belém como destino indutor do turismo internacional. Esse é um dos objetivos de uma oficina de capacitação que 15 profissionais da iniciativa privada, órgãos públicos e sociedade civil organizada na área do turismo participam nesta segunda, dia 26 e terça, dia 27, na sede da Companhia de Informática de Belém – Cinbesa. A capacitação é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da empresa Módulo, com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).

O economista Wady Khayat, coordenador da Belemtur, ao abrir a programação na manhã de hoje explicou que a oficina é continuação de dois momentos de formação iniciados pelo MTur na capital paraense e que visa “garantir a competitividade de Belém como um dos 65 destinos indutores do turismo internacional”. O primeiro momento, em 2008, consistiu em um diagnóstico da cidade em diversas áreas, como infra-estrutura, saneamento, assistência social, saúde, marketing, transportes, recursos naturais e culturais, entre outros importantes para o turismo. A pesquisa foi aplicada pela Fundação Getúlio Vargas e serviu de base para os indicadores da cidade.

No início deste ano uma outra oficina foi realizada com os profissionais de Belém. Dela resultou um Grupo Gestor que assume a responsabilidade de dar continuidade a esse trabalho, que visa colocar Belém em uma posição favorável ao incremento do turismo internacional.

Nesta terceira etapa, Karina Rocho, consultora da empresa Módulo, executando a capacitação à serviço do MTur, detalha aos participantes do Grupo Gestor de Belém o funcionamento e a aplicabilidade de uma ferramenta tecnológica denominada Sistema de Gestão (SG65). Trata-se do software desenvolvido pela empresa Módulo Security Solutions S/A, contratada pelo Ministério do Turismo para conceber o sistema de gestão da competitividade dos 65 destinos indutores do Brasil. Com ela, o Grupo Gestor pode construir, manipular e compartilhar dados, indicadores sobre o turismo de Belém, assim como, elaborar projetos, planos de ação e outras ferramentas que podem ser mais facilmente compartilhadas entre os diferentes agentes do turismo, seja do poder público, iniciativa privada ou sociedade civil, tudo com o olhar, acompanhamento e consultoria do MTUR. O espaço virtual permite um diálogo mais aprimorado entre os envolvidos e dá mais agilidade ao processo.

A capacitação, que começou às 9 horas da manhã, retornou às 14 horas desta segunda-feira e vai até as 18 horas. Na terça vai das 8 às 12 horas, na Companhia de Informática de Belém- CINBESA – Av. Nazaré, nº 708 – Bairro Nazaré. Integram o Grupo Gestor de Belém, além da BELEMTUR, a Paratur, Comus, Segep, Funpapa, Ecomuseu da Amazônia, Abrajet Pará, Sindetur, Singtur, ABAV, ABIH e outros.

TEXTO: BENIGNA SOARES - ABRAJET PARÁ

Portugal

A presidente da Abav - Pará embarcou para Portugal, onde busca conhecimentos e parcerias para o turismo paraense.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Câmara rejeita projeto sobre Plano de Turismo

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou o Projeto de Lei 1927/99, que estabelece as normas do Plano Nacional de Turismo. O relator, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), considerou que há inadequação financeira e orçamentária na proposta, apresentada há mais dez anos pelo deputado Max Rosenmann (morto em 2008).

O projeto foi rejeitado por parecer terminativoO parecer terminativo determina o arquivamento do projeto, dependendo da análise dos aspectos de admissibilidade, que é feita pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Finanças e Tributação; e por comissão especial. A CCJ analisa se a proposta está de acordo com a Constituição e com as normas gerais do Direito (constitucionalidade e juridicidade). A Comissão de Finanças analisa a adequação financeira e orçamentária dos projetos que alterem o sistema financeiro ou envolvam receitas ou despesas públicas. Entre outros aspectos, essa análise leva em conta se a proposta está de acordo com as normas do sistema financeiro nacional e se as fontes dos gastos previstos no projeto estão indicadas no Orçamento do ano seguinte. A proposta que for rejeitada nessas comissões, em relação a esses aspectos específicos, terá sua tramitação terminada e será arquivada, independentemente de ter sido aprovada por outras comissões. Em vez do arquivamento, entretanto, a proposta poderá seguir para votação no Plenário se houver recurso de um décimo dos deputados (51) contra o parecer terminativo. e será arquivado, a menos que haja recurso para que seja votado em Plenário.

Segundo Berzoini, a legislação atual exige estimativa dos impactos orçamentários já no projeto de lei. "A instituição de sistema de incentivos financeiros e tributários para o desenvolvimento do turismo nacional importará, sem sombra de dúvida, de alguma maneira, em diminuição da receita ou aumento de despesa da União", disse, referindo-se a itens previstos no PL 1927/99 sem o devido impacto orçamentário.

Além disso, o relator lembrou que a Lei Geral do Turismo (11.771/08) já estabelece normas e define as atribuições do governo federal no planejamento, no desenvolvimento e no estímulo ao setor. Em outubro de 2009, pelo mesmo motivo, a proposta foi rejeitada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Leia a Íntegra da proposta:
PL-1927/1999
Fonte: www.colunaonline.com.br

Samba

A abrajetiana Lurdinha Bezerra, madrinha do samba paraense lembra: "Companheiros, sexta-feira,dia 23, é dia de São Jorge, o padroeiro dos músicos em especial dos sambistas, e no meu samba que faço todos os sábados na Garota da Braz, vou fazer um sábado com um samba especial chamado de SAMBA DE JORGE, começando as 16h,com a participação dos músicos devotos Fernando Jakaré, Marisa Black e Toni Melodia. os ingressos vendidos dão direito a uma camisa de São Jorge com a Oração e o samba vai ser em homenagem ao santo Guerreiro, na produção eu e minha sócia ALice Muniz.
O sambão que já é sucesso,acontece todos os sábados ,mas nesse o samba é especial as cartelas com direito a camisas já esgotaram. na hora só tem os ingressos sem direito a camisa vendidas na hora e no local. Bem a muvuca em homenagem a esse santo Guerreiro vai ser GRANDE, eu desde as 15 estarei lá."

O chamamento de Lurdinha é para a Braz de Aguiar entre e Generalissimo e Quintino, em frente ao antigo Marista.-Nazaré

terça-feira, 20 de abril de 2010

Grupo Gestor de Belém em nova oficina de capacitação

Dando seqüência ao projeto de Gestão dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, em Belém, ocorrerá nos dias 26 e 27 de abril de 2010, uma oficina de capacitação do Sistema – SG65. Trata-se do Software desenvolvido pela Empresa Módulo Security Solutions S/A, contratada pelo Ministério do Turismo para conceber o sistema de gestão da competitividade dos 65 destinos indutores do Brasil.

O evento envolverá os 15 membros do Grupo Gestor de Belém, dia 26, das 8h às 18h e 27 das 8h às 12h, na Companhia de Informática de Belém- CINBESA – Av. Nazaré, nº 708 – Bairro Nazaré.

Torneio de pesca

A APELT- Associação dos Pescadores Esportivos do Lago de Tucuruí, no Pará, convoca seus sócios-fundadores e demais interessados a participar da Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 23.04.2010 às 18:00h na sede social da APELT localizada à Rodovia BR-422 – Km 11 – s/nº - junto à ASEEL Náutica para deliberar sobre a seguinte pauta:
• Leitura e Votação do Estatuto da APELT
• Composição de novas Diretorias da APELT;
• Composição do Conselho Diretor e Conselho Deliberativo da APELT;
• Definição do valor da mensalidade para os sócios que se filiarem à APELT;
• Assuntos diversos sobre o II TORTUC;
• Demais assuntos que forem necessários.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Convênio

Banco do Brasil, através de sua Superintendência Estadual e o Governo do Estado do Pará, através da Paratur-Companhia Paraense de Turismo, convidam para celebração de acordo de cooperação técnica, para implementação de ações para a viabilização e fomento do turismo no Pará

O convênio disponibilizará recursos, através de linhas de crédito, para capital de giro e investimento das atividades turísticas regionais, com o propósito de dar sustentabilidade às obras e serviços que estão sendo feitos pelo Estado e Municípios para o desenvolvimento do turismo paraense.

O evento contará com a participação da governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, Secretários de Governo, Prefeitos, Associações e Empresários do ramo do turismo.

Data: 26 de abril de 2010
Horário:19h00
Local: Teatro Maria Sylvia Nunes
Estação das Docas
Centro – Belém (PA)

5º Festival Brasil Sabor aberto em Manaus

Castanhas da Amazônia, jambú, banana pacova, pupunha, tucupi e cupuaçu foram alguns dos ingredientes apresentados na abertura. Nem mesmo a polêmica tartaruga, certificada pelo IBAMA, faltou.

Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM), em parceria com o Ministério do Turismo, Sebrae, Manaustur e Amazonastur, e apoio de todo o trade turístico do Amazonas, foi aberto nesta quinta-feira, dia 15, o 5º Festival Brasil Sabor 2010. O evento aconteceu no salão Ponta Negra, do Tropical Hotel, e contou com a presença de centenas de pessoas.

Durante o lançamento, os restaurantes participantes apresentaram seus pratos para especialistas em culinária e gastronomia, jornalistas e formadores de opinião em 47 ilhas de degustação.

Considerado o maior festival gastronômico do Mundo, durante 30 dias proporcionará aos clientes destes estabelecimentos a apreciação de pratos especiais que concorrerão entre si. Os pratos concorrentes, além de inéditos, revelam os sabores exóticos da Amazônia através de receitas variadas e criativas.

A novidade deste ano fica por conta da realização de oficinas e workshops com empresários e funcionários dos restaurantes, visando prepará-los ainda mais para projetos futuros, em especial a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

A escolha dos pratos vencedores do 5º Festival Brasil Saber acontecerá através dos votos de uma comissão julgadora formada por especialistas em gastronomia, que vai apontar dez restaurantes destaques. Todos os participantes terão suas receitas publicadas na terceira edição do livro “Segredos dos Chef’s”.

Segundo o presidente da Abrasel-AM, Felix Aquino, o objetivo do Festival é valorizar os sabores amazônicos e mostrar que podem ser destaque no cenário nacional e internacional. “E ainda promover a gastronomia brasileira como um diferencial competitivo para o setor de turismo do País”, afirmou.

Boas notícias em Manaus – O novo secretário de Turismo de Manaus, Arlindo Júnior, começou com o pé direito. Mesmo sem estar totalmente instalado e comandando a Manaustur em sede improvisada, vez questão de reunir com o trade turístico na tarde desta sexta-feira. No encontro, demonstração de humildade e vontade de acertar. Solicitou a todos que participem com sugestões, idéias, projetos e até mesmo críticas. “Vocês entendem muito mais de turismo do que eu, pois estão nesse meio praticamente a vida inteira. Mas quero muito aprender mais e ajudar”, disse.

Participaram do encontro as seguintes entidades: Abrajet, Abav, Convention Bureau, Sindegtur, Abbtur, Abeta, Abih. O novo secretário prometeu interação total com o trade turístico em benefício da cidade. É o que todos querem.

Paulo Roberto Pereira
Presidente da Abrajet-AM

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Brasil Sabor: um festival de delícias e talentos na noite paraense

Casa cheia na noite desta quarta-feira, no restaurante Famiglia Trattoria, em Belém (PA) onde aconteceu o lançamento da quinta edição do festival gastronômico Brasil Sabor. O anfitrião do evento foi o chef paraense Fábio Sicília, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Para ele as palavras de ordem do Brasil Sabor são competitividade gastronômica para os empreendimentos que aderiram ao projeto e mais credibilidade para a Abrasel, que realiza o festival. Também garante aumento de receita, fomento aos negócios e geração de emprego e renda.

No Pará o Sabor Brasil envolve um seleto roteiro gastronômico com o que há de melhor na culinária de 27 estabelecimentos nos municípios de Belém (capital), Ananindeua, Rondon do Pará, Salinópoles e Santarém.

Pelas regras do festival, lançado em todo o Brasil nesta quarta-feira, dia 14, além de se deliciar com os criativos e deliciosos pratos cuidadosamente selecionados pelos realizadores e participantes do Brasil Sabor amantes de boa gastronomia poderão participar de promoções, do tipo peça um prato e ganhe outro. A cerpinha, graças a uma parceria da Abrasel com a Cerpa, vai acompanhar os pratos que fazem parte do festival. E os chef´s disputam o título de melhor ou mais solicitado prato entre os inscritos.

O economista Wady Khayat, titular da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), representou o prefeito Duciomar Costa no evento e parabenizou a iniciativa. Também falou sobre os esforços da Belemtur na busca de R$ 6 milhões para reforma do Palácio Antônio Lemos e outros equipamentos históricos, R$ 600 mil para capacitação de mão de obra turística e ainda US$ 70 milhões a serem investidos em diversas obras e projetos de valorização do turismo brasileiro, alguns com interface na valorização da gastronomia local.

Outros apoiadores e patrocinadores do evento, como o Sebrae Pará, Mariza, Ministério da Pesca e Aquicultura, Para Gás foram representados no evento. Mas, a grande atração foi o chef Franz Quixtner, vencedor do Brasil Sabor de 2009, ao lembrar os verdadeiros artistas da gastronomia, aqueles que com criatividade e carinho preparam verdadeiras obras de arte nas cozinhas de todo o Brasil. Quixtner comandou o festival que deliciou, nesta quarta, a imprensa paraense e dezenas de ilustres admiradores da gastronomia do Pará e do Brasil. .

O Brasil Sabor aconteceu simultaneamente em restaurantes de todo o Brasil. Saiba mais em www.brasilsabor.com.br

Entidades ligadas ao turismo, como a Abrajet-Pará, Singtur, Sindetur, ACP, UFPA, entre outras estiveram representadas no evento.

Texto: Benigna Soares – Abrajet Pará
Foto: Divulgação – Brasil Sabor
www.abrajetpara.blogspot.com

domingo, 11 de abril de 2010

Pará no Encontro Nacional do Tour da Experiência


Jecyone Pinheiro - Acom/Sebrae Pará


Bento Gonçalves -
Um grupo de 23 empresários paraenses que representam 18 empresas do projeto Tour da Experiência, participaram, entre os dias 10 e 12 de março, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, do Encontro Nacional do projeto. O evento reuniu representantes dos cinco destinos participantes do projeto e teve como objetivo incentivar a criação da rede nacional dos empreendedores, promover o relacionamento entre as empresas, estimular a troca de experiências dos participantes e debater sobre a sustentabilidade do projeto.

Do Pará, participaram as empresas: Amazonita, Chamma da Amazônia, Divina Comida, Ecopousada Miriti, Grupo Uauiara, Hotel Paraíso do Atlântico, Nova Turismo, Os Baioaras, Ourogema, Point do Açaí, restaurante Dom Giuseppe, restaurante Marujos, restaurante Quintela, Saldosa Maloca, Tapioquinha da Amazônia, Tapuia, Vitória Régia Turismo e Vous Volez.

Para Glenda Alves, do restaurante Marujos, no mercado há 22 anos, o evento superou as expectativas. “Pudemos observar que os empresários do Sul do País são bem articulados e mostraram que sabem servir muito bem. Vimos que ainda precisamos melhorar muito nossa mão-de-obra e que o nosso maior gargalo ainda é o atendimento. Eles estão bem organizados e trabalham muito bem os conceitos de cooperativismo e associativismo”, disse a empresária ao ressaltar que o grupo de Belém está indo no caminho certo e que atualmente estão na fase de formatação dos roteiros que incluirão passeios pelos rios da região, visitas a museus e igrejas, apreciação do pôr-do-sol regado à carimbó e tapioquihha, entre outros.

Ainda sobre os roteiros paraenses que serão ofertados, os empresários estão programando testes para os dias 7, 8 e 9 de abril, quando visitarão cada um dos roteiros para testar o atendimento e posteriormente disponibilizar os pacotes para os turistas.

Para Jacqueline Diniz, gestora do projeto Tour da Experiência – Destino Belém, do Sebrae Pará, a participação paraense foi muito boa. “A demonstração de que os empresários acreditam no projeto e vislumbram a partir da utilização do conceito de Economia da Experiência um diferencial competitivo dentro do segmento ao qual fazem parte é um ótimo sinal, pois tudo isso é resultado das ações do projeto”, observou Jacqueline ao ressaltar que os empreendimentos de Belém estão preparados para participarem do Tour da Experiência nacionalmente, pois já internalizaram o conceito. Ainda segundo ela, a formação do comitê gestor local e participação de empresários paraenses no comitê nacional que foi decidido durante o encontro para que haja continuidade e sustentabilidade do projeto também é outro ótimo sinal.

Durante o evento, o grupo paraense também fez a divulgação do destino "Belém das crenças, cheiros e sabores" com a distribuição de brindes e demonstração do carimbó.

Projeto – Economia da Experiência pretende proporcionar aos turistas experiências únicas e encantadoras da capital paraense. Realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Marca Brasil, Embratur e o Ministério do Turismo, o projeto tem como objetivo aumentar o número de ações inovadoras nos estabelecimentos contemplados, aperfeiçoar a produção turística local e satisfazer ainda mais o turista.

Belém foi a quarta capital escolhida para receber o projeto inovador, desenvolvido pela primeira vez, na região da uva e do vinho, no Rio grande do Sul. Além da capital paraense, participam as cidades de Petrópolis (RJ), Porto Seguro (BA) e Bonito (MS).

Os setores de restaurantes, hotelaria, agências de receptivo e produção associada ao turismo (artesanato e grupos culturais), atendidos pelo Sebrae no Pará foram os segmentos escolhidos para desenvolver o tema “Belém das Crenças, cheiros e sabores”.

Atualmente, o projeto em Belém está em fase de conclusão das consultorias de inovação nos empreendimentos (marca, cardápio, uniformes) e dos produtos a partir das vivências que vão permitir as experiências memoráveis. “Teremos a visita de inspeção do Ministério do Turismo, do Sebrae Nacional e do Instituto Marca Brasil”, lembra a gestora Jacqueline Diniz que destaca ainda que está sendo organizada visita técnica a outro destino que participa do projeto e a capacitação dos colaboradores das empresas em atendimento ao cliente utilizando os conceitos de Economia da Experiência. “Também estamos elaborando estudo de caso com base na metodologia com lançamento previsto para o Salão de Turismo”, diz Jacqueline.

Sul - A programação do evento em Bento Gonçalves foi intensa e, já no primeiro dia os empresários participaram das palestras sobre Marketing Emocional, Benchmarking na Itália e Las Vegas e sobre Redes de Cooperação. No final da tarde houve o Talk Show Tour da Experiência onde os destinos apresentaram seus produtos inovadores.

A comitiva de Belém se apresentou como um grupo heterogêneo que reúne restaurantes, hotelaria, receptivos, agentes de viagens, grupos culturais e artesanato. “Estamos em processo de caminhada a nossa rede está se fortalecendo e já temos alguns empreendimentos que estão colocando em prática o conceito de economia da experiência, mas esperamos crescer cada vez mais como grupo que se apóia”, comentou Ricardo Alves Cardoso, do restaurante Divina Comida.

O segundo dia do evento foi destinado a visitas técnicas em empreendimentos locais participantes do Tour da Experiência.

Juarez e Elisabete Valduga, proprietários da Casa Valduga, recepcionaram os empresários em sua encantadora vinícola. O grupo teve a oportunidade de conhecer todo o processo de elaboração do vinho, desde o cultivo até a venda do produto. Um misto de dados técnicos, música italiana e emoções envolveu os participantes.

A outra experiência vivenciada foi a da Osteria Della Colombina. O último dia do Encontro trouxe a palestra Comunicação e Rede com Marcelo Tas, diretor, escritor e roteirista de televisão. Após a apresentação de Tas, os empresários de cada destino reuniram-se a fim de montar um comitê gestor local.

Concluído o Comitê Local, elaborou-se também o Comitê Nacional formado por 2 representantes de cada destino. O objetivo é integrar ações de desenvolvimento do Tour da Experiência no Brasil.

O próximo encontro será realizado durante o Salão Nacional do Turismo – Roteiros do Brasil – no final do mês de maio, em São Paulo. Haverá o lançamento do Estudo de Caso do projeto.

Saiba mais em www.tourdaexperiencia.com
Os destinos participantes são:
Petrópolis - RJ
Região da Uva e Vinho - RS
Bonito - MS

FONTE: WWW.SEBRAE.COM.BR

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Abaetetuba realiza sétima edição do Miritifest



O evento acontece de 9 a 11 na Praça da Bandeira e tem vasta programação cultural


O município de Abaetetuba, no baixo Tocantins, realiza de 9 a 11 deste mês, na Praça da Bandeira, o VII Miritifest. O evento, que nos últimos anos vem atraindo um número cada vez maior de visitantes e despertando a atenção da mídia nacional, é uma realização do Grupo Gestor do Miritifest, que inclui a Prefeitura Municipal de Abaetetuba, Associação Comercial e Empresarial, Associação dos Artesãos de Brinquedo de Miriti, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Conselho da Mulher Empresária e Sebrae de Abaetetuba.
A programação do Miritifest tem como destaque a feira de exposição e venda de artesanato de miriti, mas seus realizadores também prepararam uma imperdível programação cultural com artistas da terra, seguindo a proposta de valorização da produção e dos aspectos culturais de Abaetetuba. A gastronomia local também será valorizada em estandes de comidas típicas a serem disponibilizados na Praça de Alimentação do evento, que deve receber mais de 30 mil pessoas. Os visitantes poderão saborear vinhos, doces, míngaus e outras delícias de miriti.
O Comitê Gestor do Miritifest também reservou atividades esportivas para os três dias do evento que terá competições e a tradicional Corrida de Batalhadores de Bicicleta, já que o Município e também conhecido como “terra da bicicleta”, pois é um meio de transporte mais utilizado pelos habitantes.
Símbolo do Círio de Nazaré, maior manifestação religiosa católica da Amazônia, o miriti (Mauritia flexuosa L.), por lei do Patrimônio do Pará, é matéria prima de produtos diversos, especialmente do artesanato paraense. Os brinquedos e outros objetos formatados com o miriti viajam o mundo e chamam a atenção pela beleza, leveza e colorido, graças à criatividade e profissionalismo dos artesãos paraenses, em particular dos artesãos de Abaetetuba, berço da arte em miriti.
A comercialização turística do Pará em grandes feiras e eventos nacionais e internacionais também ganha força com o artesanato de miriti, um incentivo para que os artesãos possam cada vez mais aprimorar seus trabalhos, despertar consciência ambiental para a preservação dos miritizeiros e ainda dar continuidade à cultura local, ao disseminar para os jovens essa prática.
O Miritifest, que teve sua primeira edição em 2004, é realizado tradicionalmente no mês de abril. Nos três dias de festa, Abaetetuba aproveita a oportunidade para demonstrar sua capacidade de gestão pública e empresarial. A arte e a cultura local são fortalecidas assim como as possibilidades de investimento no município e de geração de emprego e renda são ampliadas, graças à parceria entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada, todos com a missão de garantir inclusão social e fortalecimento da cadeia produtiva local, como explica a prefeita de Abaetetuba, Francinnete Carvalho.

Serviço: VII Miritifest
Data: 9 a 11 abril de 2010
Local: Praça da Bandeira - Abaetetuba-Pará
Informações para a imprensa : (91) 8842-8129
Texto: Benigna Soares / Abrajet Pará
Fotos: Elivaldo Pamplona / Abrajet Pará

Belém vai sediar XIII Congemas em 2011

Belém foi a cidade escolhida para sediar o XIII Encontro do Colegiado Nacional de Gestores da Assistência Social (Congemas), evento anual cujo objetivo é avaliar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e sua aplicabilidade, desde 2004, através do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

A capital paraense teve que enfrentar como concorrente a cidade de Gramado (RS), que está entre os destinos turísticos mais procurados do mundo. O evento que deve trazer para Belém mais de duas mil pessoas no início de 2011, a exemplo do que aconteceu na última semana com Natal (RN), que sediou de 29 a 31 a 12ª edição do evento.

A presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Carolina Ferreira, com apoio da assessora técnica Régia Darc, foi a responsável pela defesa da capital paraense como sede do evento. Ela, que é também presidente do Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social (Coegemas), se emocionou ao defender que a realização do evento no Pará permitirá a maior participação de municípios da Região Norte, entre eles os 144 paraenses, que não dispõem de muitos recursos para viajar para outras regiões.

Carolina usou como principal ferramenta para encantar os participantes dos demais estados brasileiros um vídeo, produzido pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), que mostra as belezas e atrativos da capital paraense.

A presidente da Funpapa também apresentou material promocional turístico de Belém, com destaque para 10 motivos importantes para os visitantes que queiram conhecer a capital paraense. Dos 101 delegados aptos a votar e escolher a sede do evento 71 votaram em Belém, que em 2010 será cenário de amplas discussões pautadas nas políticas de assistência social. Como acontece, anualmente, devem participar do evento ministros, secretários de estados e gestores municipais de todo o Brasil. Cerca de 50 profissionais da assistência social dos 144 municípios paraenses se inscreveram para o XII Encontro do Congemas.

No próximo dia 15 de abril, às 9 horas, no auditório da Funpapa, acontecerá a próxima reunião do Coegemas, que terá como pauta principal a socialização de todas as informações sobre o XII Encontro do Congemas. Carolina Ferreira, que também integrou a nova diretoria do Congemas como articuladora Regional Metrópole, conduzirá os trabalhos.

Texto: Benigna Soares - Ascom Funpapa
Edição: Comus

SESC Pará realiza II Jirau de Literatura Paraense

Com o objetivo de incentivar e valorizar os escritores paraenses e suas
produções literárias o Serviço Social do Comércio (Sesc) Pará, em parceria
com a União dos Escritores da Amazônia (UEAMA), realiza no período de 07 a
10 de abril, o II Jirau de Literatura Paraense, no Centro Cultural SESC
Boulevard.

Com a intenção de aproximar o público da literatura paraense e estimular o
hábito da leitura, o II Jirau oferece ao público a possibilidade do encontro
entre autores e suas obras com os visitantes, através de bate-papos com os
escritores, saraus de poesias, teatro, contação de estórias, intervenções
musicais e palestras com grandes escritores do Estado como Walcyr Monteiro,
Salomão Laredo, Juraci Siqueira, entre outros.

Para o responsável pelo projeto, Márcio Campos, o Jirau é importante para a
sociedade, pois irá valorizar a literatura e os escritores paraenses, além
de fornecer uma interação e aproximação do público com as obras e autores de
sua terra. “O Jirau é importante para fazer com que a sociedade entre em
contato e tenha conhecimento das obras e dos escritores do Estado do Pará,
pois tem o objetivo de atingir o público que não tem fácil acesso a
literatura criada em outros municípios, assim como, dar oportunidade para os
escritores divulgarem o seu trabalho”, afirma.

Muitas obras que estarão no II Jirau de Literatura Paraense não se
encontram facilmente em livrarias, bibliotecas e estabelecimentos de ensino,
por isso, o II Jirau* *vai possibilitar e incentivar os visitantes a ler,
adquirir as obras com preços acessíveis, e conhecer melhor as produções
literárias do Pará, além da possibilidade de interagir, conhecer e conversar
com os autores.

*SERVIÇO*:

II Jirau Paraense de Literatura Paraense
*Abertura:* 07 de abril de 2010 às 20h.
*Período*: 07 a 10 de abril de 2010, das 10h às 21h.
*Local*: Centro Cultural SESC Boulevard
(Av. Boulevard Castilho França, nº 522/523).
*Informações*: (91) 4005-9578
www.sesc-pa.com.br ou e–mail: sescboulevard@pa.sesc.com.br
*PROGRAMAÇÃO GRATUITA***
--
Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC Pará.
Lourdinha Bezerra. (8125-4812)
Karla Pereira. (8183-4079)
Thaís Pimenta. (8114-1597)

Tel: (91) 4005-9587